TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Relacione a expressão ‘’saúde- enfermidade” aos conceitos de saúde e doença propostos pela Organização Mundial da Saúde e ao contexto da epidemiologia.

Saúde é definida como ausência de doença e a doença é conceituada como falta ou perturbação da saúde. Na prática as pessoas são examinadas e rotuladas como sadias ou doentes baseada em resultados de exames clínicos e laboratoriais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a definição de saúde é um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não meramente ausência de doença.

2 – a epidemiologia estuda estados particulares de ausência de saúde sob as formas de doença e agravos. Assim cite alguns exemplos de doença infecciosas, não infecciosas e de agravos à integridade física.

Moradias com aglomeração de pessoas em casas minutas podem causar Infecções respiratórias, ectoparisitose e a meningite meningocócica, são exemplo de doenças infecciosa, sem falar que na falta de saneamento básica  e a vida precária aumentam o risco de enfermidade como hepatite, cólera e as parasitoses intestinais.

A alteração de renda familiar causam alterações no estilo de vida e com isso doenças não- infecciosas como: obesidade, hipertensão, aterosclerose e o diabetes, também os acidentes de trabalho, violência e acidente de trânsito.

3 – O objetivo da epidemiologia são as relações em massa, envolvendo um número expressivo de seres humanos. Tais relações são referidas e analisadas mediante o conceito de risco. Explique.

O risco é definido como um perigo potencial, no latim “perigo oculto”.  A epidemiologia  valoriza os aspectos operativos de probabilidade de ocorrência de algum evento, como a chance de cura e recuperação e tem como objetivo o risco e seus determinantes. Podemos definir como uma probabilidade de ocorrência de uma doença, agravo, óbito ou condição relacionada à saúde.

4 – De que forma a epidemiologia tem sido utilizada pelo Estado, para prover as condições de saúde das populações e atuar nas ações de prevenção e controle (promoção da saúde, proteção da saúde, diagnóstico precoce e pronto atendimento, e reabilitação)?

5 – Diferencie infecção de infestação.

Infecção é a penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um patógeno no organismo de uma pessoa ou animal e infestação é como alojamento, desenvolvimento e reprodução de artrópode na superfície do corpo ou nas vestes de pessoas, sem penetração no meio interno do organismo.

6 – O que são doenças infecciosas? Exemplifique.

É qualquer doença causada por um agente biológico (por exemplo: vírusbactéria ou parasita), em contraste com causa física (por exemplo: queimaduraintoxicação química ou ferimentos.)

7 – Com relação as propriedades dos patógenos, relação com hospedeiro e o surgimento da doença, pesquise os seguintes termos:

Infectividade:  Capacidade que certos organismos tem de penetrar e se desenvolver ou se multiplicar no novo hospedeiro, ocasionando infecção.

Patogenicidade:  Capacidade do agente infeccioso, de uma vez instalado no organismo do homem ou animal, produzir sintomas em maior ou menor proporção entre os hospedeiros infectados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com