TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análises Clínicas

Por:   •  16/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.227 Palavras (13 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 13

CEPRN – CENTRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DO RIO

GRANDE DO NORTE

CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLINÍCAS

GELDELANE FERNANDES DA SILVA

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS

NATAL/RN

2014

GELDELANE FERNANDES DA SILVA

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS

                                                                                         

Relatório de Conclusão de curso apresentado ao Curso Técnico de Análises Clínicas do Centro de Ensino Profissionalizante do Rio Grande do Norte, como requisito para á obtenção do título de Técnico em Análises Clínicas.

NATAL/RN

2014

AGRADECIMENTOS

A Deus por ter me dado saúde e força para superar as Dificuldades.

A instituição CEPRN, pela oportunidade de fazer o curso.

A minha Orientadora Vanessa Kelly, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube, pelas suas correções e incentivos.

Agradeço а todos os professores por me proporcionar о conhecimento não apenas racional, mas а manifestação do caráter е afetividade da educação no processo de formação profissional, por tanto que se dedicaram а mim, não somente por terem me ensinado, mas por terem me feito aprender. А palavra mestre, nunca fará justiça aos professores dedicados aos quais sem nominar terão os meus eternos agradecimentos.

Agradeço a minha mãe Jailma Fernandes da Silva, heroína que me deu apoio, incentivo nas horas mais difíceis, de desanimo e cansaço.

Obrigada minhas irmãs е sobrinho, que nos momentos de minha ausência dedicados ao estudo, sempre fizeram entender que о futuro é feito а partir da constante dedicação no presente!

Obrigada Primos е tias pela contribuição valiosa.

A todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, о meu muito obrigado.

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO        

2   CENTRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DO RN        

2.1 RAMIFICAÇÕES DAS ANÁLISES CLÍNICAS        

2.2 COMPETÊNCIAS DO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS        

2.3 MERCADO DE TRABALHO        

3  ESTÁGIO SUPERVISIONADO        

4  CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

1  INTRODUÇÃO

As Análises Clínicas apresentou seu desenvolvimento juntamente com a medicina, não como um serviço de apoio nos moldes de hoje, mais sim, como uma atividade estritamente experimental, com o objetivo da descoberta de algo novo ou desconhecida, não direcionando sua atividade com fins diagnósticos.

Os laboratórios foram crescendo em numero e tamanho. Logo ficou claro que existia a necessidade de educar trabalhadores de laboratório, definir as exigências educacionais e identificar os profissionais treinados.

As Análises Clínicas podem ser rastreadas através de vários séculos. Escritos em papiros de 1000 AC já fazia descrição de parasitas intestinais, um precoce exemplo de Parasitologia. Nos tempos medievais, médicos hindus faziam Uroanálises empíricas quando observavam que algumas urinas tinham um sabor adocicado e atraiam formigas. Com a Invenção do microscópio e a melhoria no século XVII, o estudo de espécimes vivos progrediu da simples observação visual para a observação microscópica.

A Tecnologia para exames de laboratório tem-se tornado cada vez mais complexa. Os exames de laboratório tem agora um papel essencial na medicina.  A Tecnologia de hoje nos permite um nível de cuidados á saúde apenas imaginados há poucos anos atrás. O campo está constantemente em mudança e se ampliando como resposta as novas tecnologias, novas leis federais e mudanças nas necessidades dos serviços de saúde.

O Intuito do Presente relatório é descrever de forma contextualizada a prática vivenciada no estágio, conceituando métodos, relatando a experiência vivenciada, Atividades desenvolvidas e Explicando importância do estágio para o desenvolvimento profissional e acadêmico.

O estágio foi realizado no HEMOLAB, Laboratório de Hematologia e Análises Clínicas no período de 10 de Setembro de 2013 á 10 de Março de 2014, no horário de 06h30mim ás 11h30mim de segunda a sábado.

2   CENTRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DO RN

O centro de ensino profissionalizante do Rio Grande do Norte se encontra como formadora de profissionais técnicos. Sua finalidade é capacitar e habilitar profissionais da área da saúde. O CEPRN acompanha o avanço em tecnologia e ciência mantendo cursos profissionalizantes em vários níveis, Além de levar o aluno a vivenciar a prática no âmbito profissional.

Os cursos oferecidos pela instituição são: Técnico em radiologia médica, Técnico em análises clínica, Técnico em saúde bucal, Técnico em segurança do trabalho, Técnico em enfermagem, Técnico em estética e Técnico em imobilização ortopédica, Além de cursos para capacitação como cuidador de idosos, curso de inglês e informática básica.

O CEPRN tem como missão formar e orientar profissionais no campo da ciência e do conhecimento e promover um ensino de qualidade e responsabilidade social, participar ativamente do desenvolvimento sócio econômico local e regional, por meio da formação de profissionais de nível técnicos com capacidade criadora, espírito científico e atitude transformadora do seu meio. Como instituição particular é: educar, produzir e disseminar o saber universal, contribuir para o desenvolvimento humano, comprometendo-se com a justiça social, a democracia e a cidadania.

A Instituição hoje é a maior referência no estado do Rio Grande do Norte em ensino de qualidade na área da saúde, Além de obedecer às exigências do padrão de qualidade, equipamentos modernizados, professores qualificados, desenvolvimento da prática especifica e atendimento de elevada qualidade.

2.1 RAMIFICAÇÕES DAS ANÁLISES CLÍNICAS

As Análises clínicas são classificadas em seis setores: Hematologia, Bioquímica, Imunologia, Microbiologia, Uroanálises e Parasitologia.

O setor de Parasitologia estuda os parasitas causadores de doenças nos seres humanos esta ciência tem como objetivo tratar os sintomas provocados por parasitas, desenvolver o tratamento contra os parasitas e criar métodos de profilaxia das doenças causadas pelos parasitas em seres humanos e animais. Deve-se fazer coleta das fezes em dias alternados, pote de boca larga contendo conservante e fornecido pelo laboratório. O profissional técnico deve passar todas as informações cabíveis ao paciente para realização do exame.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com