TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Produtos Hemoterápicos

Por:   •  6/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

 Estudo Dirigido

1) Porque o sistema ABO é considerado o mais importante sistema de grupo sanguíneo na prática transfusional? Porque é necessário fazer a prova direta e a prova reversa e, comente o que se pesquisa em cada uma delas?

Porque este é o sistema mais imunogênico e produz anticorpos naturais, ou seja já possuímos estes anticorpos mesmo antes de entrar em contato com o antígeno, então quando há transfusão entre fenótipos diferentes a reação transfusional pode ser fatal devido a alta taxa de hemólise das hemácias. É necessário fazer as duas provas para que haja confirmação do tipo sanguíneo, pois em alguns casos pode haver discrepâncias ABO.

Na prova direta há a pesquisa dos antígenos fixados nas hemácias do paciente. Deve ser feita com soro Anti-A, Anti-B e Anti-A,B. Na prova Reversa é feita a pesquisa do anticorpo no soro do paciente. Deve ser feita com hemácias tipadas A e B. A prova reversa é uma contra-prova fundamental para a conclusão do exame.

2) Em que casos é necessário a realização do teste de Coombs? Comente brevemente sobre esse teste.

O teste de coombs direto detecta a presença de anticorpos antieritrocitários, mas não revela a causa ou o tipo específico de anticorpo. Quando positivo pode indicar DHRN, AHAI, reação hemolítica transfusional, anemia hemolítica por uso de drogas... Já o teste de coombs indireto detecta anticorpo ou antígeno fracamente expresso. Pode ser utilizado para confirmar fenótipo Rh-, na pesquisa de anticorpos irregulares, na prova cruzada... o principio desse teste é a utilização do soro de coombs, que é composto por uma antiblogulina humana, que se liga a IgG pela porção Fc (que já esta ligada a um antígeno eritrocitário pela porção Fab) para aumentar a aglutinação fazendo com que esta seja vista macroscopicamente.

3) De acordo com RDC 34, que comenta sobre a seleção de doadores, indique 4 condições que impossibilitam a doação de sangue.

Uso de drogas injetáveis, uso de anabolizantes injetáveis sem prescrição médica, tatuagem feita a menos de 12 meses, pessoas HIV positivo.

4) De acordo com RDC 34, quais são os principais componentes eritrocitários, plamáticos e plaquetários?

São componentes eritrocitários:

I - concentrado de hemácias;

II - concentrado de hemácias lavadas;

III - concentrado de hemácias com camada leucoplaquetária removida;

IV - concentrado de hemácias desleucocitado;

V - concentrado de hemácias congeladas; e

VI - hemácias rejuvenescidas.

São componentes plasmáticos:

I - plasma fresco congelado;

II - plasma comum (plasma não-fresco, plasma normal ou plasma simples);

III - plasma isento do crioprecipitado; e

IV – crioprecipitado

São componentes plaquetários:

I - concentrado de plaquetas obtido de sangue total;

II - concentrado de plaquetas obtido por aférese; e

III - concentrado de plaquetas desleucocitado

5) Existem 3 tipos de bolsas nos bancos de sangue para coleta, quais são os tipos? E identifique quais são os hemocomponentes obtidos a partir do sangue total (ST)? Indique o tempo máximo para infusão de cada hemocomponente.

Bolsas quadruplas, triplas ou duplas. Os hemocomponentes são: concentrado de hemácias- máximo de 4h de infusão, concentrado de plaquetas- infusão rápida com menos de 1h de duração, plasma fresco congelado- infusão por 1h e criopreciptado- infusão rápida.

6) Quais os critérios de aceitabilidade e rejeição de volume de sangue total coletado?

Se o volume coletado for pouco (<299 mL) ou em excesso (>496 mL) a bolsa é rejeitada/descartada, no primeiro caso devido ao volume de anticoagulante fixo da bolsa e no segundo devido ao aumento da hemólise. Entre 300 e 495 mL a bolsa é aceita e pode seguir para a produção dos hemocomponentes. O volume de sangue total coletado é calculado pelo cálculo: peso bruto do ST menos peso da bolsa vazia, dividido pela densidade do ST.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com