TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Por:   •  25/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Maranhão

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Desenho para Engenharia

Prof: Ana Beatriz

Memorial analítico

Cimark G. Sandes Filho

                                                                 Francisco das Chagas Corrêa              

São Luís-MA

2017

Resumo

        

Este trabalho encontra-se atrelado à avaliação sintética dos aspectos positivos e negativos das diferentes alternativas encontradas para construção das edificações planejadas, sendo elas: Bloco único, Paralelos, Pátio interno e modelo alternativo, respeitando todos os critérios exigidos.

Edificação de bloco único:

Aspecto Positivo: Respeitaram-se todos os critérios estabelecidos para a ocupação do terreno, como: Taxa de ocupação de 60%, Coeficiente de aproveitamento igual à 2, e os afastamentos em relação às ruas e avenida . Além disso, a área ocupada por pavimento, que foi de 730 m², realidade a qual propiciou uma quantidade de significativa por andar onde o térreo ficou com 4  e os 14 seguintes com  10 apartamentos.

        Aspecto Negativo: Em busca de uma área simétrica entre os apartamentos em cada pavimento, além de uma quantidade significativa dos mesmos, ocorreu de forma não tão significativa diferença entre tais, em relação à ventilação e iluminação. Pois os apartamentos que estarão nos extremos de cada andar terão ma oportunidade de ter mais iluminação e ventilação, pelo simples fato de terem mais oportunidade se construírem janelas.

Divisão da utilização do solo:

As taxas e coeficientes urbanísticos que foram considerados:  

Taxa de ocupação (TO) = 60%

Coeficiente de aproveitamento (CA) = 2

Área vertical: 12800m²

Quadra de 6400m²: Formato quadrangular com 80 metros de cada lado.

Área utilizada para a edificação: 765 m², assim propiciaram a utilização de 15 andares, além de usar apenas 20% da taxa de ocupação. Onde essa área foi divida em seguinte aspecto; dois quadriláteros, um composto por 40 metros por 16,25 metros e o outro, destinado para circulação vertical, de 7 metros por 5 metros.

Edificação em paralelo:                

        Aspecto Positivo: Assim, como a edificação anterior, foi respeitada dos os condicionantes estabelecidos para a elaboração do projeto. Onde, focou-se em primordial importância uma universalização da ventilação e iluminação de forma igualitária para todos os apartamentos. Foram desenvolvidos 12 blocos, com 3 andares onde cada andar possui 4 apartamentos.        

        Aspecto Negativo: Devido à correspondência de todos os critérios exigidos, como: Taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento, distância entre os blocos, além de propiciar de forma universal entre os apartamentos iluminação e ventilação, “acredita-se’ em primeiro momento, que não há aspectos negativos a serem citados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com