TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS NA ÁREA HOSPITALAR

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.690 Palavras (11 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

Surgida na época de Aristóteles, com objetivo de ter uma higienização em materiais que poderia passar doenças para um outro paciente, barrando esse procedimento, deixando o paciente fora de riscos de doenças transmissíveis.

A Esterilização tem o procedimento de fazer a eliminação, a destruição de todos os microrganismos presentes, seu método é considerado irreversível.

Em uma forma geral esses métodos de ações são causados por lesão dos ácidos nucléicos, desnaturação das proteínas, inibição do metabolismo e também por ruptura da membrana celular.

Existem dois métodos para que ocorram essas ações da destruição de microrganismo.

Temos o Método Físico e Químico. O método físico é pelo o procedimento do Calor úmido que pode ser por fervura ou autoclave,ou seja, por vapor; e a Radiação que é ideal para medicamentos, seringas e agulhas, já com o método químico são por formaldeído que é por um processo de baixa temperatura na esterilização; O Glutaraldeído que é um tipo de esterilização a modo frio; O Peróxido de Hidrogênio pode ser utilizado como opção para esterilização de matérias termo – sensíveis; O Ácido Peracético ele age de uma forma semelhante ao Peróxido de Hidrogênio podendo ser utilizado em materiais de termo-sensível também; Plasma de Peróxido de Hidrogênio que é utilizado para matérias sensíveis ao calor e a umidade; O Gás de Oxido de Etileno é ideal para esterilizações como látex, borrachas, alumínio, silicone, bronze, acetato de vinil etílico, craton, polietileno, policarbonatos, poliolefitas, polipropileno, poliuretano, PVC, aço inoxidável, matérias pneumáticos, teflon, vidro, fibra acrílico, equipamentos e matérias elétricos;

Por finalidade a Esterilizações dos matérias na área hospital tem muita importância para evitar contaminações em pacientes, evitar transmições de doenças infecciosas como HIV, hepatite B e entre outras.

Sumário

INTRODUÇÃO 1

ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS NA ÁREA HOSPITALAR 2

Desinfecção e esterilização de artigos 2

Classificação dos artigos por risco de contaminação 2

Métodos de limpeza, desinfecção e esterilização de artigos. 3

Produtos químicos para a desinfecção de artigos 4

Esterilização por vapor saturado 5

Produtos químicos para esterilização de artigos 8

Características e objetivos do Centro de Material e Esterilização 10

BIBLIOGRAFIA 11

INTRODUÇÃO

Nos hospitais são adotados meios preventivos para não ocorrer a contaminação entre pacientes ou médicos, este tipo de prevenção um deles e a esterilização. Mas o que é a esterilização? Será que apenas esterilizando estará seguro de todas as contaminações ou infecções hospitalares? Então para isto devemos aprofundar no assunto e saber quando foi criado, como e feito, e para qual tipos de doenças ele previne.

ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS NA ÁREA HOSPITALAR

Desinfecção e esterilização de artigos

Todos os artigos hospitalares devem sofrer limpeza escrupulosa antes de qualquer outro tipo de procedimento.

Classificação dos artigos por risco de contaminação

Os diferentes artigos hospitalares de saúde podem ser classificados em:

Artigos não-críticos: São todos aqueles que entram em contato com a pele íntegra do paciente, ou aqueles que não entram e contato com ele, devendo sofrer processos de limpeza ou desinfecção, dependendo do uso a que se destinam ou do último uso realizado.

Artigos semicríticos: São aqueles que entram em contato com a pele não-íntegra, ou com as mucosas do paciente (por exemplo, acessórios de equipamentos de assistência ventilatória e anestesia gasosa, endoscópios semicríticos). Estes artigos requerem desinfecção de médio ou de alto nível, ou então esterilização, dependendo do uso. Se os artigos semicríticos forem termorresistentes, poderão ser submetidos a processos de esterilização por autoclave, por facilidades posteriores no armazenamento, e mesmo por redução de custos e não manuseio de produtos químicos agressivos.

Artigos críticos: São aqueles que penetram na pele e nas mucosas do paciente, atingindo os tecidos subepiteliais, no sistema vascular, bem como todos os que estejam diretamente conectados com ele (por exemplo, instrumentos de corte e de ponta, endoscópios críticos). Estes artigos deverão obrigatoriamente sofrer processo de esterilização.

Artigos contaminados: São os que entram em contato com sangue, excreções e secreções do paciente. Devem sofrer desinfecção prévia.

O manuseio dos artigos requer o uso de equipamentos de proteção individual, levando-se em conta a natureza do risco ocupacional ao qual os profissionais do Centro de Material e Esterilização estão expostos, sendo que os riscos estão relacionados ao material biológico, ao uso dos produtos químicos, ao ruído das máquinas ultrassônicas e ao calor emanado das autoclaves.

Métodos de limpeza, desinfecção e esterilização de artigos.

Limpeza

É a operação pela qual se faz a remoção física de sujidades, pois a presença de matéria orgânica dificulta a ação dos produtos químicos nos processos de desinfecção e esterilização.

Método

O método usual de limpeza de artigos é a lavagem com água e detergente comum, ou detergente desincrustante ou detergente enzimático, sendo que o ideal é que a limpeza seja realizada através de métodos mecânicos – máquina ultrassônica ou máquina lavadora desinfetadora.

Desinfecção

É o processo pelo qual são destruídos os microorganismos em sua forma vegetativa, sendo utilizados no tratamento de artigos semicríticos e contaminados. Como na desinfecção de áreas e superfícies, na de artigos são utilizados agentes físicos e químicos.

Agentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com