TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cloreto de Sodio

Por:   •  15/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Cloreto de Sódio - KCl

O cloreto potássio tem como sua formula química KCl, sua massa molar é de 74.551g/mol, tem aparência sólido branco cristalino, é inodoro, tem como densidade 1,98g.cm-3, ponto de fusão de 773 ºC, ponto de ebulição 1500 ºC, solúvel em glicerol e pouco solúvel em álcool. O cloreto de potássio ocorre naturalmente como silvita que é um tipo de mineral muito comum em evaporitos, que é uma rocha sedimentar que apresenta camadas de minerais salinos que se precipitam geralmente por lenta evaporação e vão sendo compactados com o tempo. A Halita é de onde geralmente é extraído o cloreto de potássio. No Brasil outro mineral é explorado, a Silvinita, que é basicamente uma mistura de Silvita (KCl) com Halita (NaCl) e menores proporções de outras espécies minerais. Esses sais costumam ser avermelhados ou rosados especialmente devido a presença de Carnalita, que é um sal hidratado e duplo de magnésio e potássio. 

O cloreto de potássio é utilizado para prevenir ou tratar baixos níveis de potássio no sangue, e estes níveis de potássio podem ser baixos, como resultado de uma doença, como diarréia ou vomito, ou de tomar determinados medicamentos. É empregado também como fertilizante na agricultura e usado em aparatos de respiração de bombeiros.

Em relação ao seu uso biológico pode-se encontrar nas hortaliças como na beterraba e couve-flor, e nas frutas como a banana, damasco, cereja, ameixa, pêssego, que são alimentos ricos em potássio. É um elemento essencial para o crescimento das plantas, sendo um dos três elementos em que os seres humanos consomem em maior quantidade.

REFERÊNCIAS

GIRACCA, Ecila Maria. Cloreto de Potássio. Disponível em:  http://www.agrolink.com.br/fertilizantes/nutrientes_potassio.aspx>

NASCIMENTO, Mariana Martins. Cloreto de Potássio. Disponível em:  http://proqualis.net/sites/proqualis.net/files/000001394ArYtxA.pdf>

SILVA, Andre Luis. Cloretos. Disponível em:  http://www.infoescola.com/quimica/cloretos/>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com