TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE SUPERVISIONADA

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.036 Palavras (13 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

Campus Sorocaba

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

SOROCABA

2014

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

[pic 2]

SOROCABA

2014

Sumário

  1. Objetivos4
  2. Introdução5
  3. Artigo: O cadáver no ensino da anatomia humana: uma visão metodológica e bioética 6

3.1 Conclusão6

  1. Artigo: A história da anatomia7

4.1 Hipocrates 7

4.2 Herophilus 7

4.3 Cláudio Galeno8

4.4 Andreas Versalius 9

  1. Artigo: Anatomia: a ordem do corpo10

5.1 Anatomia um campo de saber 10

5.2 O corpo virtual11

5.3 Conclusão12

  1. Referências13

1. Objetivos

Nosso objetivo foi ler e analisar os artigos referentes à anatomia, depois de analisados eles deveriam ser resenhados e juntamente com a resenha deveríamos dizer qual a importância dos mesmos para nossa futura profissão.

2. Introdução

Este trabalho aborda conclusões referentes a artigos sobre anatomia. A anatomia humana é uma disciplina essencial para todos os calouros da área da saúde.

.

3. Artigo: O cadáver no ensino da anatomia humana: uma visão metodológica e bioética

A anatomia humana é uma disciplina básica para todos os ingressantes na área da saúde, é complexa, estuda a forma e a constituição do corpo.

Por ser uma disciplina que merece um maior empenho, o uso de varias metodologias são discutidas e utilizadas.

O uso de cadáveres, segundo esse estudo é indispensável, 88,9 % dos alunos interrogados confirmaram essa idéia, eles afirmam que quando os alunos manuseiam um cadáver, adquirem muito mais que conhecimentos sobre o corpo, adquirem valores, pois estão manipulando um “ser”, que já possuiu uma vida, que guarda suas historias e que merece respeito após a morte, ou seja, o cadáver não pode ser visto como um simples objeto de estudo. O único problema do uso, é o cheiro forte, afirmaram os alunos.

Eles relataram que fazem o uso de outros métodos de ensino, pois estes facilitam o aprendizado dos conteúdos que são considerados difíceis de compreender por meio de aulas expositivas, eles então usam aparelhos eletrônicos e também fazem uso de literaturas.

3.1 Conclusão

Com o resultado da pesquisa percebemos que o uso dos cadáveres é indispensável nos estudos, servindo como base para um futuro profissional, com bioética, equilíbrio emocional e uma visão ampla e detalhista do corpo humano.

4. Artigo: A história da anatomia

Os princípios básicos da anatomia foi obtido partir da palavra grega “Anatom” para se cortar ou cortar repetidamente, já o desenvolvimento da anatomia começou na Grécia,onde  os gregos demonstraram incessante esforços para entender o funcionamento do corpo vivo. Após a primeira descrição sobre a anatomia humana realizada por Hipocrates II, os gregos prosseguiram com o inicio dos estudos da anatomia, primeiramente com a anatomia animal, pois o estudo através de dessecação ainda era proibido devido motivos religiosos, respeito do falecido e crença popular.

Os desenvolvimentos só foram dar inicio na chegada do renascimento, muito  em função a analise e pesquisas de grandes homens , tais como  : Hipocrates, Aristoteles , Herophilus, Galen e Vesalius.

4.1 Hipocrates

Hipocrates , realizou pesquisas sem dessecação o mesmo foi o primeiro a escrever sobre anatomia humana , defendia a importância da relação entre paciente, medico e doença sua fisiologia foi muitas vezes foi rejeitadas , devido as doenças serem consideradas castigo dos deuses .Hipocrates aproveitou todas as oportunidades para investigar suas suposições e desenvolver suas opiniões , ele tinha algumas observações precisas sobre o estudo dos ossos e  suas ideias eram grande parte erronias mas apesar de sua experiência precoce ele era um idealista e foi conhecido como o pai da medicina .  Aristoteles foi por sua vez foi considerado como o maior cientista de natural do mundo , juntamente com seu professor Platão , com estudos em animais dessecado e com base em suas opiniões do corpo e suas descobertas em animais ele especulou sobre os órgãos internos humanos , foi responsável pela base da anatomia alem de ter sido o primeiro a distinguir o grosso, firme e a estrutura tendinosa da aorta , da estrutura fina e membranosa da veia  , alem de discordar das declarações de Polibio, Syennesis e Diogenes quando pensavam que os vasos sanguíneos surgiam a partir da  cabeça e cérebro, mesmo quando havia incertezas ou quando o mesmo se confundia era indiscutível os creditos atribuídos ao pai da anatomia comparativa pois a ele deve-se o estudo da embriologia .

                                                                                                                                   

4.2 Herophilus

Herophilus foi um cirurgião capaz e fundou a ciência da anatomia, ele foi um verdadeiro seguidor dos pensamentos Hipocrates , o mesmo empenhou-se na tarefa de desenvolver o registro de anatomia determinando a nomenclatura anatômica e formando a linguagem , a primeira dissecação humana foi documentada por ele o que levou a muitas descobertas tais como: as delicadas membranas aracnoides,os ventrículos cerebrais, os seios venosos,origem dos nervosos e diferenciação dos tendões de nervos que na época eram muito confusos .há Herophilus é dado o credito pela definição sobre os pulsos onde se afirma que o pulso não resulta de um poder misterioso dentro das artérias e sim uma comunicação por meio da ação do coração , explicando assim que as funções como inteligência , consciência e emoções que foram atribuídas ao coração por Aristoteles , na verdade eram funções do cérebro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com