TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estética Corporal

Por:   •  1/5/2016  •  Seminário  •  2.778 Palavras (12 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA - UNIVERSO[pic 1][pic 2]

Reconhecida pela Portaria Ministerial n° 1283 de 08/09/93, publicada no D.O.U. de 09/09/93[pic 3]

Mantida pela Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura (ASOEC)

Campus Juiz de Fora - MG

                        [pic 4][pic 5]

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO EM ESTÉTICA III: GERENCIAMENTO EM ESTÉTICA

INTRODUÇÃO

 

O presente relatório tem com objetivo descrever o estágio da aluna Taís Silva Idelfonso, regularmente matriculada no 5º período do curso de Estética na Universidade Salgado de Oliveira – Juiz de Fora. O estágio foi realizado no período de 26/02/2016 a 11/06/2016 na Clínica de Estética Linhas e Formas, na cidade de Senador Firmino, sendo avaliado pela esteticista e cosmetóloga Luana Marotta Fernandes.

A supervisão acadêmica do estágio foi realizada pela professora Sheyla Schreider na área de Gestão de Marketing, com a finalidade de no final de período de estágio desenvolver 3 ferramentas de comunicação, totalizando 140 horas ao final do mesmo.

I. DIAGNÓSTICO

1. CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

        A Clínica de Estética Linhas e Formas possui duas unidades de atendimento, uma na cidade de Dores do Turvo, no seguinte endereço: Praça Cônego Agostinho José de Resende, 100 – local onde foi realizado o estágio; e uma outra unidade na cidade de Senador Firmino, na rua Antônio Brás, 400. Ambas as unidades começaram a funcionar em agosto de 2011, e a clínica é composta por dois ambientes, a recepção e uma sala destinada para o atendimento. Todos os procedimentos são realizados somente pela esteticista responsável, sendo que o público alvo é composto por homens e mulheres, mas a maior parte da procura é feita pelo público feminino.

        Os serviços oferecidos pela clínica são os seguintes:

  • TRATAMENTOS FACIAIS:  
  1. Limpeza de pele;
  2. Hidratação;
  3. Tratamento de rejuvenescimento;
  4. Peeling químico + peeling de diamante;
  5. Permamente de cílios;
  6. Maquiagem;
  7. Design de sobrancelha;
  8. Dermaroller e micropigmentação.

  • TRATAMENTOS CORPORAIS:
  1. Corrente Aussie (tonificação muscular, gordura localizada);
  2. Lipomassagem;
  3. Drenagem linfática;
  4. Tratamento pré e pós operatório;
  5. Massagem pedras quentes;
  6. Massagem relaxante;
  7. Bronzeamento artificial;
  8. Depilação a laser (light sheer duet);
  9. Criolipólise.

2. DIAGNÓSTICO DE ÁREA

A Clínica de Estética Linhas e Formas já está inserida no mercado há aproximadamente 5 anos, e a busca por profissionais de estética e beleza é intensa, principalmente devido aos padrões estabelecidos nos dias de hoje. Em vista desse cenário e da oportunidade de aumentar a visibilidade da empresa, foi avaliado a necessidade de produção de materiais de propaganda, já que os que estavam disponíveis apresentavam-se desatualizados no que diz respeito aos serviços oferecidos.

II. PROPOSTA DE CONSULTORIA

1. REFERENCIAL TEÓRICO

A preocupação com a beleza é algo que acompanha a humanidade desde a idade antiga, quando os indivíduos já se empenhavam no desenvolvimento de óleos aromáticos, alguns tipos de maquiagem, banhos com ervas e massagens para corpo, por exemplo. Essa preocupação foi assumindo novas formas com o passar do tempo, com o desenvolvimento de uma indústria da beleza altamente especializada, cirurgias plásticas, fortes revoluções na maneira de vestir, além da criação de novos produtos e serviços para o público masculino e feminino com a intenção dos mesmos se sentirem mais belos e jovens. Pode-se afirmar ainda que a busca pela beleza é uma conquista diária e infinita. Sendo mais do que uma preocupação visual, é uma busca pelo bem estar e autoconfiança (OLIVEIRA, 2011).                                          A beleza é algo extremamente fundamental na vida das pessoas, levando-se em consideração que para uma grande maioria, se sentir bem, está diretamente relacionada com uma boa aparência, a forma como são vistas perante a sociedade, em casa, no trabalho, e nesse sentindo os salões de beleza e clínicas estéticas são essenciais para os indivíduos alcançarem o seu objetivo principal: se sentir bem e bonito (RODRIGUES, 2014).

Com a constante valorização do corpo e imposição de padrões de beleza marcantes, houve o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, com um número cada vez mais expressivo de adeptos e crescimento de serviços especializados neste setor. Os espaços destinados a cuidar da beleza, como as clínicas de estética, são compreendidas como espaços públicos, já que é um empreendimento mercantil, constituído por uma empresa, com freqüente uso de publicidade. Mas por outro lado, também são considerados locais alternativos para a construção de padrões de beleza em relação às imagens globalizadas e dominantes (LEITE et al., 2006).

A análise de todo esse panorama nos leva a observar um crescimento significativo na massa de consumidores totalmente voltados ao consumo de produtos e serviços oferecidos na área de beleza estética nos dias de hoje. Sendo assim, esse mercado se transformou numa área extremamente competitiva, e as empresas que quiserem se destacar nesse ramo terão que investir não só em qualidade e novas tecnologias dos serviços/produtos oferecidos, mas também nos meios de divulgação e solidificação da empresa no presente mercado.

Nesse mercado cada vez mais competitivo, o marketing vem se destacando como uma ferramenta de grande utilização pelas organizações na busca por instrumentos de diferenciação no mercado, estratégias que, geralmente geram um relacionamento estável e rentável a ambos os atores dessa relação – clientes e empresa (SANTANA, 2011). Essa afirmação pode ser constatada no trecho a seguir:

                                                                                        

O conceito de marketing foi primeiramente aceito pelas empresas de bens de consumo, a concorrência era intensa em alguns de seus mercados e tentar satisfazer as necessidades dos consumidores, plenamente era uma forma de ganhar essa concorrência. A publicidade ampla do sucesso do conceito de marketing nessas empresas ajudou a levar a mensagem para outras empresas (McCARTHY, PERREAULT, 1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (211.2 Kb)   docx (763.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com