TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução em Ciências Farmacêuticas

Por:   •  10/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FARMÁCIA

INTRODUÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (ICF)

POSTAGEM 1

ATIVIDADE 1 – RELATÓRIO

Márcia Araujo de Lima da Silva RA 0570156

MACEDO

2021

RESUMO

espectrofotometria é definida como uma técnica analítica que usa a luz para medir as concentrações das soluções, o aparelho utilizado para este fim é o espectrofotômetro.  Para garantir a qualidade e a segurança na produção dos medicamentos, exige-se o uso de um método analítico que gere informações confiáveis e interpretáveis, denominada validação analítica.  O paracetamol, medicamento amplamente utilizado mundialmente e objeto de estudo deste trabalho, tem se mostrado eficaz no alívio de dores e febres em adultos e crianças. Por meio de cálculos de equações e uso de planilhas eletrônicas para a confecção de gráfico foram analisados três dos sete parâmetros de validação analítica: seletividade, linearidade e limite de detecção. Com o objetivo de compreender os processos de análise de amostras obteve-se os seguintes resultados: seletividade 0,05303300859; Linearidade: r= 0,993; equação da reta = 0,103x + -0,112, sendo, portanto o coeficiente angular = 0,103 e o coeficiente linear = -0,112; e LD = 2,24271845, estes indicativos demonstram a validade dos métodos analisados. Conclui-se que é importante que tenhamos o conhecimento e compreensão do que são parâmetros para a validação analítica e suas aplicações a fim de obter um resultado confiável.

Palavras-chave: Paracetamol ,Seletividade, Linearidade, Limite de detecção.

1. INTRODUÇÃO        

espectrofotometria pode ser definida como toda técnica analítica que usa a luz para medir as concentrações das soluções, através da interação da luz com a matéria. A luz de uma maneira geral é mais bem descrita como sendo uma radiação eletromagnética em virtude de sua natureza dualística (INFOESCOLA, 2021).

           A espectrofotometria de absorção pode ser dividida em ultravioleta, visível (UV-VIS) e infravermelho, de acordo com o intervalo de frequência da energia eletromagnética aplicada. A utilização desta técnica vai desde a identificação até a quantificação de substâncias. No UV/VIS os espectros são obtidos utilizando o modo de transmissão, que é a medida da diminuição da intensidade da radiação em determinados comprimentos de onda quando a radiação passa através da amostra (ANVISA, 2019).

          O espectrofotômetro é um aparelho muito utilizado em laboratórios cuja função é medir e comparar a quantidade de luz (energia radiante) absorvida por uma determinada solução.  Fundamentado na Lei de Lambert-Beer, aonde diz “a absorbância, quantidade de energia radiante absorvida por uma solução, é diretamente proporcional a concentração da mesma” (INFOESCOLA, 2021).

        O paracetamol (ou acetaminofeno, designação adotada nos EUA) é um antipirético e analgésico, integrado no grupo dos “Inibidores não seletivos da ciclooxigenase (COX)”1. Apesar de apresentar fracas propriedades anti-inflamatórias, é dos princípios ativos (isoladamente ou em associação) de maior administração terapêutica a nível mundial (REMIÃO, 2020)

        Amplamente utilizado em todo o mundo desde 1955, o paracetamol se apresenta em diversas formas farmacêuticas com diferentes doses e concentrações: cápsulas, comprimidos, suspensões, supositórios e injetáveis. Por ser um medicamento seguro é utilizado em todos os grupos etários, incluindo gestantes (URBÓN PUIGBARRACA, 2019).

        O paracetamol tem provado eficácia clínica no alívio temporário de dores leves a moderadas associadas a resfriado comum, dor de cabeça, dor de dente, dores musculares, dor nas costas, dores leves de artrite, cólicas menstruais e redução da febre, sendo eficazes em bebês, crianças e adultos (BORGES et. al, 2018).   

2.JUSTIFICATIVA E OBJETIVO

Considerando que o paracetamol é um medicamento amplamente utilizado pela população em geral, faz-se necessário compreender sobre a análise de amostra do fármaco e os parâmetros utilizados no processo de validação. Este trabalho tem como objetivo, entender sobre os processos de análise de um determinado fármaco e os protocolos exigidos para que seja efetivamente validado.

3.MATERIAIS E MÉTODOS

Na elaboração deste trabalho foram utilizados dados tabelados fornecidos pelo manual da disciplina, as equações a serem utilizadas para os cálculos e o critério de aceitação dos parâmetros de validação de acordo com a legislação vigente. Os parâmetros analisados neste projeto são: seletividade, linearidade e limite de detecção e as análises foram feitas através do uso de planilhas eletrônicas e cálculo de fórmulas.

Para a fundamentação teórica do trabalho foram feitas buscas em sites de pesquisa acadêmica como Google Acadêmico, Scielo, Lilacs e PubMed.

4.DESENVOLVIMENTO

Medicamentos devem atender aos atributos de segurança, qualidade e eficácia, logo, a avaliação da qualidade de produtos farmacêuticos, disponíveis no mercado ou distribuídos na rede pública torna-se relevante. No mercado nacional, especialidades farmacêuticas contendo paracetamol são classificadas como medicamentos de referência, genéricos e similares, sendo que a qualidade dos mesmos deve obedecer aos requisitos estabelecidos por resoluções específicas. Estes medicamentos devem ser formulados para cumprir com as mesmas especificações atualizadas da Farmacopeia Brasileira e, na ausência dessas, com as de outros códigos autorizados pela legislação vigente ou, ainda, com outros padrões aplicáveis de qualidade (BRASIL, 2019).

4.1.Validação

         Com o propósito de garantir a qualidade e segurança no uso dos medicamentos, a ANVISA, por meio de legislações e exigências, cobra cada dia mais das indústrias farmacêuticas a comprovação que seus produtos atendam aos critérios de segurança, qualidade e eficácia. Para garantir a qualidade do produto final, o mesmo deve ser avaliado através de um método analítico que gere informações confiáveis e interpretáveis, garantidas por meio de uma avaliação, denominada validação analítica (DOS SANTOS, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (612.8 Kb)   docx (589.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com