TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO DE ANÁLISE CLÍNICA II

Por:   •  24/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.856 Palavras (12 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE FARMÁCIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

(HEMOCENTRO / ANÁLISES CLÍNICAS)

São Gonçalo

2016

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

(HEMOCENTRO / ANÁLISES CLÍNICAS)

Relatório apresentado a Disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Farmácia da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como parte dos requisitos de avaliação do curso.

Professor Responsável: Rodrigo Tornioni

São Gonçalo

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................ 04

2. OBJETIVO .............................................................................. 05

3. METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ............................ 06

3.1 ROTINA DE LABORATÓRIO ............................................... 06

4. HEMATOLOGIA .................................................................... 07

4.1 VELOCIDADE DE HEMOSSEDIMENTAÇÃO (VHS) ........... 08

4.2 TESTE DE COAGULAÇÃO .............................................. 08/09

4.3. BIOQUÍMICA ........................................................................ 09

4.4 GASOMETRIA E ELETRÓLITOS ......................................... 10

4.5. TROPONINA ........................................................................ 10

4.6. URINÁLISE ....................................................... 10/11/12/13/14

5. CONCLUSÃO ......................................................................... 15

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................... 16

1. INTRODUÇÃO

No Brasil, a área de Análises Clínicas é a segunda maior área de atuação do farmacêutico, de onde deriva o importante papel no diagnóstico clínico, bem como a pesquisa de novas tecnologias de diagnóstico e na área de hemoderivados. (1)

As atividades desenvolvidas pelo laboratório de análises clínicas são importantes para auxiliar na detecção de patologias e condições fisiopatológicas através de exames em materiais biológicos (sangue, urina, fezes, escarro, fluido orgânico). (2)

O farmacêutico analista clínico poderá assumir a responsabilidade técnica de todo o laboratório. Para assumir a responsabilidade técnica de um laboratório clínico, o farmacêutico precisa ter a clareza do seu papel como gestor. É necessário estar comprometido constantemente com a excelência, buscando novas metodologias e conhecendo os mais recentes equipamentos e processos de automação. O Responsável Técnico (RT) também não pode deixar de se preocupar com o treinamento e educação continuada da equipe em todas as fases do processo, desde a coleta do material até a entrega do resultado. É preciso, ainda, conhecer os interferentes analíticos. (3)

A área de análises clínicas é bastante ampla, podendo ser divido em setores dentre eles a hematologia clínica, bioquímica clínica, urinálise e parasitologia clínica. (4)

A Hematologia Clínica tem como função o estudo do sangue, seus distúrbios e doenças. Estuda seus elementos figurados como os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas, além de estudar os órgãos onde são produzidos, como a medula óssea, o linfonodo e o baço.

Existem várias doenças relacionadas ao sangue. As mais conhecidas são a anemia, hemofilia e a leucemia. A anemia é uma patologia presente principalmente entre pessoas carentes de determinados nutrientes. Há também doenças com origens genéticas e também as causadas por alguns medicamentos. O exame mais conhecido do ramo da Hematologia é o Hemograma, que tem grande importância como medidor de infecções e de outras doenças. (5)

2. OBJETIVO

Este relatório foi apresentado a Disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Farmácia da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como parte dos requisitos de avaliação do curso, a ser apresentado ao orientador Prof. Rodrigo Tonioni.

3. METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

O relatório do estágio propõe informações rotineiras de como aprendemos e de como desenvolvemos o que foi treinado no Hospital Geral do Ingá, localizado na Rua Presidente Pedreira nº 26 no bairro do Ingá, na cidade de Niterói – RJ. Tendo como supervisor Leandro Vieira. O laboratório clínico deve assegurar que os resultados produzidos reflitam, de forma fiel e consistente a situação clínica apresentada pelo paciente, desempenhando papel fundamental no suporte as decisões médicas.

3.1 ROTINAS DE LABORATÓRIO

Para que se iniciem as atividades no laboratório é necessário que os profissionais, tanto os que fazem a coleta de material, quanto os que fazem a análise deste, estejam devidamente equipados, trajados com jaleco de manga longa e na cor branca, máscara, luvas de procedimentos e óculos (EPI’s). Após isso verifica as condições de higiene do ambiente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com