TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Molécula de um surfactante, como no caso dos fosfolipídios, possui duas partes distintas

Por:   •  27/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 6

1- Justificativa: 

A)A molécula de um surfactante, como no caso dos fosfolipídios, possui duas partes distintas: uma hidrofóbica, constituída de cadeias hidrocarbônicas (“cauda”), e outra hidrofílica (“grupo polar”).

Como os nomes sugerem, uma parte interage com a água, enquanto a outra

a repele. Quando uma pequena quantidade de fosfolipídios é misturada com água, suas moléculas se orientam na interface formando uma “monocamada” uma fina camada com a espessura de apenas uma molécula. Devido a essa orientação, os fosfolipídios diminuem a atração entre as moléculas de H2O da superfície. Isto pode ser entendido como se elas estivessem causando “defeitos” na membrana elástica, diminuindo a tensão superficial da água (ou a tensão interfacial ar-água).

2- Justificativa

D) C = 3500/8 = 437,5

∆t = ∆tf-∆ti   ∆t = 105-35 = 70

∆t = C x Q   ∆t = 437,5x70 = 30625cal

3- Justificativa

  1. Fluídos pseudoplásticos- a viscosidade do fluído em questão diminui à medida que aumentamos a taxa de cisalhamento, ou seja, quando mais força aplicamos ao material, mais frouxo, mais fluxo ele passa a ter.

4 - Justificativa

D) ∆Ө = Өf-Өi   ∆Ө = 660-100 = 560

Q = m.c.∆Ө   Q = 2000x0,22x560 = 246400

Q = m.L   Q = 2000x127 = 254000

246400+254000 = 50004000cal

5- Justificativa

C) 

5) C- Plástico de Bingham
O comportamento plástico de Bingham se caracteriza como um comportamento Newtoniano onde a curva de fluxo apresenta uma tensão limite, ou seja, o fluxo só ocorre depois de vencida uma determinada tensão limite para o cisalhamento, a partir daí o fluido passa a se comportar linearmente quanto à variação da tensão de cisalhamento e taxa de cisalhamento. Os fluidos de comportamento plástico de Bingham normalmente têm, em repouso, uma estrutura tridimensional de rigidez suficiente para resistir a algumas tensões até a tensão limite. Se a tensão limite é excedida, a estrutura se desintegra e o sistema se comporta como um fluido Newtoniano. Quando o fluido é deixado em repouso novamente, a estrutura pode ser novamente formada ou não.

6 - Justificativa:

A)

I - Isso acontece porque a temperatura influencia no “espaço” necessário para comportar moléculas e átomos. Ou seja, influencia diretamente no volume. Por exemplo, quando o líquido é aquecido, as moléculas ou átomos se agitam e acabam por se separar, o que faz com que precisem de mais espaço. E como a densidade é uma relação entre volume e massa (d=m/v), sendo a primeira variável e a segunda fixa, quanto maior a temperatura, maior o volume e, portanto, menor a densidade.

II - Calculo V= m/d

V=20/2, 053

V=9,74 m/L

7- Justificativa

A)

 I- Ligações de Hidrogênio. Este tipo de interação ocorre quando a molécula possui um hidrogênio (“polo positivo”) ligado ao flúor, nitrogênio ou oxigênio, ou seja, elementos muito eletronegativos (“polos negativos”).

Como esta força é muito forte, origina dipolos muito acentuados; e é necessária uma energia muito alta para romper as moléculas. As moléculas que estão na superfície da água só realizam ligações de hidrogênio com moléculas situadas do lado ou na parte de baixo delas, isto provoca a contração do líquido, e cria uma força sobre as moléculas da superfície. Isto causa a chamada tensão superficial, que é como uma fina camada ou película que envolve o líquido.

II- Um sistema anfifílico pode ser definido como toda espécie química, de origem orgânica ou inorgânica que possui em sua estrutura química uma parte polar e hidrofílica e outra apolar e hidrofóbica, e que seja capaz de promover a interação entre meios que apresentam polaridade diferente como, por exemplo, água e óleo. Quando se fala em substância hidrofílica e polar entende-se que esta parte da molécula interage com a água, enquanto a hidrofóbica e apolar tende a repelir a água e interagir com um composto apolar, em virtude de substâncias de essa natureza interagir física e quimicamente com outra semelhante a ela. O representante mais importante desse tipo de sistema são as moléculas surfactantes (detergentes) e alguns polímeros.

8- Justificativa

D) A intensidade das ligações depende das intensidades dos dipolos. Em moléculas apolares, cujos dipolos são induzidos pela presença das moléculas e, portanto temporários, as atrações são bem menos intensas que as existentes entre moléculas polares, onde os dipolos são permanentes e provocados pela diferença de eletronegatividade dos átomos que as compõem, que por sua vez é menor que as atrações provocadas pelas pontes de hidrogênios cujos dipolos são bem mais acentuados.

Resposta Edi

D) As ligações de hidrogênio são bastante fortes, conferindo grande tensão superficial à água em relação a substâncias que não as possuem. São ligações intermoleculares que ocorrem nas moléculas de água, que são polares.

9-Justificativa

B) Fluidos dilatantes: a viscosidade aumenta com o aumento da taxa de cisalhamento. Se o material é medido de baixa para alta velocidade e a viscosidade aumenta com o aumento da velocidade (gradiente de cisalhamento), o material é classificado como Dilatante

10- Justificativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com