TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Implantação de pontos de coleta seletiva

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DO VALE DO ITAPECURU – FAI

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 9º PERÍODO

FRANCISCO MICHAEL CARVALHO VIEIRA

ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE PONTOS DE COLETA SELETIVA NO CENTRO DA CIDADE DE CAXIAS-MA, BEM COMO A IMPORTÂNCIA SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO

CAXIAS-MA

2018


FRANCISCO MICHAEL CARVALHO VIEIRA

ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE PONTOS DE COLETA SELETIVA NO CENTRO DA CIDADE DE CAXIAS-MA, BEM COMO A IMPORTÂNCIA SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO.

Projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Engenharia de Produção da Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção.

CAXIAS-MA

2018

SUMÁRIO

1 JUSTIFICATIVA        3

2 PROBLEMA        3

3 OBJETIVOS        3

3.1 Geral        3

3.2 Específicos        4

4 REFERENCIAL TEÓRICO        4

5 METODOLOGIA        5

6 CRONOGRAMA        6

REFERÊNCIAS        7

        

        


1 JUSTIFICATIVA

A estratégia da minimização de resíduos sólidos urbanos, onde o foco é evitar ao máximo o lixo a ser disposto no solo, fundamentada nos princípios de redução, reutilização e reciclagem, é uma medida adequada que pode influenciar o consumidor a comprar produtos com embalagens retornáveis, reutilizáveis e/ou recicláveis; evitando o desperdício de matéria prima e insumo em geral (BRINGHENTI, 2004).

Um sistema de coleta seletiva no setor urbano traz inúmeros fatores positivos tanto para o ambiente de forma geral, quanto para a sociedade em si, reduzindo a quantidade de resíduos a céu aberto no setor urbano e ao mesmo tempo educando a população sobre a importância da reciclagem já que hoje vivemos em um sistema que não tolera mais pessoas que não se preocupam com o bem estar do meio onde vivem.

A minimização de resíduos urbano iria por consequência diminuir o custo da prefeitura com funcionários ligados ao setor de limpeza da cidade, reutilizando o dinheiro para outros fins em prol do crescimento e melhoramento da mesma, com isso torna-se indispensável a implantação de um sistema de coleta seletiva em nossa cidade.

         

2 PROBLEMA

Qual a importância ambiental e social na implantação de pontos de coleta seletiva no centro da cidade de Caxias?

3 OBJETIVOS

3.1 Geral

Elaborar um estudo sobre a implantação de pontos de coleta seletiva no centro da cidade de Caixa – MA, bem como a importância sobre a educação ambiental da população.

3.2 Específicos

  • Verificar a quantidade de coletores de lixo no centro da cidade.

  • Coletar dados sobre a quantificação parcial diária de lixo reciclável no centro da cidade.
  • Identificar os pontos chaves para a implantação dos coletores.

4 REFERENCIAL TEÓRICO

        

Chamamos de “lixo” a uma grande diversidade de resíduos sólidos de diferentes procedências, dentre eles o resíduo sólido urbano gerado em nossas residências. A taxa de geração de resíduos sólidos urbanos está relacionada aos hábitos de consumo de cada cultura, onde se nota uma correlação estreita entre a produção de lixo e o poder econômico de uma dada população (FADINI e BARBOSA, 2001, p.9)

Os resíduos sólidos, segundo Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT (2004), por meio da NBR 10004 são aqueles resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades industriais, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.

Levando-se em conta a possibilidade de reutilização ou reciclagem de muitos materiais, o uso do termo lixo tornou-se inadequado e insuficiente para definir a que tipo de material se refere, sendo substituído pelo termo resíduo solido.

Em épocas passadas, não existia um planejamento estratégico que poderia dar um fim correto a esses resíduos sólidos; as primeiras atividades voltadas para tratamento de lixo aconteceu apenas com o objetivo de evitar possíveis doenças atraídas por eles já que a maioria do resíduo descartado era orgânico. O lixo desde a criação do homem surge a partir do descarte de um material que não tem mais utilização para ele, e é inevitável de acontecer, pois a necessidade de consumo é um ato que vem da natureza do ser humano.

Com o passar do tempo esse lixo foi aumentado gradativamente criando-se assim, lixões a céu aberto.

“As montanhas de lixo começaram a surgir com o desenvolvimento econômico, sobretudo a partir da II Guerra Mundial, período de prosperidade nunca visto na história da humanidade que provocou uma mudança radical nos padrões de produção e consumo, bem como nas mentalidades e atitudes das pessoas.” (PEREIRA, 2004, p. 30).

Em tempos mais recentes, a quantidade de lixo gerada no mundo tem sido grande e o seu mau gerenciamento, alem de provocar gastos financeiros significativos, pode provocar graves danos ao meio ambiente e comprometer a saúde e o bem-estar da população (CUNHA; CAIXETA FILHO, 2002).

O que ainda vemos em nosso país é uma grande fragilidade em relação á educação ambiental, tanto do lado do governo que ainda investe com insuficiência em recursos ambientais, quanto das pessoas que não têm a cultura de tratar o lixo como um subproduto.

5 METODOLOGIA

O presente estudo terá sua delimitação metodológica desenvolvida como pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo.

        A pesquisa bibliográfica será importante para adoção de dados sobre estudos de implantação de coleta seletiva em outros municípios bem com, resultados obtidos com o projeto, dados específicos de acúmulos de lixo mensais e anuais entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com