TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Farmacobotânica E Suas Relações

Por:   •  22/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

Curso: Ciências Farmacêuticas

Disciplina: Farmacobotânica

Professor: Clébio Pereira Ferreira

Aluno: Ícaro Guilherme Mendes Pereira

ESTUDO DIRIGIDO

  1. Discorra sobre as algas e como elas podem ser agrupadas com relação a sua cor?

Alga é um termo genérico, desprovido de significado taxonômico, que inclui organismos que possuem clorofila A e um talo não diferenciado com hábito predominantemente aquático. Antigamente as algas eram classificadas como um sub-reino primitivo no reino das plantas. Atualmente, sua maior parte está classificada dentro do reino protista, ou, em outro grupo principal chamado eucariontes, o qual inclui animais e plantas mais desenvolvidas. As algas podem ser unicelulares ou pluricelulares, microscópicas ou macroscópicas e de coloração bastante variável. São encontradas em vários tipos de ambientes, como, por exemplo, rios, lagos, solos úmidos, casca de arvores e principalmente oceanos, ao que se da seu nome Alga, palavra que vem do latim e significa ‘’planta marinha’’.

Nos ecossistemas aquáticos elas são os principais organismos fotossintetizantes, constitui a base nutritiva que garante a manutenção de praticamente todas as cadeias alimentares desses ambientes. Além disso, as algas marinhas, principalmente, são responsáveis pela maior parte do gás oxigênio liberado diariamente na biosfera. Alem disso, elas podem ser utilizadas em pesquisas científicas e empregados como excelentes meios de cultura, fertilizantes devido ao seu elevado teor nutritivo ou como ração para animais, fornecem interessantes matérias-primas empregadas pelo homem.

Elas podem se desenvolver em água poluída, essas geralmente são tóxicas e se multiplicam muito rapidamente, provocando o aumento exagerado em seu número e, consequentemente, um sério desequilíbrio no ecossistema. A reprodução das algas pode ser assexuada, por meio da divisão longitudinal ou transversal de um indivíduo, ou por meio de esporos, como ocorre com os organismos unicelulares; ou sexuada, na qual duas células, ou gametas, procedentes de indivíduos distintos, se unem para formar um novo organismo. As algas podem ser classificadas de acordo com sua cor:

Euglenófitas ou algas flageladas verdes são também unicelulares e, como o nome indica, movimentam-se por meio de flagelos.

Pirrófitas são algas unicelulares, providas de clorofila, caroteno e xantofila como pigmentos, razão pela qual tomam frequentemente uma coloração avermelhada. Responsáveis pela maré vermelha.

Clorófitas, algas verdes, tanto podem possuir estrutura unicelular como multicelular.
Feófitas, são algas pardas caracterizam-se pela estrutura exclusivamente multicelular. As dimensões de seus talos podem variar de poucos centímetros até dezenas de metros.
Rodófitas, são algas vermelhas, estas algas são predominantemente multicelulares e também podem atingir dimensões consideráveis.

  1. As Cianobactérias apresentam características comuns às algas e as bactérias. Esclareça essa afirmação.

Antigamente conhecidas como algas-azuis, as Cianobactérias são uma subclasse de bactérias e fazem parte do Reino Monera. Algas azuis não é mais um nome adequado, pois estes organismos podem ter uma variedade muito grande de pigmentos como o azul, verde, laranja, marrom, vermelho, entre outros. As Cianobacterias possuem características comuns às algas como presença de clorofila A, pigmentos acessórios, produção de oxigênio durante a fotossíntese (produtores primários), e com as bactérias, como, por exemplo, elas são procariotas, reprodução somente assexuada, ausência de plastos, composição química da parede celular (glicopeptídeos).

  1. Qual a importância econômica e medicinal das oito divisões de Algas?

As algas além de sua importância ecológica, também possuem muita importância econômica, como no ramo alimentício, medicinal, utilização em adubos e fertilizantes, entre outras.

Em muitos países, principalmente no Oriente, as Algas Marinhas fazem parte da alimentação diária, elas são fonte de proteínas, vitaminas e sais minerais. Por exemplo, os japoneses utilizam as algas no preparo do sushi, e o Kombu e o Wakame, duas que fazem parte de pratos chineses e japoneses, como sopas, molhos e carnes.

As Algas Marinhas também podem ser encontradas entre os ingredientes de rações para animais, muitos alimentos utilizados na pecuária possuem como base uma farinha feita de Algas Marinhas desidratadas e moídas.

As Rhodophytas produzem o ágar, os alginatos e os carragenanos que são colóides,  uma mistura de substâncias com moléculas muito pequenas que pode formar soluções viscosas, como géis de diferentes texturas. O Ágar Ágar é utilizado em laboratórios para preparar meios de cultura para bactérias e outros organismos, também é empregado nas áreas de biologia molecular e biotecnologia, na fabricação de géis utilizados nos processos de extração e amplificação de material genético.

Os alginatos estão presentes na composição de diversos alimentos e bebidas industrializadas, como sorvetes e cervejas, atuam como substâncias gelificantes, estabilizantes e emulsificantes.

Os carragenanos são empregados principalmente na fabricação de alimentos com consistência gelatinosa ou cremosa, como gelatinas e patês, também são utilizados na produção de tintas e cosméticos, como cremes e pasta de dente.


Na área medicinal,
A eficácia das Algas Marinhas foi reconhecida, pelo meio científico, no tratamento do bócio, doença que afeta o metabolismo do iodo.
Alguns medicamentos, utilizados na regulação do apetite, contêm substâncias extraídas de Algas Marinhas. Além disso, elas também possuem função na melhora de quadros psicossomáticos como a depressão e o transtorno bipolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com