TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Seqüência de Processamentos de Artigos

Por:   •  7/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

JOICE LIPU FLORES CEZAR

TURMA: 137

MÓDULO  V

Seqüência de Processamentos de Artigos

Pré-lavagem- deve ser realizado imediatamente após o uso dos artigos,antes de desinfecção ou esterilização,tem de deixar os instrumentos de molho em uma cuba plástica que contenha solução aquosa de detergente enzimático;os instrumento devem estar totalmente imerso nessa solução.O detergente enzimático age na eliminação de sujeiras e detritos,especialmente em matéria orgânica,reduzindo assim o numero de micro-organismos,e indispensável tanto na lavagem manual quanto na mecânica.Quando for colocar os instrumentos de molho de detergente enzimático,procure deixar aqueles que tenham conexão,como as tesouras,os fórceps, os porta-agulhas,abertos para que o produto entre em contato com toda a superfície do instrumento ,para garantir a eficácia de processo de esterilização.  

Existem dois tipos de lavagem-Lavagem manual e Lavagem Mecânica:

Lavagem manual-E aquela que e realizada manualmente e um uma pia destinado pra esse fim, utilizando água corrente e friccionando os instrumentos com uma escova, que após o uso deve ser imersa em solução de hipoclorito a 1% por dez minutos.

Lavagem mecânica- e procedimento automatizado que remove a sujeira ou matéria orgânica por meio de lavadoras de jato de água ou de ultrassom de baixa freqüência. Vantagens de limpeza mecânica: economia de tempo, diminuição de risco de acidente pérfuro-cortantes, aumento de eficiência de limpeza.

Secagem- Deve ser vigorosa, porque a presença de umidade interfere no processo de esterilização, deve se evitar que eles sequem naturalmente, pois a água contém sais minerais e quando secos  ficam no instrumentos e pode danificá-los na esterilização pelo calor e é recomendável que a secagem seja feita com papel toalha para evitar contaminação cruzada.

Tipo de embalagem: papel grau cirúrgico,tecido de algodão cru e papel crepado.

Esterilização- A esterilização destrói todas as formas de vida microbiana,incluindo esporas.Existe dois tipo de método de esterilização,métodos de esterilização física e  método de esterilização química.    

Equipamento de Proteção Individual (EPIs)

O equipamento de proteção individual e destinado a proteção,segurança e saúde da equipe odontológica e dos pacientes.São de uso obrigatório e deve ser usado tanto pelo dentista como pelo equipe técnica.

Gorro ou touca deve ser usado pelo cirurgião dentista,pelo auxiliar  e pelo paciente.Funciona como barreira mecânica que protege contra contaminação  por secreções,aerossóis,previne acidente e evita queda de fio de cabelo.O gorro ou touca deve ser descartável.

Óculos de Proteção  tem a função de proteger os olhos de respingos de produto químicos,material biológico,secreções,aerossóis e impacto de partículas.

Máscara e uma barreira física de proteção contra respingos de produtos químicos,material biológico e etc.Deve possuir filtro duplo e cobrir a boca e o nariz.Algumas recomendações para o uso da máscara :certificar de que a máscara esteja adaptada antes do inicio dos trabalhos;não puxar a mascara para a região do pescoço;não reutilizar as máscaras descartáveis ;trocar a máscara quando estiver úmida,falar mínima possível quando estiver de máscara;trocar a mascara quando espirrar ou tossir e descartar no lixo contaminado

Avental ou Jaleco pode ser confeccionado em tecido ou material descartável, ter mangas longas com punhos, gola de padre,comprimento até o joelho ser confortável e estar fechado durante todo o atendimento.Não poderá ser usado fora de consultório,pois pode ser uma fonte de infecção cruzada.Quando for feito a limpeza o ideal e que fique por 30 minutos imerso em água sanitária e seja passado com ferro quente para sua desinfecção.

As luvas evitam a contaminação do paciente pela microbiota da mão do profissional. A cada paciente as luvas devem ser trocada,porque não pode ser reutilizado,são descartado com resíduos contaminado.Tipos de luvas – luvas de procedimento,luvas cirúrgica estéreis,luvas de plástico e luvas de borracha.

Propé e obrigatório em procedimentos críticos, o uso do propé não dispensa o uso de calçados. Os profissionais devem calçar propé por cima do sapato, pois assim estarão protegidos contra acidentes no consultório.

Manejo e segregação de resíduos odontológicos

O manejo dos resíduos odontológicos deve seguir corretamente as orientações que os serviços de saúde pública  determinam.Gerenciar os resíduos gerado no serviços odontológico diminui os riscos a saúde pública e ocupacional.O responsável técnico pelo consultório deve implantar um plano de gerenciamento de acordo com o estabelecido na RDC/ANVISA n° 306 de dezembro de 2004.

Segregação dos resíduos consiste na separação dos resíduos no momento e local de sua geração ,de acordo com as características físicas,química,biológicas,o seu estado físico e os riscos envolvidos.

Resíduos grupo A:infectantes –são formado por resíduos com possível presença de agentes biológicos  ou o que teve contato com a saliva , com o sangue ou com secreções durante o atendimento odontológico,como dentes,algodão,gaze,luvas,máscaras,pontas de sugador e etc.Esses resíduos devem ser acondicionado em lixeiras fechadas e rígidas,com tampa acionado por  pedal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com