TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância das questões vistas na disciplina saúde e sociedade para minha formação acadêmica e profissional, bem como meu papel social.

Por:   •  15/11/2017  •  Resenha  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE

UNIDADE ACADÊMICA DE SAÚDE

[pic 2]

Curso: Bacharel em Farmácia       Disciplina: Saúde e Sociedade     Matrícula:516220500                   2017.1

Aluno: Leo Lybson Costa                                                       Prof. Rosiane Martins

                        

A importância das questões vistas na disciplina saúde e sociedade para minha formação acadêmica e profissional, bem como meu papel social.

A disciplina Saúde e Sociedade do Curso de Bacharel em Farmácia da Universidade Federal de Campina Grande do Centro de Educação e Saúde (UFCG-CES), ministrada pela professora Dra. Rosiane Martins no período 2017.1, foi abordada de forma interdisciplinar, discutindo as relações entre saúde e sociedade tendo por foco as práticas farmacêuticas e a utilização de medicamentos pela população. O conteúdo da disciplina foi desenvolvido a partir da história dos serviços de saúde e a evolução da farmácia e dos medicamentos no Brasil, chegando a abordar algumas questões contemporâneas sobre sociedade, saúde e produção e consumo de medicamentos.

Durante as primeiras aulas a professora apresentou o conceito de saúde e sua relação com a sociedade podendo ser entendida no Brasil como um direito complexo que envolve o completo bem-estar físico e mental e ainda o direito de não ficar doente. Portanto, isso significa que alimentação, abrigo, proteção, segurança, ausência de doenças e tratamentos são direitos relacionados à saúde do brasileiro, ou seja, saúde não apenas ausência de doença, ficando bem claro que saúde é também bem-estar físico, mental e social.

A parti dai, Dra. Rosiane orientou aos universitários que não se prendessem aos conteúdos indicados por ela, seria importante que buscassem outras fontes bibliográficas para melhor entender e discutir o conteúdo em sala de aula.

Em seguida apresentou um artigo sobre a medicina social, que teve inicio no século XVIII, na Europa, em um amplo processo de rearticulação social da prática médica que Foucault denominou nascimento da medicina social, indicando que o capitalismo socializou o corpo como força de produção e de trabalho, e este fato iria se consolidar por meio da medicina moderna que é uma prática social que possui uma tecnologia do corpo e tendo apenas como um de seus usos o tipo individual que valorizaria essa relação médico-doente. Assim gerando três sistemas médicos: a assistencial, a administrativa e a privada, mostrando aos alunos que a medicina na Inglaterra era essencialmente um controle da saúde e do corpo das classes mais pobres para torná-las mais aptas ao trabalho e menos perigosas às classes mais ricas.

Outro assunto relevante e amplamente discutido que levou os alunos a compreender a importância dos comportamentos, das emoções e dos estilos de vida da sociedade foram os determinantes sociais de saúde (DSS), que envolve as condições de vida e de trabalho, os diversos fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) adota uma definição mais curta, na qual os DSS são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. A importância dada a essas condições foi crescendo com o passar do tempo e hoje já existe um consenso de que o contexto econômico e social no qual o indivíduo está inserido exerce um poder importante sobre a sua saúde.

Para dar continuidade à disciplina, sabiamente, a docente propôs a elaboração de seminários em grupos, pra apreciação de artigos interessantíssimos, que retratavam o cotidiano dos profissionais farmacêuticos em diversas áreas de atuação e situações da ausência onde existe a necessidade de seu trabalho.

Como exemplos destes trabalhos apresentados pelos discentes pode se citar: A gestão em rede do SUS e a nova política de produção de medicamentos, enfatizando a criação dos genéricos; O medicamento na rotina de trabalho dos agentes comunitários de saúde da unidade básica de saúde Santa Cecília, em Porto Alegre, RS, Brasil, demonstrando a falta que faz um profissional Farmacêutico junto às equipes do Programa Saúde na família (PSF); Drogas: armas ou ferramentas? – In. Críticas e atuantes, levando os alunos a questionamentos sobre os diversos tipos de drogas, lícitas e ilícitas, e a discussões sobre temas atuais de legalização ou não da cannabis com fins farmacológicos ou não; Condicionalidades em saúde do programa Bolsa Família – Brasil: uma análise a partir de profissionais da saúde, como se dar a atuação dos profissionais de saúde e a participação dos beneficiários do programa bolsa família junto aos SUS; Atenção Farmacêutica em Goiânia: inserção do farmacêutico na Estratégia Saúde da Família, resultados que mostra como é importante à presença de um profissional Farmacêuticos na atenção básicas no (PSF); Doenças sexualmente transmissíveis e a vulnerabilidade da população do Alto Solimões, Amazonas, Brasil , demonstrando como é difícil o aceso à saúde em comunidades isoladas, a precariedade e más informações que pode trazer sérios problemas.  Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Procura da Contracepção de Emergência em Farmácias e Drogarias do Município de São Paulo, demonstrando o perigo causado pelo abuso excessivo do uso da pipila do dia seguinte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com