TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmaceutico em analise clinicas

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIDADE: OSASCO

Ciências farmacêuticas e biossegurança

PARTICIPANTES:                                        RA:

Introdução

A formação acadêmica do profissional farmacêutico passou por várias mudanças ao longo dos anos, ampliando assim a área de atuação  abrangendo também  as análises clinicas laboratorial ou hospitalar e toxicológicas  por exemplo. Sendo de extrema importância para diagnóstico de doenças e seus devidos tratamentos...

 

Atuação do farmacêutico em análises clínicas

 O farmacêutico que atua na área de analises clinicas tem como função a realização de exames toxicológicos, laboratorial, gerenciamento de laboratórios, assessoria em analise clínicas, pesquisas e extensão, garantia e controle de qualidade de análises clinicas, magistério superior , planejamento e gestão no setor.

Os conhecimentos importantes nesta área são bioquímica básica e clínica hematológica e suas divisões como : coagulação e imuno – hematologia , microbiologia básica e clinica , conhecimentos dos líquidos biológicos e derrames cavitarios , como urina, esperma parasitologia básica e clinica , citologia e cito patologia , biologia molecular ,controle interno e externo da qualidade laboratorial, fisiologia humana, química analítica e instrumental, toxicologia ocupacional, toxicologia forense e toxicologia ambiental.

Com dados a partir do cadastro nacional de estabelecimentos em saúde do ministério da saúde, em 2007 haviam 12.00 laboratórios de análise clinicas no brasil já em 2008 5.525 laboratórios de análise clínicas tinham como proprietários um farmacêutico , porem muitos atuam sem serem proprietários.

As análises clinicas são executadas por médicos, farmacêuticos biomédicos  químicos entre outros. São supervisionados e seu trabalho é validado pelo responsável técnico do laboratório clinico. A fiscalização  do local é  feita pela agência nacional de vigilância sanitária e de seus técnicos .

O farmacêutico atuante em analise clinica analisa os fluídos biológicos humanos quanto a patologia examina os tecidos fazendo analise microscopia de cortes biológicos.

[pic 1]

No laboratório, o farmacêutico prestará orientação sobre a utilização de medicamentos e sua influência nos exames. Ácido acetilsalicílico e corticosteroides são exemplos de medicamentos que podem influenciar no resultado, dificultando a decisão do médico clínico. Exemplos deste caso são a administração de isotretinoína, utilizada no tratamento da acne, altamente teratogênico, que necessita de avaliação do hemograma, triglicerídeos, transaminases e fração beta do hormônio corio-gonadotrófico. Medicamentos como o ácido nicotínico, fibratos, estatinas, vastatinas sempre estão juntos dos exames de colesterol total, HDL, LDL, VLDL e triglicerídeos.  (Portal Pfarma).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com