TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS

Por:   •  9/11/2022  •  Artigo  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE

ANA PAULA REZENDE DE SANTA ROSA

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS

TRÊS CORAÇÕES

2021

UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE

ANA PAULA REZENDE DE SANTA ROSA

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS

Trabalho apresentado como parte das exigências do curso de Farmácia, para obtenção da aprovação parcial na disciplina de Educação em Saúde.

                                                            Professora: Daniela Fernanda de Freitas

TRÊS CORAÇÕES

2021

INTRODUÇÃO

As doenças respiratórias crônicas têm diversas origens, podendo ser de origem hereditária, ambiental, entre outros fatores, resultando muitas das vezes em internação e podendo levar a óbito algumas crianças. A poluição do ar também compromete o sistema respiratório das crianças. Essa poluição é causada pela emissão de gases na atmosfera. As fontes de emissão desses gases são indústrias, chaminés, pedreiras, caminhões, ônibus, carros e motos. Os efeitos apresentam mais em crianças devido ao metabolismo basal acelerado.

Tema

Internação e complicação em crianças com doenças respiratórias crônicas.

Problema

Quais são os principais motivos de internação das crianças que tem doenças respiratórias?

Hipótese

As doenças respiratórias geralmente são resultados de inflamação e irritação na região respiratória causados por poeira, ácaros, fungos, vírus e bactérias. Sendo necessário muitas vezes a internação do indivíduo para o tratamento.

Objetivo Geral

Avaliar as causas principais de internação das crianças que possuem doenças e respiratórias por meio de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa na cidade de Três Corações.

Objetivo especifico

- Conhecer as principais causas de complicações respiratórias;

- Descrever os principais motivos de internação/ complicação por doenças respiratórias;

Materiais e Métodos

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO: pode ser divido em pesquisa observacional e pesquisa experimental. De modo geral pode ser dividida em pesquisa descritiva e pesquisa analítica.  

ESTUDO NÃO EPIDEMIOLÓGICO: é usado principalmente para propor hipóteses e servir de base para pesquisas epidemiológicas. A pesquisa a ser realizada depende do propósito ou objetivo e está diretamente relacionada à sua capacidade de raciocínio. Não existe um melhor desenho de pesquisa, mas considerando o mesmo propósito.  

A busca será desenvolvida com base no estudo epidemiologico por meio de dados eletrônicos, através de artigos disponíveis no período de 2016 a maio de 2021 e por meio qualitativo através de um questionário aplicado à pais e cuidadores.

Para a busca nos artigos será utilizado as seguintes palavras chaves: crianças, qualidade do ar, doenças respiratórias, internação.

O questionário será realizado nos postos de saúde da cidade buscando atingir um número grande de pessoas entre 18 a 50 anos, que tenham filhos entre 1 a 13 anos, buscando um número grande de pessoas.

Com base na pesquisa e no questionário saberemos as principais causas das complicações respiratórias, o que mais causa internação nas crianças, se a qualidade do ar influencia, se essas doenças são hereditárias, qual a época do ano em que a um aumento nos casos.

Resultados

De acordo com as buscas nos artigos onde mostra que a qualidade do ar influencia na grande maioria dos casos de internação por problemas respiratórios, e com a pesquisa realizada os pais afirmam que a qualidade do ar influencia muito nas complicações respiratórias das crianças, que quando o ar está mais seco, quando tem muita fumaça por conta de queimadas, etc., somente o tratamento com remédios em casa não funcionam, as crianças tendem a necessitar de tratamento, muita das vezes resultando em internação.

Conclusão

Este artigo apontou uma relação entre a piora da qualidade do ar e aumento de internação hospitalar por doenças respiratórias em crianças.

Referências

A qualidade do ar influencia as internações hospitalares por doenças respiratórias em crianças? Uma revisão sistemática

assobrafir-9-2-55 (1).pdf

Perfil de internações hospitalares e mortalidade por doenças respiratórias obstrutivas crônicas nas regiões brasileiras, entre os anos de 2016 e 2018

34175-127062-1-PB.pdf

QUESTIONÁRIO

Nome:                                                                        Idade:                            Cidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com