TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bacharelado Interdisciplinar Em Ciência E Tecnologia

Por:   •  8/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  6.007 Palavras (25 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS-CCET

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Prof. Dr. Márcio Aurélio Pinheiro Almeida

EXPERIMENTO VI: REATIVIDADE DOS METAIS E REAÇÕES QUÍMICAS

CAIO REIS BATISTA   MATRÍCULA 202002599

DANIEL CAMPOS GALDEZ MONTEIRO MATRÍCULA 202002623

JOÃO PEDRO SANTOS DE SOUSA MATRÍCULA 2021061834

MYKAEL LEVY CORREA DE JESUS MATRÍCULA  202168906

SÃO LUÍS-MA

05.06.2023

RESUMO

O experimento realizado consistiu em uma série de reações químicas conduzidas em diferentes recipientes de laboratório. Inicialmente, uma estante foi preparada com seis soluções de H2SO4(ácido sulfúrico), e em cada tubo de ensaio, foram adicionados metais granulados variados disponíveis no laboratório, com o objetivo de observar as reações resultantes e investigar as interações entre esses metais e o ácido sulfúrico. Em seguida, foram realizadas reações em cinco tubos de ensaio, utilizando diferentes substâncias presentes no laboratório, com combinações específicas de soluções preparadas. As reações subsequentes foram observadas e registradas. Outra etapa do experimento envolveu a reação entre o composto FeCl3 (e a solução de KSCN(tiocionato de potássio), utilizando dois tubos de ensaio separados, para verificar os possíveis produtos formados. Por fim, foi conduzida uma reação em um béquer, onde uma solução de H2SO4 foi combinada com fenolftaleína e, em seguida, adicionou-se NaOH(hidróxido de sódio). As observações foram feitas durante o experimento, e mais NaOH foi adicionado posteriormente para investigar as alterações quantitativas no meio reacional.

Palavras-chave: reações químicas, soluções, metais.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS        5

2.1.        Procedimento experimental VI-A        6

2.2.        Procedimento experimental VI-B        6

2.3.        Procedimento experimental VI-C        6

2.4.        Procedimento experimental VI-D        7

3.        MATERIAIS E REAGENTES        7

4.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        7

4.1.        Resultados do experimento VI-A        7

4.2.        Resultados do experimento VI-B        10

4.3.        Resultados do experimento VI-C        14

4.4.        Resultados do experimento VI-D        16

4.5.        Tratamento de compostos solúveis de Fe2+, Zn2+ e Cu2+ para minimizar a geração de resíduos no meio ambiente.        16

5.        CONCLUSÃO        18

6.        REFERÊNCIAS        20

  1. INTRODUÇÃO

As reações químicas são transformações que ocorrem quando substâncias interagem entre si, o que resulta em novos produtos com propriedades diferentes das substâncias iniciais. Tais transformações envolvem a quebra e formação de ligações químicas, para que então altere-se a estrutura e a composição das substâncias envolvidas. A compreensão das reações químicas é fundamental para diversos campos da ciência, como a química, bioquímica, farmacologia, entre outros, uma vez que contribui para o avanço tecnológico e o desenvolvimento de novos materiais e medicamentos (HELMENSTINE, 2019).

No que diz respeito às leis de Lavoisier e Proust, elas fornecem fundamentos importantes para a compreensão do funcionamento das reações químicas. A lei da conservação de massas, proposta por Antoine Lavoisier, estabelece que a massa total dos reagentes em uma reação química é igual à massa total dos produtos formados, ou seja, não há criação ou destruição de matéria durante uma reação, apenas um rearranjo dos átomos. Já a lei das proporções constantes, proposta por Joseph Louis Proust, afirma que as substâncias reagem entre si em proporções fixas e definidas em termos de massa (KOTZ; TREICHEL, 2006, p.125).

Existem diferentes tipos de reações químicas, cada uma caracterizada por seu mecanismo específico e pela natureza das substâncias envolvidas. Os principais tipos incluem a adição, a decomposição, a simples troca, e a dupla troca. De acordo com MOORE (2016), a reação de adição ocorre quando dois ou mais reagentes se combinam para formar um único produto. Um exemplo clássico é a queima de carvão,

 𝐶(𝑠) + 𝑂 (1) 2 (𝑔) → 𝐶𝑂2 (𝑔) ,                                                             (1)

 na qual o carbono reage com o oxigênio para formar dióxido de carbono. Em contrapartida à reação supracitada, existe a decomposição, que ocorre quando uma substância se decompõe em duas ou mais substâncias diferentes. A decomposição da água oxigenada em água e oxigênio

2 𝐻 (2) 2 0 2 (𝑙) → 2𝐻 2 𝑂(𝑙) + 𝑂2 (𝑔)                                                 (2)

é um exemplo desse tipo de interação química. A simples troca, também conhecida como reação de substituição, ocorre quando um elemento substitui outro em um composto. Um exemplo comum é a reação de deslocamento, na qual um metal mais reativo substitui um metal menos reativo em um composto. Por exemplo, ao mergulhar-se uma peça de zinco em uma solução de sulfato de cobre (II), o zinco deslocará o cobre, como demonstrado pela equação:

Zn(s) + CuSO4(aq) → ZnSO4(aq) + Cu(s)                                         (3)

 (MOORE, 2016). Por fim, na reação de dupla troca, há a troca de íons entre dois compostos diferentes. Um exemplo clássico é a reação de neutralização, o processo químico no qual os íons hidrônio do ácido e os íons hidróxido da base combinam-se, e, como consequência, formam sal e água (MOORE, 2016). O teste da fenolftaleína, um indicador ácido-base que muda de cor, é amplamente empregado para demonstrar esse tipo de reação. Quando adicionada a uma solução ácida, a fenolftaleína permanece incolor, no entanto, após adicionar-se uma base à tal solução, o composto adquire uma coloração rosa, indicando-se, assim, a formação de um meio neutro (VARGAS, 2013)            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (191.2 Kb)   docx (888 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com