TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DA FRAÇÃO LIPÍDICA EM ALIMENTOS

Por:   •  25/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA- INTA

CURSO: FARMÁCIA

PRATICA: DETERMINAÇÃO DA FRAÇÃO LIPÍDICA EM ALIMENTOS

DISCENTE: MARIA DANIELLE ALMEIDA PINHO

DOCENTE: MÁRCIA FACUNDO ARAGÃO

DISCIPLINA: BROMATOLOGIA

SOBRAL-CE

JUNHO 2016

2 INTRODUÇÃO

Os lipídios são biomoléculas, de natureza orgânica, que possuem como principal característica a insolubilidade em água, sendo solúveis em solventes apolares como o clorofórmio e éter etílico, além de desempenharem grande variedade de funções celulares. Os mesmos são constituídos basicamente de átomos de hidrogênio e carbono, com menor quantidade de outros elementos como oxigênio, nitrogênio e fósforo. Existem três categorias principais de lipídeos biologicamente importantes, baseados na diferenças estruturais: triglicerídeos, fosfolipídeos e esteróis (KRIEG et al.,1996, p.35).

Tipicamente, os lipídios servem como moléculas armazenadoras de energia, geralmente na forma de gordura e óleo, sendo sua diferença está no estado físico sob temperatura ambiente, pois os óleos são líquidos e as gorduras são sólidas, possuindo como componentes majoritários os triglicerídeos, também conhecidos como triacilgliceróis, sendo ésteres de glicerol, que possuem como componentes majoritários os ácidos graxos. Os triacilcliceróis são óleos de vegetais e gorduras de origem animal. Eles incluem substâncias tão comuns quanto o óleo de amendoim, de soja, de milho, de girassol, a manteiga, a banha e o sebo (SOLOMONS & FRYHLE, 2012, p.475).      

A extração de lipídios é uma determinação importante em estudos bioquímicos, fisiológicos e nutricionais dos mais diversos tipos de alimentos e, portanto,deve  ser realizada com acuraria. Tradicionalmente a fração lipídica é determinada por métodos gravimétricos através da extração com solventes, dentre eles, Soxhlet, hidrólise ácida e Bligh; Dyer que são os métodos de extração dominantes para a avaliação do teor de lipídios em alimentos e ingredientes alimentícios. A escolha do melhor método é essencial, pois devido à complexidade da sua constituição orgânica, os alimentos muitas vezes são considerados matrizes difíceis de serem manipuladas, onde os vários componentes dessa matriz podem estar interferindo entre si. A determinação do teor de lipídios em alimentos tem grande importância nutricional, visto que os compostos lipídicos são importantes fontes de calorias, fornecendo 9kg/g. Essa determinação contribui para uma rotulagem nutricional precisa auxiliando o consumidor a respeito da quantidade de gordura presente em sua alimentação.

3 OBJETIVO

Determinar o teor de lipídios em amostras de alimento.

4 MATERIAL E MÉTODO

4.1 Material

Aparelho de Soxhlet; Dessecador com sílica; Tubo de Soxhlet; Balança analítica; Pinça metálica; Gral de porcelana; Pistilo de porcelana; Par de luvas

 4.2 Metodologia

1 Pesar em balança analítica os tubos de Soxhlet previamente secos em estufa a 105ºC durante uma hora e esfriados em dessecador até temperatura ambiente. Anotar o peso dos tubos.

2 Pesar 5g da amostra em balança analítica em papel de filtro e secar em estufa a 105ºC

3 Transferir quantitativamente as amostras secas para cartuchos filtrantes de Soxhlet ou para papel de filtro. Chumaços de algodão impregnados com hexano devem ser usados para ajudar nessa transferência (esse algodão pode ser colocado junto com a amostra).

4 Colocar o cartucho ou o papel de filtro dentro do extrator de Soxhlet.

5 Acoplar ao tubo de Soxhlet o extrator de Soxhlet.

6 Adicionar 100mL de hexano ao extrator onde está a amostra.

7 Levar o conjunto para a bateria de aquecimento onde será acoplado ao condensador de refluxo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com