TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE UTILIZAÇÃO DOS MEDICAMENTOS

Por:   •  10/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ESTUDO DE UTILIZAÇÃO DOS MEDICAMENTOS.

Dalila Monique Reis Amorim

        Trabalho de Pesquisa apresentado a Escola Superior da Amazônia como requisito para obtenção de nota avaliativa, referente à segunda verificação, da disciplina Epidemiologia dos Medicamentos.

CONSIDERAÇÕES GERAIS.

        Entre os estudos sobre medicamentos estão os Estudos de Utilização de Medicamentos (EUM), que podem fornecer informações sobre o uso de medicamentos, contribuindo assim, para a avaliação da utilização dos medicamentos em uma sociedade.Esses estudos de Utilização de Medicamentos, especificamente, os estudos de consumo, são de grande validade para identificar prioridades de avaliação a partir da utilização de evidências científicas (FIGUEIREDO, 2008).

        Porém, o EUM pode ser associado a varias outras vertentes do campo dos medicamentos como: reações adversas, aprimoramento das drogas, dados epidemiológicos para uso e consumo etc.

        Um assunto vasto que pode ser amplamente discutido pelos professores e alunos como pesquisa.    

        

OBJETIVO DOS ESTUDOS DE UTILIZAÇÃO DOS MEDICAMENTOS.

         Medicamento - produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico (Lei 5991/73). Baseado no conceito do Ministério da Saúde o EUM tem como principal objetivo obedecer, esclarecer e comprovar os fins que os medicamentos foram criados.

        No que tange aos medicamentos, alguns estudos vêm sendo realizados de forma mais ou menos sistemática dependendo do País. Embora nem todos os estudos cujo objeto seja o medicamento possa ser considerado estudo de avaliação tecnológica, é importante pontuar a tradição mundial na preocupação de ofertar medicamentos eficazes, seguros e de custo acessível aos cidadãos (Figueiredo 2008).

APLICAÇÃO DOS ESTUDOS DE UTILIZAÇÃO DOS MEDICAMENTOS.

        A Organização Mundial de Saúde segue algumas etapas em relação aos medicamentos. Figueiredo (2008) diz que a primeira delas envolve o processo de seleção, com base em evidência de eficácia, segurança e comparativo de custo-efetividade, de medicamentos considerados prioritários para a Política de Saúde e de Medicamentos. A segunda delas, que diz respeito ao monitoramento dos eventos adversos, já conta com a notificação de 84 países oficialmente membros e de 23 países membros associados. O Brasil é membro oficial desde o ano de 2001.

        Baseado nisso a aplicação dos estudos de utilização dos medicamentos pode ser facilmente visualizado. Ela abarca não só esses conceitos como também a necessidade de prestar informação aos usuários. A automedicação, adesão a terapia medicamentosa, a organização dos serviços de saúde, sugestões para práticas profissionais também são exemplos de aplicação.

        

TIPOS DE ESTUDOS DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS.

Existem dois tipos de modelos baseados no estudo. O quantitativoe o Qualitativo, que podem ser desmembrados em outros vários subtipos.

        A definição de EUM adotada no caso prevê "a prescrição, dispensação e ingestão de medicamentos", traduzindo uma abordagem mais reducionista destes estudos, denominados qualitativos. Entre eles, podem-se citar os estudos de avaliação e revisão de uso de medicamentos (Drug Use Evaluation ou DUE, também chamado Drug Use Review ou DUR) e aqueles dedicados ao desenvolvimento de indicadores. Ambos abordam metodologias específicas. Esses estudos centram-se na adequação de uso, buscando cruzar informações pertinentes à indicação, à dose, ao curso e extensão da terapêutica. Utilizam dados de prescrição ligados à clínica do paciente. Sãogeralmente aplicados a toda uma instituição ou a setores específicos, na forma de intervenções contínuas, que propiciem diminuição de custos e incremento de qualidade. (GARCIA, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com