TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PATOLOGIA

Por:   •  9/9/2018  •  Abstract  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Patologia é o ramo da ciência médica que estuda as alterações morfológicas e fisiológicas em relação a saúde.

Desde o inicio da história do homem, a patologia está bem presente, a partir disso será conciliado a fatos históricos com o avanço médico atual.

Com a evolução da inteligência humana, algumas tribos utilizavam as ervas, raízes, tecidos de animais, ruídos e procedimentos “cirúrgicos” que tinha como um intuito “afugentar maus espíritos” que traziam as doenças.

No Egito dos Faraós, houve o método de embalsamento (o que atualmente é o uso do formol para a preservação do corpo), e o inicio dos estudos anatômicos em relação a doença. Na era de Papiro Kahum, já havia algumas referencias de métodos cirúrgicos, que hoje são utilizados.

Na Grécia Antiga, Hipócrates criou a Teoria Humoral da Enfermidade, onde define uma explicação racional a saúde e a doença. Segundo essa teoria a vida deveria ser um equilíbrio, onde o corpo era composto por sangue (coração), fleuma (sistema respiratório), bílis amarela (fígado) e bílis negra (baço). Levando em conta isso, a pessoa que apresenta uma doença revela um desequilíbrio de em um desses líquidos, que é gerado pelo excesso de alimentação.

Na Roma Antiga, Cornelius Celsus classificou os 4 sinais cardeais da inflamação: Edema, tumor, calor e dor, que posteriormente ajudou a determinar o grau de inflamação e como manejar no tratamento. Posteriormente foi adicionado o 5º sinal: perda da função.

Em Florença, no ano de 1502, o foco era as Necropsias onde tinha como foco saber as causas mortais e o inicio da classificação dos ossos e órgãos do corpo.

Robert Hookie, criou o microscópio, e começou a estudar a unidade fundamental dos tecidos – célula.

William Harvey, foi o grande responsável por descrever o sistema circulatório.

No ano de 1798, Edward Jenner, criou a primeira “vacina” contra a varíola utilizando um vírus bovino para imunizar a doença humana.

Giovanni Baptista, começou a  realizar as necropsias  para saber como o corpo  se comportaria em relação a uma determinada enfermidade.

Considerado como “Pai da Patologia Experimental”, John Hunter, começou a introduzir a reprodução experimental de doenças, uma dessas doenças era a Sífilis que foi com a qual morreu após o contato.

François Marie estudou a constituição tecidual dos órgãos através de métodos físico- químicos, concluindo existir cerca de 21 tecidos diferentes no ser humano. É, por isto, considerada o "Pai da Histologia" e também a responsável pela clássica divisão entre patologia geral e patologia especial.

Todos esses pesquisadores, são responsáveis por todos os avanços na história da Patologia Humana, que auxilia atualmente na prevenção e tratamento de enfermidades, além de inúmeros avanços na pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com