TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Materiais e Logística Humanização de Atendimento Hospitalar

Por:   •  9/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de São Bernardo

Curso: Tecnologia em Gestão Hospitalar

Disciplinas: Administração de Materiais e Logística

                     Humanização de Atendimento Hospitalar

                 Processos Gerenciais

                 Responsabilidade Social e Meio Ambiente

                 Tecnologias de Gestão

Aluna: Dionê Catarine de Moura Costa

RA: 5047552498

Desafio Profissional 1º Semestre

Tutora a distância EAD Online: Larissa Fernandes

São Bernardo do Campo, 16 de Novembro de 2016.

             

ESTUDO DE CASO

        Em 1981, um grupo de integrantes fundou a Sociedade Beneficente e saíram em busca de apoio para concretizar o sonho da construção de um hospital como forma de retribuição ao acolhimento encontrado na Cidade, recrutavam voluntárias, organizaram eventos beneficente visitaram escritórios de empresários a fim de conseguir donativos, com a ajuda adquirida iniciou-se a construção do tão sonhado hospital em uma região pouco habitada.

Em 1987, chegaram os primeiros equipamentos, no ano seguinte a sociedade realizou a primeira reunião dentro no prédio, e em 1991 foi marcada a inauguração do esperado: “HOSPITAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS”.

A missão do hospital era formar uma entidade que oferecesse o atendimento a todas as classes sociais, público e privado. Foi inaugurado em 15 de setembro de 1992, seu trabalho busca até os dias atuais arrecadar fundos para a construção e a atualização dos equipamentos.

O objetivo inicial foi pautado pelos ideais de humanismo, pioneirismo e excelência, possuindo nos seus primeiros anos uma UTI com equipamentos de última geração e equipe altamente qualificada e humanizada.

Outro passo importante foi à conquista da dedicação à educação e investigação cientifica a Instituição também apoia o desenvolvimento do Sistema único de Saúde. Hoje realizam em média 20 mil atendimentos ao ano, porém, com o decorrer do tempo e vultosa assiduidade de gestões, o Hospital começou a passar por algumas dificuldades de Gestão como:

  • Falta de entrosamento entre departamentos, cada um exerce sua função sem se relacionar com o todo;
  • Não há conscientização sobre descartes de resíduos hospitalares;
  • Falta de humanização no atendimento da enfermaria;
  • Cirurgias sendo desmarcadas por falta de materiais;
  • Falta de lençóis limpos para os atendimentos nos leitos;
  • Falta de organização nas compras de materiais e medicamentos, disponibilizam mais no atendimento privado, faltando no Pronto-Socorro;
  • Emergência com aumento de demanda de pacientes para atendimento, tendo como consequência a desumanização no atendimento;
  • Obras inacabadas no departamento na ala infantil.

O ponto positivo é que as contribuições financeiras continuam a serem recebidas, sendo necessária a reavaliação da Gestão atual, assim voltando a prestar serviços com excelência.

MUDANÇA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO DE ESTRATÉGIAS

Após as dificuldades causadas por má administração da Gestão atual, optou-se em “inovação” ocorrendo à substituição da administração, por um gestor dinâmico, preocupado com o humanismo, com alto conhecimento sobre gestão de materiais e pessoas.

Iniciando a elaboração de estratégias, trabalhando para que as soluções dos problemas fossem rápidas e continuas.

APRESENTANDO ESTRATÉGIAS DE MELHORIAS EM 4 PASSOS

  • PASSO 1, DIVIDIDO EM 3 ETAPAS:

        “Não há entrosamento entre os departamentos, onde cada um exerce sua função sem se relacionar com um todo”.

  1. Fatores estratégicos de aproximação

        A primeira estratégia foi entender o porquê do não entrosamento entre departamentos, convocou o líder de cada setor onde todos colocaram suas necessidade e dificuldades, aproxi-mando-as como um todo.

  1. Fatores de integração entre as funções de cada departamento.

Mediante o entendimento das dificuldades e necessidades de cada setor criou-se a

reunião quinzenal entre os lideres dos departamentos, expondo e já sanando as dúvidas  cria-das no período, fazendo com que eles andassem juntos resolvendo os problemas de imediato conforme organograma da empresa.

  1. Fatores motivacionais e de satisfação entre colaboradores.

Após a realização de uma pesquisa entre os colaboradores, chegou-se a conclusão sobre a                                   insatisfação de contratação externa, não havendo processo seletivo interno. Mediante apon-tamento iniciou-se o PROCESSO SELETIVO INTERNO, dando a chance de promoção a colaboradores com bom desempenho, assiduidade e comprometimento, a empresa hoje ofe-rece cursos de aperfeiçoamento à distância totalmente gratuito incentivando os colaboradores.

  • PASSO 2, DIVIDIDO EM 7 ETAPAS:

“Falta de lençóis limpos para atendimento nos leitos”;

“Cirurgias sendo desmarcadas por falta de materiais”;

“Falta de organização na compra de materiais e medicamentos; disponibilizam mais no         atendimento particular, faltando para o Pronto-Socorro";

“Política de Segurança do Paciente”.

  1. Planejamento e controle dos custos de estoque;

Após a realização de Inventário chegou-se a uma conclusão que havia materiais de uso esporádico em grande quantidade, enquanto os materiais de extrema necessidade como mate-riais cirúrgicos estavam em falta por mau planejamento de estoque gerando custo de capital parado. Causando a insatisfação dos pacientes devido à desmarcação de cirurgias por falta de estrutura para realização, onde muitas vezes não sendo possível solicitar o material na urgên-cia devido o prazo de entrega não ser compatível à data agendada para as cirurgias ou altos custos de solicitação. A ausência de contrato minuciosos com as lavanderias levava a não en-trega no prazo determinado para substituição de lençóis, comprometendo a integridade da Instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com