TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Base celular e molecular da medicina

Por:   •  13/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório bases celulares e moleculares da medicina

1. Introdução

1.1 Aminoácidos

   Os α-aminoácidos encontrados em peptídeos e proteínas consistem de um grupo funcional ácido carboxílico (-COOH), um grupo amino (-NH2) e um hidrogênio (-H) ligado ao átomo de carbono-α. Grupos-R (cadeia lateral) distintos, também estão associados ao carbono-alfa. Um aminoácido difere de outro justamente pelo grupo-R (cadeia lateral). Nas moléculas proteicas os aminoácidos se ligam covalentemente, formando longas cadeias não ramificadas, através de ligações peptídicas envolvendo o radical amino (-NH2) de um aminoácido e o radical ácido carboxílico (- COOH) de outro, havendo a liberação de uma molécula de água durante a reação. A união entre dois aminoácidos forma um dipeptídeo, assim como três unem-se formando um tripeptídeo e assim sucessivamente, sendo que a união de vários aminoácidos irá dar origem a uma cadeia polipeptídica. São conhecidos 20 aminoácidos encontrados nas moléculas de proteínas, com sua síntese controlada por mecanismos genéticos, envolvendo a replicação do DNA e transcrição do RNA. A metade dos aminoácidos é sintetizada pelo organismo e vai suprir as necessidades celulares, aqueles que não são sintetizados precisam estar presentes na dieta e são chamados de aminoácidos essenciais e os aminoácidos não essenciais àqueles que são sintetizados no organismo.

1.2 Proteínas

    As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes nas células, formadas pela união de aminoácidos ,e correspondem a cerca de 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, tendo funções fundamentais na lógica celular como a síntese de hormônios e células de defesa, além de função enzimática e condutora.

2. Relatório do experimento

2.1 Ninidrina

Experimentos

Cor antes

Cor depois

Agua(1ml) + Ninidrina (4 gotas)

transparente

transparente

Glicina(20 gotas) + Ninidrina(4 gotas)

Roxo

Roxo

Prolina(20 gotas) + Ninidrina (4 gotas)

Amarelo

Roxo

Alanina(20 gotas) + Ninidrina (4 gotas)

Transparente

Marrom

Albumina(1ml) + Ninidrina (4 gotas)

Branco

Lilás(pastoso)

   O experimento realizado a partir da mistura de ninidrina com os aminoácidos: glicina, prolina e alanina. Comprovou que a ninidrina consegue reagir com os aminoácidos, pois ela alterou as cores dos aminoácidos após a reação. Porém ao reagir com a albumina houve apenas uma pequena pigmentação lilás mostrando que a ninidrina não consegue reagir com proteínas. E a pouca pigmentação lilás se deve ao fato de que ela reagiu apenas com os aminoácidos das cadeias laterais da proteína e não a albumina isolada.

2.2 Biureto

Experimentos

Cor antes

Cor depois

Albumina(1ml) + biureto (20 gotas

Branco

Verde musgo

Agua (1ml) + biureto (20 gotas)

Transparente

Azul claro

Alanina (20 gotas) + biureto (20 gotas)

Transparente

Azul claro

   O experimento realizado a partir da mistura de biureto com o aminoácido alanina teve o mesmo resultado da mistura de biureto com água. Portanto comprovando que o biureto não consegue reagir com aminoácidos. Porém ao com a albumina a cor da mistura se alterou após a reção. Comprovando, portanto que o biureto é capaz de reagir com proteínas.

2.3 Desnaturação

   

Experimento

Cor antes

Cor depois

Albumina(1ml) + Água(1ml) + aquecimento

Amarela

Formação de 2 fases(água e albumina, não solubilizou

Albumina(1ml) + TCA(20 gotas)

Amarela

Branca

Albumina(1ml) + sulfato de zinco(20 gotas)

Amarela

Branca

   O experimento realizado de desnaturação de proteínas teve resultado parecido nas três misturas. Comprovando que o aumento da temperatura, mudança no PH e o contato com metais causa a desnaturação das proteínas

3 Perguntas

3.1 Quais as principais funções no organismo da alanina, prolina e glicina?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com