TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ansiolitico

Por:   •  5/11/2015  •  Artigo  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 2

ANSIOLÍTICOS: USOS E CONSEQUENCIAS

Os ansiolíticos são os fármacos mais comercializados no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) no ano de 2014. Entre eles, os mais utilizados são: diazepam, bromazepam e alprazolam.

Os ansiolíticos são popularmente conhecidos como remédios controlados ou faixa preta. Uma de suas funções é atuar sobre a ansiedade, mas também agem sobre o sono. Entre as formas disponíveis no mercado para administração estão as de via oral (cápsulas e comprimidos) e injetável. Todo o controle, desde a prescrição até a dispensação, desses medicamentos é regulado por uma legislação específica, já que podem causar dependência química e psíquica.

O uso irregular desses medicamentos é uma preocupação constante das agências reguladores e dos profissionais de saúde, pois muitas pessoas tendem a utilizá-los em situações desnecessárias, ao invés de modificar alguns hábitos de vida para resolvê-las, como dificuldade para dormir, estresse e tensão dia-a-dia. Muitas vezes, a prática de exercícios físicos ou qualquer atividade relaxante pode solucionar esses problemas, sem a necessidade de medicamentos.

Quando são utilizados continuamente, os ansiolíticos, além da dependência, podem desencadear efeitos colaterais prejudiciais à qualidade de vida e à saúde do indivíduo. Alguns exemplos negativos de seu uso prolongado são: depressão, tolerância (o que leva a aumentos de dose frequentes e associações com outros medicamentos), má qualidade de sono, falta de energia, cansaço, desinteresse sexual, déficit de memória recente e incapacidade de concentração.

Outro ponto importante sobre esse grupo de fármacos é que, como todo medicamento, não devem ser combinados com a ingestão de bebidas alcóolicas, pois podem levar o usuário ao coma, além de dificultar o processo de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e funções psicomotoras.

O acompanhamento por profissionais qualificados é de extrema importância para tratamentos com ansiolíticos. O profissional farmacêutico, mesmo não podendo prescrever esse tipo de medicamento, deve conhecê-los muito bem, assim como seus efeitos colaterais, interações, doses, contraindicações, para orientar e prevenir complicações, melhorando a qualidade de vida dos usuários e promovendo saúde.

Ana Carolina Ferreira

Maicon Douglas

Curso de Farmácia

Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos- UNIFEB

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com