TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtornos Ansiosos E Ansiolíticos

Ensaios: Transtornos Ansiosos E Ansiolíticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 9

Transtornos Ansiosos e Ansiolíticos

Atividades de Fixação

 1) Quando a ansiedade é um transtorno ansioso?

 2) Qual é a diferença entre depressão maior e transtornos ansiosos?

 3) Como se deve ser a escolha de um Benzodiazepínico, para o transtorno de ansiedade?

Quando a ansiedade é um Transtorno Ansioso?

 A ansiedade é uma emoção normal em circunstâncias de ameaça e é considerada como fazendo parte da reação de sobrevivência evolutiva de “luta ou fuga”.

 A ideia da ansiedade como transtorno psiquiátrico está evoluindo rapidamente: Caracteriza-se pelo conceito de sintomas centrais de medo e preocupação excessivos em comparação à depressão maior, que é caracterizada por sintomas centrais de humor deprimido ou perda de interesse.

 O ansioso sente um medo, apreensão e tensão constante, além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa estar reagindo à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, etc.

 Mas, existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional, nenhum acontecimento estressante.

 Nesses casos sem razão aparente, os sintomas da ansiedade surgem espontaneamente, muitas vezes sob a forma de ataques de ansiedade, ataques de pânico, fobias, transtorno obsessivos, somatizações e doenças psicossomáticas.

Transtorno de Ansiedade Generalizada-TAG

 Incluem sintomas centrais de ansiedade generalizada e preocupação, assim como os de ativação aumentada, fadiga, dificuldade de concentração, problemas de sono, irritabilidade e tensão muscular.

 Observação: Muitos desses sintomas, estão presentes também em outros transtornos ansiosos.

 Exemplo: A pessoa está continuadamente desesperada, aflita, assustada e inquieta, sempre achando que alguma coisa de mal vai pode acontecer com ela, com seus filhos, entre outros.

Transtorno de Pânico

 Incluem sintomas nucleares de ansiedade antecipatória e preocupação relativa aos ataques de pânico; os sintomas associados são os próprios ataques de pânico inesperados e evitação fóbica ou outras alterações de comportamento associadas ao temor dos ataques de pânico.

 Exemplo: a pessoa tem crises onde começa a apresentar um pavor exagerado de passar mal, perder o controle, morrer de repente, não poder ser socorrido, enfim, medo de sofrer alguma coisa grave que se manifesta em determinadas situações. Essas crises normalmente são acompanhadas de palpitação, sudorese e mal-estar, etc.

Transtorno de Ansiedade Social

 Incluem sintomas nucleares ansiedade ou medo em relação ao desempenho social, somados à preocupação quanto à exposição social;

 São sintomas associados a ataques de pânico previsíveis e esperados em determinadas situações sociais, bem como a evitação fóbica dessas situações.

 Exemplo: Medo de sair de casa e ficar em público, medo de ser ridicularizado em público, e outras.

Transtorno de estresse Pós-Traumático-TEPT

 Incluem os sintomas nucleares da ansiedade enquanto o evento traumático está sendo revivido, assim como preocupação quanto a ter outros sintomas do TEPT, como aumento da ativação e respostas de sobressalto, dificuldades de sono, incluindo pesadelos, e comportamentos de evitação.

 Exemplo: Pode aparecer logo após a pessoa ter sofrido um trauma e persistir até 6 meses depois. A pessoa passa a reviver o trauma repetitivamente, ter insônia, pesadelos, dificuldade para se concentrar, entre outros sintomas.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo-TOC

 Incluem sintomas nucleares de ansiedade, que desencadeia obsessões e compulsões na tentativa de reduzir a preocupação, assim como as próprias obsessões, que podem ser vistas como um tipo de preocupação;

 As compulsões são características-chaves associadas.

 Exemplo: A pessoa é invadida por pensamentos torturantes, exigentes, absurdos e desagradáveis, conseqüentemente ela repete várias vezes o mesmo ato impulsivamente para tentar aliviar-se dos pensamentos. É o caso das pessoas que conferem várias vezes se fecharam o gás do fogão, a porta da casa, são pessoas que lavam as mãos várias vezes e continuam achando que as mãos ainda estão sujas, pessoas que se preocupam exageradamente com a simetria das coisas, etc.

Qual é a diferença entre depressão maior e transtornos ansiosos?

 Embora os sintomas centrais dos transtornos ansiosos (ansiedade e preocupação) difiram dos sintomas centrais da depressão maior (perda de interesse e humor deprimido), há superposição considerável entre os demais sintomas associados a estes transtornos.

Superposição dos sintomas nos subtipos de transtornos ansiosos

 Embora haja critérios diferentes para diferentes transtornos ansiosos, considera-se que todos tenham sintomas superpostos de ansiedade/medo associados com preocupação.

 Preocupação é o segundo sintoma central compartilhado por todo o espectro dos transtornos de ansiedade;

 Estes sintomas está hipoteticamente ligado ao funcionamento das alças corticoestriadas-talâmicas-corticais (CSTC): “Alça de Preocupação”;

 Veremos que o que diferencia um transtorno ansioso de outro pode não ser a localização anatômica ou neurotransmissores que regulam o medo e a preocupação, mas a natureza específica da disfunção nesses mesmos circuitos nos diversos transtornos de ansiedade.

Explicando Melhor

 No transtorno de ansiedade generalizada, a disfunção na amígdala e nas alças CSTC pode ser persistente e sem remissão, porém sem gravidade;

 No transtorno do pânico a disfunção pode ser intermitente, mas catastrófica e inesperada;

 Na ansiedade social a disfunção pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com