TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Psicofarmacologia e os psicofármacos: benzodiazepínicos e antipsicóticos

Por:   •  27/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.484 Palavras (10 Páginas)  •  1.170 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

Centro de Ensino Superior de Balsas-CESBA

Departamento de Enfermagem

Professor Mestre: Rodson Glauber Ribeiro

A história da psicofarmacologia e os psicofármacos: benzodiazepínicos e antipsicóticos

Felipe Oliveira de Sousa Lima

Gemina Brito Ferreira da Rocha

Karoline Paulina de Sousa Lima

Linayra Lima Gomes

Pamela Silva Fernandes

Thaylana Rego Campos

BALSAS-MA 27/05/2017.1

SUMÁRIO

Introdução 3

História da Psicofarmacologia 4

Neurotransmissor para a psicofarmacologia 5

Benzodiazepínicos 6

Principais Benzodiazepínicos 6

Funções dos Benzodiazepínicos 7

Vantagens de usar os benzodiazepínicos de vida longa 7

Efeitos Colaterais 8

Ação farmacológica 8

Dependência, síndrome de abstinência e rebote 8

Antipsicóticos 9

Antipsicóticos Típicos 9

Antipsicóticos Atípicos 10

Efeitos colaterais 10

Mecanismo de ação 10

Considerações finais 11

Referência 13

Introdução

A história da psicofarmacologia inicia-se no final da década de 40, quando foram introduzidos os primeiros fármacos com a finalidade específica de tratar os transtornos psiquiátricos. Por volta de 1949 tem se o primeiro relato de tratamento da mania com lítio, realizado por Cade, em seguida acontece a descrição dos efeitos antipsicóticos da clorpromazina em 1952, por Delay e Deniker. Os primeiros ansiolíticos foram o meprobamato (1954) e o clordiazepóxido (1957), seguido por uma ampla gama de benzodiazepínicos.

Até meados do século XIX a Psicofarmacologia foi exclusivamente empírica e prática de feiticeiros e experiência de literatos, como os famosos consumidores de ópio e o haxixe, descrito nas obras de Thomas de Quincey (The confessions of a English Opium Eater, 1822), e Charles Baudelaire (Les paradis artificiels, 1860). (São Paulo: EPU: EDUC, 1987).

Hoje, muitas dessas substâncias são denominadas psicoativas, psicotrópicas ou psicofármacos e têm ação no SNC.

A psicofarmacologia é a ciência que trata da relação entre o uso de drogas (substâncias psicoativas) e as alterações psíquicas diversas da ordem do humor, cognição, comportamento, psicomotricidade e personalidade.

Na década de 50, surge a psicofarmacologia com a descoberta de um antipsicótico (clorpromazina) e daí pra frente surgiram os ansiolíticos, antidepressivos, estabilizadores de humor, hipnóticos, estimulantes e outros. (Moore et al. 1993).

Drogas antipsicóticas têm sido muito utilizadas para o tratamento de sintomas psicóticos e agitação em pacientes com uma variedade de desordens cerebrais, como a esquizofrenia, doença bipolar e Alzheimer. (Bascunana et al., 2000; Daniel, 2000).

As diferentes ações terapêuticas e efeitos colaterais de antipsicóticos típicos e atípicos têm sido explicados baseados nas ações de seus receptores específicos (Richelson & Souder 2000). Antipsicóticos típicos, como o haloperidol, atuam preferencialmente via bloqueio de receptor dopaminérgico D2. Antipsicóticos atípicos, como a olanzapina, possuem afinidade por muitos receptores, incluindo dopaminérgicos, serotoninérgicos, muscarínicos e histamínicos (Cuesta et al., 2001).

História da Psicofarmacologia

A Psicofarmacologia é um campo, que analisa o impacto de drogas diferentes na saúde mental dos pacientes. Estuda os compostos diferentes que alteram o comportamento da pessoa mudando a maneira de pensar ou sentir.

Uma das razões pelas quais as medicações psiquiátricas são tão temidas é o fato de sua história se misturar à descoberta e uso de drogas com potencial de abuso. Entre o fim do século XIX e início do XX, a cocaína era, além de um anestésico, tida como um antidepressivo.

No início do século XX, foram sintetizados os primeiros barbitúricos ou “tranquilizantes maiores”. O principal exemplar dessa classe de remédios é o fenobarbital, utilizado até hoje no tratamento da epilepsia. Durante muito tempo, esses eram os únicos sedativos/hipnóticos comercializados e destinavam-se ao tratamento de quadros que variavam desde a insônia até neuroses. No fim da década de 1960 até o início dos anos 1980, os benzodiazepínicos passaram a ser os psicotrópicos mais prescritos. Os benzodiazepínicos, assim como o álcool, atuam nas vias cerebrais mediadas pelo GABA (ácido gama-aminobutírico) de onde vêm seu efeito sedativo.

Em 1949, o psiquiatra australiano John Cade descreveu o tratamento da excitação maníaca com o lítio (carbolitium ou carbolim), o que é amplamente aceito como um momento fundamental na história da psicofarmacologia. Ao conduzir experimentos com animais, Cade percebeu, um tanto acidentalmente, que o carbonato de lítio deixava os animais letárgicos, o que o inspirou a administrar esta droga a vários pacientes psiquiátricos agitados. Em 1950, Carpentier sintetizou a clorpromazina (um antipsicótico), ao tentar desenvolver uma droga anti-histamínica que serviria de coadjuvante na anestesia

Os primeiros antidepressivos foram descobertos a partir de medicações utilizadas no tratamento da tuberculose e sua comercialização teve início no final da década de 1950. Os antidepressivos agem fundamentalmente sobre uma família de neurotransmissores conhecida como monoaminas, ou seja, serotonina, norepinefrina e dopamina. De modo bastante rudimentar, poderíamos vincular essas substâncias respectivamente a ansiedade, energia prazer, e todas elas juntas ao humor. Os antidepressivos diferem quanto ao mecanismo através do qual eles interferem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com