TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FÓRUM ANÁLISE DE ALIMENTOS

Por:   •  29/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 5

1. Apresente e descreva as formas que o armazenamento de alimentos pode ser feito.

Verduras: As verduras em geral (alface, rúcula, couve, etc), são compostas por muita água, por isso elas têm uma facilidade para estragar muito fácil. Antes de guardá-las é importante lavar bem e escorrer a água o máximo possível para que fiquem mais “secas”. Coloque cada uma delas em um pote limpo e guarde na parte debaixo da geladeira.

Legumes: Existem diversos tipos de legume, alguns precisam ir para a geladeira, como cenoura, brócolis e pepino, outros como a batata podem ficar do lado de fora.

Frutas: A maioria das frutas devem ser guardadas em temperatura ambiente, mas algumas precisam ir para a geladeira, como mamão, caqui, uva, pois são mais delicadas. Toda fruta depois de cortada deve ir para a geladeira se não for ser consumida imediatamente, isso ajuda a preservá-las.

Carne: A carne crua pode ficar até 48h na geladeira, depois disso ela já começa a estragar. Se for comprada congelada você precisa colocá-la direto no congelador chegando em casa. Dentro do congelador ela dura alguns meses, é importante lembrar de sempre deixá-la embalada ou dentro de um pote, de preferência de vidro.

Alimentos secos: Grãos, biscoitos, farinhas entre outros alimentos que são secos, devem ser guardados em armários em temperatura ambiente, após retirados da embalagem armazene eles em potes bem fechados.

Enlatados: Enquanto estiverem fechados esse tipo de alimento pode ficar no armário, depois que são abertos é bom passar para um pote e guardar na geladeira.

2. Cite e apresente um exemplo de cada tipo de tratamento aplicados na conservação de alimentos.

Conservação pelo calor: Pasteurização; Esterilização; Tindalização; e Apertização.

Conservação pelo frio: Refrigeração; e Congelamento.

Conservação pelo controle da umidade: Secagem natural; Desidratação ou secagem artificial.

Conservação pela adição de um soluto: Adição de sal; e Adição de açúcar.

Conservação por defumação

Conservação por fermentação: Fermentação alcoólica; Fermentação acética; Fermentação láctica.

Conservação pela adição de aditivos: Nitritos e nitratos.

Conservação pelo uso da irradiação. Luzes UV; e Radiação ionizada.

3. Explique o princípio do método de branqueamento e sua finalidade nos alimentos.

O branqueamento trata-se de uma técnica de conservação de alimentos que se baseia na aplicação de calor, com o intuito de inativar enzimas. Usado para prevenir o escurecimento enzimático de frutas e hortaliças durante o armazenamento destes. Funciona como um tratamento térmico prévio, que possui o objetivo de inibir as enzimas que causam alterações na coloração. Por fazer uso do calor reduz a quantidade de microrganismos no alimento, além de reduzir gases, trazendo estabilidade durante a estocagem.

4. O que são embalagens primárias, secundárias e terciárias? Apresente exemplos e aplicações.

Embalagem primária é aquela que entra em contato direto com o produto. Logo, a embalagem primária tem o importante papel de proteger, acondicionar e preservar o conteúdo. Assim, podemos dizer que a embalagem primária são as bisnagas de pasta de dente, o papel que envolve as bolachas e até mesmo a lata que contém o refrigerante.

Embalagem secundária é o tipo de embalagem que carrega uma ou mais embalagens primárias. Podemos classificar as caixas de papelão e as embalagens em papelão ondulado como secundárias. Por isso, ela deve ser resistente o suficiente para proteger um item, e, ainda assim, fácil o suficiente para abrir, de forma que os funcionários do reabastecimento possam acessar seu produto sem danificá-lo.

Embalagem terciária é a responsáveis por carregar embalagens primárias e secundárias, como sacolas plásticas de supermercado.

5. Apresente o fluxograma e as principais reações que ocorre em um processo de fermentação láctea.

A fermentação inicia com a glicólise, quando há quebra de glicose em duas moléculas de piruvato. O piruvato recebe elétrons H+ do NADH e se transforma em ácido lático. Quando o piruvato é transformado em ácido lático ocorreu uma fermentação lática, mas quando se transforma em álcool, a fermentação é chamada de alcoólica.

6. Cite e apresente as funções e aplicações de 8 aditivos alimentícios.

ANTIOXIDANTES São substâncias que retardam o aparecimento de alterações oxidativas nos alimentos, impedindo a interação com o oxigênio.

AROMATIZANTES E FLAVORIZANTES São substâncias ou mistura de substâncias possuidoras de propriedades odoríferas ou sápidas capazes de conferir o intensificar o aroma e ou sabor dos alimentos. São classificadas ainda em: aromas naturais; aromas naturais reforçado; aromas reconstituídos, aromas imitação e aromas artificiais.

CONSERVADOR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com