TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amostragem sistemática

Por:   •  4/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE ENSINO

CURSO: Farmácia

SÉRIE: 2º Semestre

DISCIPLINA: Bioestatística

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 horas/aula

I – EMENTA

A disciplina capacitará o aluno a aplicar conhecimentos de estatística descritiva, elementos de probabilidade e inferência estatística aos problemas e situações relativas à sua área de atuação farmacêutica.

II - OBJETIVOS GERAIS

Desenvolver no aluno o domínio dos conceitos e das principais técnicas estatísticas e a interpretação dos resultados obtidos após a execução destas técnicas para aplicação na resolução de problemas das atividades acadêmicas desenvolvidas e na profissão farmacêutica.

III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ao término do curso, o aluno deverá ser capaz de:

  • Compreender e trabalhar com conceitos básicos de estatística aplicada à área da saúde.
  • Realizar análises estatísticas para situações de rotina a partir de dados coletados em qualquer área de atuação do farmacêutico.
  • Utilizar ferramentas estatísticas descritivas e/ou indutivas para a melhor avaliação dos casos clínicos ou situações problemas.

IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução à Estatística: Definição de Variável e tipos de Variáveis (Qualitativas e Quantitativas). Conceito de População e Amostra. Exemplos de técnicas de amostragem (casual, agrupamento, estratificada e sistemática).

Tabela de Distribuição de Frequências: Conceito de classe e frequência. Montagem de uma tabela de frequência. Cálculo de Frequência simples (absoluta e relativa) e acumulada (absoluta e relativa). Histograma de Distribuição de Frequências.

Medidas de Tendência Central de um conjunto de Dados: Definição de medida de tendência central e cálculo da média aritmética e média ponderada em tabelas de dados. Definição e cálculo de mediana e moda em tabelas de dados. Cálculo de média em tabelas de distribuição de frequências.

Medidas de Variação de um conjunto de Dados: Definição de medida de variação. Definição e cálculo de variância, desvio padrão e coeficiente de variação em tabelas de dados.

Correlação Linear: Definição de correlação entre duas variáveis. Definição e exemplos de diagramas de dispersão de dados. Definição e cálculo de correlação linear. Interpretação de resultados de correlação linear ou Coeficiente de Pearson.

Regressão Linear: Definição e aplicações das retas de regressão linear. Definição de variável explanatória (y; dependente) e variável resposta (x; independente). Definição e cálculo da equação de Reta de Regressão (Método dos Mínimos Quadrados). Interpretação de resultados de regressão linear.

Probabilidade Condicional: Definição de eventos e tipos de eventos. Definição de probabilidade. Definição e cálculo de probabilidade condicional. Definição de variável aleatória. Diferença entre variável aleatória discreta e contínua.

Distribuição de Probabilidade: Conceito de Distribuição de probabilidade (x, P(x)). Diferença entre Distribuição discreta e contínua de probabilidade. Histograma de Probabilidades. Cálculo de média e desvio padrão em distribuições de probabilidade.

Distribuição Normal: Definição, características e representação gráfica de uma distribuição normal. Relação entre a distribuição normal e a média e a variância em uma população de dados. Distribuição Normal Padronizada e determinação da variável aleatória Z. Uso da Tabela de distribuição Normal Padronizada (Tabela “Z”).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com