TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde do Idoso - Diabetes

Por:   •  10/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  4.379 Palavras (18 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 18

_______________________________________________________________

[pic 1]

_______________________________________________________________

                                     FARMÁCIA

FELIPPE MIRANDA BRITO                         JOSÉ BONIFÁCIO R. JÚNIOR                        LETÍCIA DA SILVA LIMA                                 ROSICLEIA DE CARVALHO SILVA                SIMONE ARAÚJO DA COSTA                        POLLYANA GABRIEL DE SOUSA                WANESSA XAVIER OLIVEIRA

SAÚDE DO IDOSO

COMPLICAÇÕES DA DIABETES

             CAMPINA GRANDE                                                2022

FELIPPE MIRANDA BRITO                         JOSÉ BONIFÁCIO R. JÚNIOR                        LETÍCIA DA SILVA LIMA                                 ROSICLEIA DE CARVALHO SILVA                SIMONE ARAÚJO DA COSTA                        POLLYANA GABRIEL DE SOUSA                WANESSA XAVIER OLIVEIRA

COMPLICAÇÕES DA DIABETES

Projeto de pesquisa do curso de farmácia do Centro Universitário
Mauricio de Nassau.

Orientador : Profª. Jhonatta Alexandre Brito

CAMPINA GRANDE

2022

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................4 2 PROBLEMÁTICA ....................................................................................................5 3 HIPÓTESES ............................................................................................................6 4 OBJETIVOS ...........................................................................................................7 4.1 OBJETIVO GERAL ...............................................................................................7 5 JUSTIFICATIVA ......................................................................................................8 6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ..............................................................................9 7.0 METODOLOGIA.................................................................................................14 7.1 TIPO DE ESTUDO ..............................................................................................14 7.2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE PESQUISA..............................................14 7.3 POPULAÇÃO E AMOSTRA ................................................................................14 7.4 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO ................................................................................15 7.5 CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO ..............................................................................15 7.6 RISCOS ...............................................................................................................15 7.7 BENEFÍCIOS .......................................................................................................16 7.8 INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS...................16 7.9 PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DE DADOS ...................................................16 7.10 ASPÉCTOS ÉTICOS .........................................................................................17 8 DESFECHO PRIMÁRIO .........................................................................................18 9 CRONOGRAMA ....................................................................................................19 10 ORÇAMENTO ......................................................................................................20 REFERÊNCIAS .........................................................................................................21

1 INTRODUÇÃO

São classificados como idosos, pessoas a contar dos 60 anos de idade, a partir disso, o cidadão pode usufruir dos direitos previstos na legislação brasileira.

A saúde do idoso está diretamente vinculada a melhoria na qualidade de vida,

pois o mesmo é mais propenso a sofrer de doenças crônicas. Sendo as principais

• Diabetes;

• Doenças cardiovascular;

• Doenças respiratórias;

            O diabetes também tem um relevante impacto econômico nos países e nos sistemas de saúde, pois os enfermos utilizam com maior frequência os serviços de saúde, na tentativa de tratar suas complicações crônicas. Por conta desses fatores, o estilo de vida é fundamental não só para a prevenção, mas para controlar bem a doença. Até mesmo porque ela evolui progressivamente sem uma dieta adequada e práticas de exercícios físicos.

              Infelizmente o diagnóstico costuma ser tardio, que dificulta seu controle. Por isso, além dá atenção aos sintomas (aumento da fome e produção intensa de urina, entre outros), é importantíssimo fazer o exame de glicemia regulamente. 

2.    PROBLEMÁTICA

               O diabetes pode afetar os idosos da mesma forma que age em uma pessoa mais jovem, no entanto, suas complicações cardíacas e vasculares deve obter uma atenção maior. Tendo em vista que a possibilidade de um infarto é mais alta.  Principais sintomas causado pela doença são:

  • Aumento do volume urinário;
  • Muita sede/ fome;
  • Visão turva;
  • Formigamento nos pés;
  • Dificuldade na cicatrização dê feridas, entre outros;

 

 

A mesma patologia pode ser classificada em dois tipos:

  • Diabetes tipo I
  • Diabetes tipo II

A tipo I ocorre quando a produção de insulina do pâncreas é insuficiente.

Já a tipo II, é a mais recorrente a terceira idade, ocorre pela resistência aos efeitos da insulina ou falta de produção de insulina suficiente. E afeta a forma que o corpo metaboliza a glicose. É notável que para reduzir o avanço da diabetes, se faz necessário uma reeducação alimentar, reduzir a quantidade de açúcares presente nos doces e carboidratos simples (pães e massas). Por que, faz necessário se uma reeducação alimentar, junto com a prática de exercícios físicos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (255.4 Kb)   docx (279.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com