TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hipertensão Arterial

Por:   •  28/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A hipertensão arterial é uma doença pouca discutida, ela atinge a grande maioria de brasileiros, pois, além da hereditariedade, diversos fatores ligados a hábitos de vida inadequados podem contribuir para o surgimento da doença, assim também pode haver a crise hipertensiva que é resultada de elevação brusca da pressão arterial, na qual se observa níveis de pressão arteriais muito elevados, acompanhados de sinais e sintomas, como tais como cefaleia severa, sensação de mal-estar, ansiedade, agitação, tontura, dor no peito, tosse, falta de ar, alterações visuais e vaso espasmos ao exame de fundo de olho podem ocorrer em indivíduos com pressão arterial habitualmente dentro de faixas de normalidade, em indivíduos portadores de hipertensão arterial ainda sem diagnóstico, como também em portadores de hipertensão arterial diagnosticada e em tratamento, sendo, nesses casos, muitas vezes uma consequência a não adesão ao regime terapêutico.

Ela é silenciosa, costuma apresentar sintomas mais intensos quando está em estágio avançado. Na cidade de Santa Rita do Itueto esse problema nãoé  diferente, á muitos casos que ainda não foram diagnosticados por falta de conscientização e não adaptação de vida saudável e boa alimentação, nisso o numero de hipertensos está aumentando gradativamente no decorrer dos anos. O crescimento progressivo na prevalência das doenças cardiovasculares impõe a necessidade de se desenvolver e implementar estratégias populacionais de prevenção dos múltiplos fatores de risco que levam a desfechos primários relacionados. Nas crises hipertensivas que constituem situação de urgência clínica, a pressão arterial pode estar bastante elevada, mas não se associam outras ocorrências, não havendo risco imediato de vida ou de dano agudo a órgãos-alvo.

A não adesão ao tratamento da hipertensão arterial pode ocorrer devido a diversos fatores que podem estar relacionados ao paciente (hábitos de vida, crenças e hábitos culturais); à própria doença (cronicidade e ausência de sintomas); ao tratamento (efeitos incômodos das drogas); e ao acesso ao tratamento.

OBJETIVOS GERAIS:

Compreender os aspectos gerais da hipertensão.

Descrever a incidência e prevalência da hipertensão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

Relatar a incidência e prevalência de hipertensão no município de Santa Rita do Itueto/ MG.

                                                                             

METODOLOGIA

          Foram utilizados métodos de pesquisa como, internet, artigos científicos No site da Scielo, coletamos dados de incidência e prevalência de hipertensos na secretaria municipal de saúde da cidade de Santa Rita do Itueto, livros de conceitos básicos, pesquisamos pessoas que seja hipertenso ou que tenha alguém na família com hipertensão. Esse estudo foi iniciado na faculdade de aimorés a “UNIPAC” com a finalidade e interesse de termos a amplitude do que é hipertensão arterial a mais conhecida como pressão alta.

                                                                             

                             

DESENVOLVIMENTO

A crise hipertensiva é resultado de elevação brusca da pressão arterial, na qual se observa Níveis de pressão arteriais muito elevados, acompanhados de sinais e sintomas, tais como cefaleia severa, sensação de mal-estar, ansiedade, agitação, tontura, dor no peito, tosse, falta de ar, alterações visuais e vasoespasmos ao exame de fundo de olho. Pode ocorrer em indivíduos com pressão arterial habitualmente dentro de faixas de normalidade, em indivíduos portadores de hipertensão arterial ainda sem diagnóstico, como também em portadores de hipertensão arterial diagnosticada e em tratamento, sendo, nesses casos, muitas vezes em consequência a não adesão ao regime terapêutico. O controle da hipertensão arterial é conseguido por meio de um programa medicamentoso, prescrito de acordo com a gravidade do quadro, e de medidas não medicamentosas, em Santa Rita do itueto os medicamentos mais usados são: losartana, enalapril, anlodipino, hidroclotiasida, propranolol, atenolou, captopril, furosemida, metildopa. Às vezes nem são necessários o uso de medicamentos só um controle na alimentação e exercícios físicos já trazem melhoras ao paciente. Métodos básicos para controle e cura da hipertensão arterial

  • Tomar as medicações nos horários estabelecidas;
  • Tomar todas as doses indicadas;
  • Seguir as regras da dieta estabelecida pelo medico;
  • Ir às consultas para fazer acompanhamento;
  • Realizar exercícios físicos;
  • Encaixar os horários do remédio nas atividades do seu dia-a-dia;
  • O (a) senhor (a) e seu medico decidem juntos o tratamento a ser seguido;
  • O (a) senhor (a) e seu medico discutem como cumprir o tratamento;
  • O (a) senhor (a) tem a possibilidade de dar sua opinião no tratamento que o médio prescrever;
  • Levar o tratamento com grandes esforços;
  • Fazer um lembrete de realização do tratamento:

IDOSOS

E muito comum na cidade de santa Rita do Itueto a HA em idosos, o objetivo do tratamento é a redução gradual da PA para valores abaixo de 140/90 mmHg. Em pacientes com valores muito elevados de PA sistólica, podem ser mantidos inicialmente níveis de até 160 mmHg. Não está bem estabelecido o nível mínimo tolerável da PA diastólica.

O tratamento não medicamentoso é recomendado para os idoso. A redução de sal moderada na dieta é benéfica. Quando o tratamento medicamentoso for necessário, a dose inicial deve ser mais baixa, e o incremento de doses ou a associação de novos medicamentos devem ser feitos com mais cuidado. A presença de outros fatores de risco e lesões de órgão-alvo e doença cardiovascular associada deve nortear a escolha do anti-hipertensivo inicial. A maioria, porém, necessita de terapia combinada, principalmente para o controle adequado da PA sistólica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (241.9 Kb)   docx (877.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com