TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Farmácia Clinica

Por:   •  9/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Quais são as principais responsabilidades e funções de um farmacêutico clínico em um ambiente de assistência à saúde, e como essas atividades contribuem para a promoção da segurança do paciente e otimização do uso de medicamentos?

  1. Segundo a Resolução nº 585, de 29 de agosto de 2013, que regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e dá outras providências, assinale a alternativa correta.
  1. Cabe ao farmacêutico participar do planejamento e da avaliação da farmacoterapia, para que o paciente utilize de forma segura os medicamentos de que necessita, nas doses, frequência, horários, vias de administração e duração adequados, contribuindo para que tenha condições de realizar o tratamento e alcançar os objetivos terapêuticos.
  1. É vedada ao farmacêutico a solicitação de exames laboratoriais, no âmbito de sua competência profissional, com a finalidade de monitorar os resultados da farmacoterapia.
  1. É vedado ao farmacêutico avaliar resultados de exames clínico-laboratoriais do paciente como instrumento para individualização da farmacoterapia.
  1. Cabe ao farmacêutico, com supervisão e anuência médica, elaborar o plano de cuidado farmacêutico do paciente.
  1. Cabe ao farmacêutico fazer a evolução farmacêutica e registrá-la no prontuário do paciente após o consentimento médico e da equipe de enfermagem do referido registro.
  1. Em muitos países, o papel do farmacêutico está evoluindo, permitindo-lhes assumir um papel mais ativo na assistência à saúde, incluindo a prescrição de medicamentos em certas circunstâncias. Qual das seguintes afirmações descreve com precisão a complexidade da prescrição farmacêutica?
  1. Os farmacêuticos podem prescrever uma ampla gama de medicamentos em todos os estados e países, sem restrições, desde que tenham treinamento adequado.
  1. A prescrição farmacêutica é estritamente limitada a medicamentos de venda livre e não envolve diagnóstico ou tratamento de doenças.
  1. A capacidade de prescrição farmacêutica varia amplamente de acordo com as leis e regulamentações em diferentes jurisdições, e os farmacêuticos

devem cumprir requisitos específicos de treinamento e colaboração interprofissional.

  1. Os farmacêuticos têm autorização para prescrever medicamentos apenas em ambientes hospitalares e clínicas, mas não em farmácias comunitárias.

  1. A prescrição farmacêutica é uma prática recente e não tem respaldo nas normas éticas e legais da profissão farmacêutica.
  1. Qual diferença entre efeito colateral, efeito adverso e reação adversa?
  1. Em um ambiente de atenção farmacêutica, um paciente chega à farmácia com uma prescrição médica para um medicamento específico. Durante a consulta, o farmacêutico percebe que o paciente está tomando outros medicamentos para condições crônicas, como diabetes e hipertensão. Qual é a abordagem mais apropriada em termos de atenção farmacêutica?
  1. Dispensar o medicamento conforme a prescrição médica, pois o farmacêutico não deve interferir nas prescrições médicas.
  1. Perguntar ao paciente se ele deseja informações sobre o medicamento, mas não investigar ou aconselhar sobre possíveis interações medicamentosas.
  1. Realizar uma revisão da medicação do paciente, discutir potenciais interações medicamentosas e aconselhar o paciente sobre como tomar os medicamentos de forma segura e eficaz.
  1. Encaminhar o paciente de volta ao médico para uma nova prescrição, alegando preocupações com possíveis interações medicamentosas.
  1. Ignorar as condições médicas crônicas do paciente, já que a prescrição atual não se relaciona com essas condições.
  1. Qual é o papel do farmacêutico nas fases de anamnese farmacêutica, interpretação de dados e processos de orientação no seguimento farmacoterapêutico, e como essas etapas contribuem para a melhoria do uso de medicamentos e a segurança do paciente?
  1. Quais os principais dados para se coletar em uma consulta farmaceutica.
  1. Como o "Pharmacist Workup of Drug Therapy (PWDT)" pode beneficiar os pacientes e melhorar a qualidade da assistência farmacêutica? Quais são os principais passos envolvidos no PWDT e como os farmacêuticos desempenham um papel fundamental no gerenciamento eficaz da terapia medicamentosa dos pacientes?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com