TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas

Por:   •  28/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Unidade Diamantina – MG

Faculdade Interdisciplinar em Humanidades – FIH

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas

Avaliação I

Disciplina: Estética

Docente: Atanásio Mykonios

Discente: Marina Victória Santos Cruz

Diamantina, 18 de dezembro de 2018.

A experiência estética (princípio da perfeição) começa em consequência das formas, em um mundo real que se perpetua a partir de nossos sentimentos. Esse mundo real busca a estabilidade nas formas (que são perfeitas para um eu subjetivo) e essas formas são desenhadas no pensamento ao longo do desenvolvimento humano.

Além disso, temos o olhar, o qual transforma essas formas em algo agradável e harmonioso, sendo totalmente voltado para o pensamento, para que dessa forma possa se manifestar. Assim, temos a beleza como se tornando sagrada, uma vez que é preciso revivê-la.

Não obstante disso, temos o condicionamento de certos pensamentos os quais recebem a atribuição e se estabelecem como “perfeito” e assim, não se permite mudar. Determina-se a isso como o “meu jeito”.

Por outro lado, na perspectiva da paixão discorre-se acerca de sua conceituação; é definida como a manifestação do fenômeno da projeção. Isso significa que o indivíduo projeta suas idealizações no outro, o qual se denomina parceiro.

A paixão sendo um sentimento humano muito forte no quesito de atração, se encontra na dimensão psíquica/reativa sucedendo a possível afirmação de um valor adentrado em uma experiência de intimidade. A qual se conceitua, segundo Erikson, como a capacidade de comprometer-se e estabelecer vínculos significativos com o outro, não descartando ainda a possibilidade de se perder.

Tendo em vista os fatores contribuintes para a conceituação acima, elabora-se então a relação possível estabelecida entre a experiência estética e a paixão. Decorrendo-se das formas, essa experiência sustenta os sentimentos humanos e desse modo incluímos a paixão.

Como referido anteriormente, a paixão se baseia na projeção, e ao entender essa significância, nota-se que quando os indivíduos se apaixonam, são atraídos pela idealização que se faz do outro e não necessariamente pela pessoa como ela é efetivamente.

Considerações finais:

A experiência estética é uma das formas pelas quais nos colocamos no mundo, através de construções sociais e também da capacidade plástica de resposta. Dessa forma temos a aplicação de sentidos às coisas vitais, por via das quais a paixão está devidamente incluída, estabelecendo harmonia e equilíbrio.

Ademais, essa experiência se atribui a partir dos fatos em contra posição com as formas as quais provocam os sentimentos, vulgo intrinsicamente a paixão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (177.8 Kb)   docx (189.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com