TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença Provocada Por Alimento

Por:   •  2/4/2017  •  Resenha  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo reportagem feita por Isabela Palhares publicada no Jornal O Estado de São Paulo, de 24 de agosto de 2015, Santo André – São Paulo foi identificado 51 casos de alunos de escola particular do estado internados com infecção intestinal.

Foram recolhidas amostras de alimentos da escola e confirmadas que continuam a bactéria shiguella sonnei que provoca infecção intestinal; tendo como primeiro ponto de partida o teste de amostras dos alimentos referente aos quatro dias anteriores ao primeiro caso da infecção. Com isso a medida tomada foi o fechamento da escola pelo período em que a investigação estava sendo feita até a conclusão dos resultados.

O organismo em contato com o patógeno contido no alimento reage de maneira a tentar eliminar aquele microrganismo, nesse caso, o sistema digestivo será o primeiro comprometido tendo sintomas clínicos como dor abdominal, vômito, diarreia, desidratação, posterior febre e dor de cabeça como foi o caso do incidente relatado nas vítimas.

As Doenças Transmitas por Alimentos (DTA) são causadas por alimentos ou água contaminados; mas muitas delas ocorrem por condições incorretas durante a manipulação dos alimentos desencadeando a contaminação pelo patógeno.

O problema desencadeado a partir de uma DTA pode ser evitado a partir de procedimentos que prezem pela higiene durante a manipulação do alimento, medida prática como essa pode ser de grande importância para evitar a doença em questão. De acordo com o manual As cinco chaves para uma alimentação mais segura, desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS, 2006), existem procedimentos simples, mas que garantem a qualidade do produto final são eles: manter a limpeza, separar alimentos crus de cozidos, cozinha-los bem, mantê-los a temperatura segura e por fim usar água e matérias primas seguras.

 A importância em notificar casos assim é uma ferramenta válida para despertar nas pessoas a criticidade porque desperta a reflexão, se houve culpado, se a situação poderia ter sido evitada, analisando todo o contexto. Assim como contribui para o estudante de saúde, verificando quantas doenças provocadas por alimentos existem ainda hoje e que poderiam ter sido evitadas usando práticas que prezem mais pela qualidade do alimento para que a saúde do consumidor seja preservada.  Existindo um ponto paradoxal que na verdade a área de saúde é para tratar a doença.

Certamente casos como esse nos diz que a Escola tem o seu papel de culpa, isso porque o número de infectados serem absolutamente alto, não acontecendo em um ou outro caso isolado, nos faz lembrar que a bactéria cresce em condições não adequadas de higiene provocadas durante a manipulação do alimento, e outros fatores; sendo assim poderia existir algum componente que já estava contaminado nos alimentos, sabendo ou não, foi dispensado para venda ocorrendo todo esse agravante.

        É interessante relatar casos como esses para que haja uma investigação e fiscalização mais criteriosa em estabelecimentos que lidam com a saúde e alimentação; apesar de a fiscalização chegar quando o dano já se instalou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (215.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com