TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do ensino de primeiros socorros a populaçao brasileira

Por:   •  3/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.160 Palavras (13 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CAMPUS LIMEIRA

CURSO DE FARMÁCIA

ISABELA ALMEIDA, RA: F326DB-5

ISABELLA SORÉ, RA: N580BJ-5

LETÍCIA DE JESUS, RA: N66789-3

VIGÍNIA SILVA, RA: N6581A-7

TÍTULO:
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA

Limeira/SP

2020

[pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CAMPUS LIMEIRA

CURSO DE FARMÁCIA

ISABELA ALMEIDA, RA: F326DB-5

ISABELLA SORÉ, RA: N580BJ-5

LETÍCIA DE JESUS, RA: N66789-3

VIGÍNIA SILVA, RA: N6581A-7

TÍTULO:
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA

Trabalho apresentado a Universidade Paulista - UNIP, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Práticas Educativas em Saúde.

Limeira/SP

2020

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        OBJETIVOS        7

3. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................   8

3.1 QUEDAS........................................................................................................8

3.2 ENVENENAMENTOS....................................................................................8

3.3 AFOGAMENTOS...........................................................................................9

3.4 QUEIMADURAS..........................................................................................10

3.5 ACIDENTES DE TRÂNSITO.......................................................................11

4.        METODOS        12

5. RESULTADOS E AVALIAÇÃO..............................................................................13

6. CONLUSÃO...........................................................................................................14

7.        BIBLIOGRAFIA....................................................................................................15

RESUMO

Qualquer indivíduo está sujeito a vivenciar situações de emergências (como por exemplo, acidentes no trânsito e mal súbito. O objetivo principal do trabalho é mostrar através de um vídeo educacional a importância do ensino de primeiros socorros a população, visando assim, estabilizar a situação e facilitar o trabalho dos socorristas no local.

Palavras chaves: EMERGÊNCIA, PRIMEIROS SOCORROS E POPUAÇÃO.

  1. INTRODUÇÃO

Qualquer individuo está sujeito a sofrer algum tipo de acidente em seu cotidiano. Alguns acabam sendo de caráter simples e não havendo a necessidade de uma equipe especializada de ajuda (bombeiros e o SAMU) e nem de uma pessoa que tenha amplo conhecimento em primeiros socorros, como por exemplo, o ato de tropeçar, cair e acabar ralando os joelhos. Nesse caso, apenas realizar a limpeza correta do ferimento com água e sabão e fazer o uso de antissépticos já é o suficiente. Há também os de caráter mais complexos necessitando da presença de alguém capacitado para realizar manobras adequadas para manter alguém vivo, como por exemplo, um afogamento na piscina que acabou deixando um indivíduo inconsciente devido suas vias respiratórias terem sido obstruídas. Caso não for realizado os procedimentos corretos, o mesmo pode ir a óbito.

Os primeiros socorros podem ser definidos como os cuidados imediatos a serem prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, a fim de manter as funções vitais do indivíduo e evitar o agravamento de suas condições até a chegada de uma assistência qualificada (SÃO PAULO, 2007). Pesquisas recentes revelam que quando realizados corretamente os atendimentos pré-hospitalares antes da chegada do atendimento especializado, a chance de um acidentado sobreviver é de 80%.

Maia, et al. (2012) refere que acidente é um episódio não intencional o qual pode causar lesões, e que pode ser evitável em qualquer âmbito, seja ele escolar ou em outros ambientes sociais, podendo configurar um conjunto de agravos à saúde.

O que acontece é que, mesmo os acidentes sendo acontecimentos imprevisíveis é possível se testemunhar diariamente. Grande parte da população ao presenciar tal situação entram em desespero e não sabem qual decisão tomar. Sendo assim, se faz necessário que o ensino de primeiros socorros vire um hábito em ambientes como escolas e empresas, e seja mediado a toda população brasileira. Pergola et al. (2008) refere que é de fundamental importância o esclarecimento e treinamento da população para o atendimento das situações de emergência.

No Brasil, os acidentes mais comuns são: quedas, envenenamentos, afogamentos, queimaduras e os acidentes de trânsito. Toda população deve ser capacitada para a realização dos procedimentos de primeiros socorros que, primeiramente deve ser iniciado por entrar em contato com o socorro especializado ( SAMU, pelo número 192; e o Corpo de Bombeiros pelo número 193).

Ao presencial um acidente, o individuo deve seguir os procedimentos a seguir:

1º: Durante a ligação para o socorro especializado, as pessoas serão orientadas a avaliar o local onde ocorreu o acidente, verificando primeiramente se existe perigo tanto para o prestador de socorro quanto para o acidentado. São exemplos de riscos vazamentos de gás, tráfego de veículos, andaimes, fios desencapados e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (275 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com