TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia Transporte e Inovação

Por:   •  4/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal de Alfenas[pic 1]

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia

Transporte e Inovação

Período de execução: 02/2020 – 8/2020

        

Lucas Quintiliano

Marcos Rocha

Pedro Henrique De Souza Mendes

Wallison Silva Costa

Projeto de Pesquisa submetido ao Comitê Especial de Pesquisa da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG).

Área de pesquisa: 6.03.00.00-0

Orientador: Prof. Dr. Jackson Wilke da Cruz Souza

Varginha

2019


Resumo: Nos dias atuais, a cidade de Varginha, está vivendo uma inovação, em relação ao transporte, pois agora não é só o transporte coletivo, a nova modalidade é o compartilhado, caracteriza pelo fato, de compartilhar caronas através de aplicativos de celulares, além de facilitar no dia a dia, o custo benefício é melhor. E com esse projeto buscamos investigar a aplicabilidade dessa novidade. E analisar se a população aprova essa nova modalidade.

Palavras-chave: Inovação, Transporte compartilhado, Facilidade, Custo benefício.

  1. Introdução

Esse projeto tem o interesse de investigar a aplicabilidade do transporte compartilhado na cidade de Varginha – MG, essa inovação tem semelhança com o serviço de taxi, porém existem diferenças, pois ele envolve a tecnologia, a internet e os celulares modernos de hoje em dia. Antigamente quando as pessoas precisavam de um transporte, ele acontecia de duas maneiras, uma delas era através do transporte público, conhecido como coletivo, a outra era através do taxi, um transporte individual e privado. Hoje fico mais fácil, com avanço da tecnologia, e a necessidade da sociedade, surgiram os serviços de “carona remunerada” que facilita o dia a dia das pessoas em relação a locomoção, essa novidade traz consigo, rapidez, confiabilidade, praticidade e um melhor custo benefício.  

  1. Problemas, hipóteses e perguntas

Para esse projeto levantamos perguntas para que diante delas possamos desenvolver esse projeto. E com isso devemos nos questionar para entender, o porquê do surgimento dessa novidade na cidade? A resposta é simples, é para agilizar a locomoção das pessoas, com qualidade e melhor custo benefício. A partir disso vamos analisar alguns problemas comuns na cidade em relação ao transporte público, todos os dias milhares de pessoas dependem do coletivo para si locomover, cada um com sua necessidade, com isso vários problemas são observados pelo público que utiliza desse transporte, os mais frequentes são, os atrasos constantes, o fato de esta sempre lotado e falta de ônibus para determinados destinos.

  1. Justificativa

Esse projeto é de grande importância, pois ele serve também de incentivo para a sociedade que ainda não utiliza esses aplicativos inovadores, além disso esse projeto pode informar como funciona essa novidade, E apontar suas qualidades. Com isso haverá uma certa competição com o transporte público, pois é um serviço que a prefeitura oferece, porém, é terceirizado, com essa disputa a população tende a ganhar pois ambos os tipos de transportes irão sempre buscar oferecer preços melhores. A implementação desse projeto de pesquisa, faz com que ambas as partes ganhem com isso, pois através da opinião da população poderá haver as devidas melhorias.

  1. Objetivos

Com essa pesquisa temos o objetivo de analisar a opinião da população em relação a essa inovação, não só a população que utiliza, mas, também os motoristas que prestam serviço para esses aplicativos, no intuito de medir a qualidade da chamada “carona remunerada”, e saber si realmente vale a pena, em relação ao custo benefício, a praticidade, a rapidez, entre outros fatores.

Além de tudo, queremos descobrir o porquê as pessoas optam por aplicativos invés dos transportes coletivos, e descobrir o porquê essas inovações não atingem as pessoas de mais idade, já que que esse tipo de transporte compartilhado facilita e muito a visa de quem utiliza.

  1. Referencial teórico

Para realizar essa pesquisa, foi feito um estudo em dois textos que em seu geral, se trata de transporte urbano e economia compartilhada, essas duas coisas andam juntas quando si trata dessa novidade que é o transporte compartilhado. Pois partindo do princípio, analisando a inovação podemos ver que tem tudo a ver com a economia compartilhada, segundo os autores Francisco Schertel Mendes e Frederico Meinberg Ceroy, É da natureza humana compartilhar bens e serviços. A partir disso, fazendo uma reflexão podemos concorda com essa afirmação, pois a inovação si baseia nela, a exemplo de aplicativos como a Uber e o 99, vemos explicitamente o compartilhamento de serviços, pois a novidade consiste em uma pessoa, que tenha um carro de passeio, prestar o serviço e compartilhar seu carro, através do aplicativo para fazer o transporte de pessoas que o solicite através do mesmo aplicativo, Com isso ocorre a chamada economia compartilhada. Ao analisar o outro texto, da autora Verônica Pierre Costa, No qual ela introduz a ideia que, o surgimento e a constante atualização das tecnologias que envolvem o uso da internet causam a revoluções no mundo corporativo. Verifica se que a afirmação faz todo o sentido com a inovação que vem ocorrendo, ou seja, a entrada desses aplicativos na sociedade, causou uma grande revolução tanto no mundo corporativo, para gerir tais coisas, e a revolução foi ainda maior no ramo do transporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (292.4 Kb)   docx (88.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com