TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique o que é indução e inibição enzimática

Por:   •  24/3/2020  •  Resenha  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  1.006 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Explique o que é indução e inibição enzimática.

Indução enzimática é o aumento de produção de enzimas, geralmente ocasionado pela administração de fármacos

A inibição enzimática é a redução da velocidade de uma reação enzimática provocada por uma molécula inibidora

  1. Quais são os três principais fatores que afetam a excreção renal de fármacos? Explique-os 

 A vancomicina, o atenolol e a ampicilina são os principais fatores, pois estes estão entre os numerosos exemplos de fármacos em que os rins constituem a principal via de excreção. Esses fármacos podem acumular-se até níveis tóxicos em pacientes com comprometimento da função renal e em pacientes idosos que freqüentemente manifestam algum grau de comprometimento renal

  1. Qual o risco de se administrar um medicamento metabolizado pela CYP3A4, junto com a Carbamazepina ou Rifampicina.

A administração concomitante de indutores potentes de CYP3A4, como rifampicina e carbamazepina, pode originar exposição subótima

  1. Explique como se dá a excreção de fármacos pelo fígado e como acontece o ciclo enterro-hepático.

são secretados pelo fígado na bile por intermédio de membros da família de transportadores do conjunto de ligação do ATP, que inclui sete famílias de proteínas.Como o ducto biliar desemboca no trato gastrintestinal no duodeno, esses fármacos devem passar por toda a extensão do intestino delgado e do intestino grosso antes de serem eliminados. Em muitos casos, esses fármacos sofrem ciclo enterro hepático que são a circulação dos ácidos biliares, bilirrubina, drogas ou outras substâncias a partir do fígado para a bile, seguido da entrada no intestino delgado, a absorção pelo enterócito e transportado de volta para o fígado.

  1. Pensando em excreção renal, como pode ser tratado uma overdose de Aspirina, por exemplo? Explique.

A overdose de aspirina é tratada pela administração de bicarbonato de sódio para alcalinizar a urina  e pelo aumento do fluxo urinário diluindo, assim, a concentração tubular do fármaco. Ambas as manobras clínicas resultam em eliminação mais rápida do fármaco.

  1. Quais os riscos da administração de Vancomicina em pacientes com a função renal comprometida? Explique.

Na presença de doença renal grave, os níveis terapêuticos do fármaco podem persistir por 7 dias após uma dose intravenosa única, permitindo um tratamento ambulatorial conveniente quando o paciente estiver hemodinamicamente estável.

  1. Como a reabsorção dos túbulos proximais afetam a excreção renal de medicamentos

A concentração urinária do fármaco aumentada no túbulo proximal, devido a divisão passiva de moléculas de fármaco sem carga elétrica, á difusão facilitada de moléculas com carga ou sem carga e á secreção ativa de moléculas aniônicas e catiônicas do sangue para o espaço urinário. Os mecanismo secretórios não especifico para fármacos: com efeito, a substâncias de ocorrências natural, como ânions orgânicos e cátions orgânicos.    

  1. Se uma mulher em uso de contraceptivo tiver que usar Rifampicina, qual a recomendação que o farmacêutico deve dar a ela? Explique.  

O tratamento com rifampicina reduz a exposição sistêmica de contraceptivos orais, a melhor recomendação a ser feita e mudando o método contraceptivo durante o uso de rifampicina

  1. O que é tolerância farmacológica?

É a diminuição da resposta a um fármaco usado repetidamente, diminuindo ação do principio ativo no organismo

  1. Como o Hipo e Hipertireoidismo podem afetar o metabolismo de Fármacos? Explique.  O hormônio tireoidiano regula o metabolismo basal do corpo que, por sua vez. O hipertireoidismo pode aumentar a intensidade do metabolismo de alguns fármacos, enquanto o hipotireoidismo pode ter o efeito oposto

  1. Como o Variabilidade genética, idade, sexo, podem interferir no metabolismo de fármacos?

Certas populações exibem polimorfismos ou mutações em uma ou mais enzimas envolvidas no metabolismo dos fármacos, modificando a velocidade. Os recém-nascidos podem sofrer choque e colapso circulatório, resultando na palidez e na cianose que deram o nome a essa síndrome. No indivíduo idoso, observa-se uma diminuição geral de sua capacidade metabólica. Foi relatada uma diminuição na oxidação de etanol, estrogênios, benzodiazepínicos e salicilatos nas mulheres em comparação com os homens, que pode estar relacionada aos níveis de hormônios androgênicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com