TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Por:   •  20/1/2020  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Maranhão- Campus Balsas

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Discente: Samuel Belém

Docente: Prof Mestre Ana Paula

Matéria: Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cidades mais sustentáveis- RESENHA CRÍTICA

Desenvolvimento sustentável é a uma forma das gerações atuais suprirem suas necessidades, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades de gerações futuras, incluindo-se no âmbito social, econômico e ambiental. Essa definição surgiu para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável:

Alcançar o desenvolvimento sustentável na realidade atual não é algo fácil, a maioria das cidades brasileiras não possuem uma mobilidade urbana adequada para atender seus cidadãos. Os baixos índices de saneamento básico (coleta de resíduos sólidos, abastecimento e tratamento de água e coleta de esgoto) refletem bem a situação das cidades no país, propiciando aumentos de doenças de veiculação hídrica, consequentemente elevando os gastos nos órgãos de saúde.

De acordo com a ONU a cada 1 dólar aplicado em saneamento básico, economiza-se 4 dólares em saúde, ou seja, aplicar essa técnica já é algo sustentável. No desenvolvimento sustentável sugere-se qualidade em vez de quantidade, nesse caso recicla seria uma maneira de está economizando matéria-prima pós uma lata de alumínio pode se reciclada várias vezes.

Por causa da agricultura e da industrialização hoje se consome mais matéria-prima do que deveria ser consumido, onde a natureza não tem o tempo suficiente para repor esses recursos que foram consumidos, pois está sendo utilizado em grande escala, nesse caso a reutilização e a reciclagem são meios de economizar esses recursos naturais.  

As 10 cidades mais sustentáveis do Brasil

  1. Curitiba (PR)
  2. Londrina (PR)
  3. João Pessoa (PB)
  4. Extrema (MG)
  5. Santana de Parnaíba (SP)
  6. Paragominas no Pará (PA)
  7. Balneário Camboriu (ES)
  8. Vitória (SC)
  9. Florianópolis (SC)
  10. Santos (SP)

A maioria dessas cidades aplicam em sua mobilidade urbana o conceito de desenvolvimento sustentável, ações que visam reduzir os impactos ambientais que certas atividades causam na geração atual a ponto de promover um ambiente equilibrado para as gerações futuras, como por exemplo, combate os gases do efeito estufa, adições de carrões elétricos, incentivo ao uso do transporte público, diminuindo o trafego urbano e melhorando a mobilidade urbana, incentivo as técnicas de reciclagem e reutilização de resíduos sólidos e entre outras ações.

         A educação ambiental é uma ferramenta muito bem vista, a ponto de promover conscientização ambiental sobre a forma na qual se encontra o meio ambiente, promovendo mudanças no comportamento dos cidadãos a curto, médio e longo prazo.

REFERÊNCIAS 

Disponível em:http://bistroveg.com.br/cidades-sustentaveis/. Acesso em 10/09/2019.

Disponível em :<https://meioambiente.culturamix.com/desenvolvimento-sustentavel/cidades-sustentaveis-no- brasil> .  Acesso em 10/09/2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com