TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE MATERIAIS HOSPITALARES

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.981 Palavras (12 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 12

Geral[pic 1]

A GESTÃO DE MATERIAIS HOSPITALARES

Almeida, Daniele Rosas

Sena, Dara Janaína

Gonçalves, Laís de Jesus

Resumo

O controle de Recursos materiais em ambientes hospitalares e na saúde como um todo, vem mostrando-se muito eficaz na Administração Moderna, todavia revela algumas falhas no que diz respeito à estoques. Entretanto sua utilidade é percebida principalmente nas empresas que provem de recursos próprios. Outro ponto observado é que há uma grande diferença quando se trata de hospitais públicos e hospitais privados. Pois as organizações públicas acabam ganhando vantagem nas compras de matérias. Com isso, verificou-se um constante conflito entre a qualificação profissional versus gestão, visto que ocorre um grande desperdício dos recursos comprados. em contra partida, a disponibilidade de certos instrumentos da Administração de Recursos, utilizadas na rede privada, poderá colaborar com a eficácia, senão ajudar a Administração Pública a prestar um serviço sem comprometimento da qualidade ao usuário do sistema.

Palavras-chave: administração, materiais, hospitalar, recursos

Abstract:

The control of material resources in hospital environments and in health as a whole, has proven to be very effective in Modern Administration, but reveals some shortcomings with regard to inventories. However its usefulness is perceived mainly in the companies that come from own resources. Another point observed is that there is a big difference when it comes to public hospitals and private hospitals. Because public organizations end up gaining an advantage in the purchase of materials. As a result, there has been a constant conflict between professional and managerial qualification, since there is a great waste of resources purchased. in contrast, the availability of certain instruments of the Administration of Resources, used in the private network, could collaborate with the effectiveness, but to help Public Administration to provide a service without compromising the quality to the user of the system.

Keywords: administration, materials, hospital, resources


Introdução

A administraçãoo de materiais é um meio de se planejar, executar e controlar, de forma mais eficaz e econômica, o fluxo de materiais, partindo dos critérios da compra até a entrega do produto. Com os avanços tecnológicos têm incentivado o aumento constante da dificuldade assistencial, exigindo um nível de atenção cada vez mais excessivo, por parte dos especialistas da área de saúde, criando uma busca progressiva por recursos materiais.

É desafiador para os gestores administrar materiais de ambientes hospitalares, em especial aqueles que são sustentados com verbas públicas, visto que existem imposições que foram postas pelas políticas públicas na área da saúde para que as necessidades dos cidadãos mais necessitado, assim como a vontade dos especialistas que trabalham na área da saúde.
São as circunstancias econômicas viventes na prática levam organizações e administradores a diminuírem a forma como investem em seus estoques deixando de lado a competitividade do mercado. Depois de discutir sobre esse cenário em uma instituição privada, ficando claro que a Administração de Materiais tem uma grande participação nos lucros gerados dentro da instituição. Contudo, em que ocasião esses procedimentos precisam ser utilizados em órgãos públicos? Mesmo não tendo uma rivalidade entre a instituição pública com a privada terá uma diminuição na falta de controle? E assim com dedicação e comprometimento com fazendo um trabalho eficiente e eficaz chegando a um resultado satisfatório ao longo do tempo dentro da organização. As condições econômicas atuais praticamente induzem empresas e gestores a reduzirem seus investimentos em estoques para poderem fazer frente ao grau de competitividade que os mercados exigem. Ao abordarmos essa situação na empresa privada, fica claro que a Administração de Materiais contribui de forma decisiva para o sucesso financeiro. Mas, quando essas técnicas devem ser aplicadas em ambientes públicos? Em que a utilização de ferramentas típicas das empresas privadas sempre encontra grandes resistências? E se esse ambiente for ligado à saúde pública? O fato de não existir a mesma competitividade da empresa privada irá reduzir a necessidade de controle?

Uma análise dessas áreas, levantando as ferramentas atualmente utilizadas pelos gestores públicos e uma comparação com as melhores práticas da administração privada, sempre sob a ótica do profissional de saúde - que depende destes insumos para um melhor atendimento à população - é o que se pretende com este trabalho.

Desenvolvimento:

Gestão de materiais é a forma como se limita e supervisiona o setor em que são armazenados os materiais que serão utilizados para as atividades que serão colocadas em práticas pelos colaboradores dentro de uma empresa. É um processo que exige várias etapas e tem como proposito conferir cada tipo de produto em que chega na empresa, e se está sendo distribuído corretamente e como estão sendo aproveitados esses materiais.

Para definir o gerenciamento de estoque Viana (2011) faz a seguinte consideração:

Gestão é um conjunto de atividades que visa, por meio das respectivas políticas de estoque ao pleno atendimento das necessidades da empresa, com a máxima eficiência e ao menor custo, através do maior giro possível para o capital investido em materiais (VIANA 2011).

                          Na gestão de materiais a função de compras ao longo do tempo passou a ser de suma importância para as empresas. Dentro de uma organização é muito importante saber comprar, porque é no ato da compra que se dá o início do lucro ou do prejuízo.      

        O setor de compras necessita ter acesso direto a informação vinda da alta gerência para que possa atuar de forma estratégica. A falta de comunicação direta entre os setores da empresa impede que as informações estratégicas sobre o mercado sejam trabalhadas pela gerência. O órgão de compras, que constitui o elemento de ligação entre a empresa e seu ambiente externo, é o responsável pelo suprimento dos insumos e materiais necessários ao funcionamento do sistema empresarial (CHIAVENATO, 1991, p. 100 ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com