TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características próprias da pele neonatal e infantil

Por:   •  24/6/2017  •  Seminário  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

1- Devido as caracteristicas próprias da pele neonatal e infantil, os produtos cosméticos destinados a sua higiene e proteção requerem cuidado especial na sua formulação. Sejam excluidos todos os ingredientes que possam constituir potencial agressão cutânea.

Na higiene do bebê e da criança, também devem ser cuidadosamente vitados produtos que contenham perfumes e corants (pelo risco de dermatite de contato), além de aditivos que simulem cores e aromas apetitosos de fruta doces, uma vez que estimulam a ingestão dos cosméticos.

2- Muitos produtos direcionados ao uso infantil têm substâncias potencialmente tóxicas e prejudiciais à pele dos RNs. Embora a pele do RN, sendo imatura, seja relativamente impermeável ao álcool, este pode causar necrose hemorrágica nos RNs prematuros, quando usado como tópico antisséptico na pele ocluída.

Clorexedine puro a 0,5% é um agente tópico antisséptico eficaz e é considerado uma alternativa mais segura, quando não associado ao álcool. O emprego de soluções iodadas na pele do neonato pode resultar em sobrecarga significativa de iodo e um grave e transitório hipotireoidismo. A prilocaína, componente de anestésico tópico, pode causar meta-hemoglobinemia, quando aplicada em superdosagem. Tetracaína pode causar dermatite de contato nos RNs prematuros. O propilenoglicol, ingrediente de muitos emolientes, pode causar ardência e irritação cutânea, especialmente, se utilizado em uma concentração maior do que 5%.

Outros ingredientes também devem ser evitados em RNs, lactentes e crianças, como: Sódio lauril sulfato (SLS), sódio laureth sulfato (SLES) e amônio laureth sulfato, metilisotiazolina e parabenos.

3- Segundo a RDC 38, de 2001 para garantir a segurança e eficacia do produtos para uso infantil é necessario os seguintes testes:

A empresa interessada no registro deste tipo de produto deverá, obrigatoriamente, apresentar por ocasião do pedido:

• Teste de irritabilidade de mucosa oral do produto, por tonalidade;

• Teste de sensibilização dérmica, por tonalidade;

• Teste de toxicidade oral, por tonalidade;

Disponível em: http://www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br/index.php/download/category/126-cosmeticos?download=994:resolucao-rdc-n-38-2001-regulamento-tecnico-para-cosmeticos-de-uso-infantil

4- Os dizeres de rotulagem para produtos cosméticos infantis são importantes por que dão os consumidor a garantia de aquisição de produtos seguros e de qualidade.

5- As figuras, imagens e desenhos utilizados na rotulagem do produto infantil e ou material de propaganda devem seguir as seguintes exigencias:

• As figuras, imagens ou desenhos constantes do rótulo, embalagens e material promocional não deverão induzir sua utilização por crianças de idade inferior à indicada.

• Além dos itens específicos constantes desta norma, o produto deverá atender a todos os requisitos previstos para registro de produto de Grau 2, estabelecidos pela Legislação Sanitária vigente.

Disponível em: http://www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br/index.php/download/category/126-cosmeticos?download=994:resolucao-rdc-n-38-2001-regulamento-tecnico-para-cosmeticos-de-uso-infantil

6- Cosméticos: Cosméticos são os Produtos de Higiene Pessoal, bem como os próprios Cosméticos e Perfumes, são preparações constituídas por substâncias naturais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com