TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado em Farmácia Comercial

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  6.400 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO

CURSO DE FARMÁCIA

[pic 2]

Estágio extracurricular supervisionado na Farmácia comercial Pague Menos - Buritizal

Amanda Sabadine Rocha

Macapá

2016[pic 3]

[pic 4]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO

CURSO DE FARMÁCIA

[pic 5]

Dados do Estagiário

Nome: Amanda Sabadine Rocha

Registro Acadêmico: 201411150052

Curso/Período: Ciências Farmacêuticas/ 5º Semestre

Dados do Local de Estágio

Nome da instituição: Farmácia Pague Menos - Buritizal        

Profissional Responsável: Glauber Vilhena da Costa

Período de Estágio

Início:   18 /  07 / 16_        Término:   02  / 07 / 16_

Jornadas de trabalho: 24 Horas semanais.

Total de horas: 48_  

Macapá

2016

INTRODUÇÃO

O farmacêutico é um profissional qualificado cujo conhecimento técnico/científico o permite atuar em mais de 70 áreas regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). A importância deste profissional vai além da dispensação do medicamento ao paciente, temos a responsabilidade de interpretar a receita e fazer uma análise mais detalhada do caso daquele paciente e conversar, orientar sobre a forma correta de utilizar os medicamentos para que não haja interações entre suas fórmulas (CRF-ES, 2014).

Além da dispensação, o farmacêutico também é responsável pela parte burocrática da farmácia, já que é primeira instância da vigilância sanitária e da fiscalização do CRF do estado; Controle de psicotrópicos e antibióticos e do estoque dos medicamentos. Caso haja alguma irregularidade, o farmacêutico responsável e o proprietário da farmácia podem levar alguma penalidade, multa ou até mesmo a perda do certificado e carteira do profissional (VILMORE, 2011).

A atuação do farmacêutico em uma drogaria vai além de entregar o medicamento ao paciente, somos responsáveis por várias outras atividades que garantem, principalmente, a saúde e bem estar do paciente, seja na assistência ou na parte burocrática. O estágio supervisionado em farmácia comercial vai justamente ensinar, em prática, o acadêmico a como proceder em cada uma dessas etapas utilizando os conhecimentos aprendidos em sala de aula, mostrando a ele a realidade vivia e assim atuar com responsabilidade e sabedoria futuramente.

DESCRIÇÃO DO LOCAL

A farmácia Pague Menos onde foi realizado do estágio supervisionado II, está localizada na Rua Santos Dumont 2411, Macapá – AP. O local dispõe de prateleiras para medicamentos similares, genéricos, éticos, antibióticos e armário para medicamentos controlados, todos separados por ordem alfabética dos princípios ativos, laboratório e classificação. Além, de banheiro, copa e sala de gerência para funcionários.

            [pic 6]

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Durante as duas semanas em que foi realizado o estágio, nós aprendemos e fizemos parte de todas as atividades de um farmacêutico dentro da farmácia, como a dispensação de medicamentos – controlados e não controlados- tanto no sistema da farmácia popular como por fora, captação de receitas e a utilização do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (186.1 Kb)   docx (59.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com