TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histologia SNC

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Potenciais de Membranas:

A célula nervosa tem moléculas na membrana que são canais para transporte de íons para dentro e para fora do citoplasma. A membrana plasmática do axônio (axoplasma) bombeia Na+ para fora do axoplasma e K+ para dentro. Desse modo, temos existe uma diferença de potencial através da membrana, sendo o interior negativo em relação ao exterior. Esse potencial é o potencial de repouso.

Quando o neurônio é estimulado há uma despolarização da membrana. Os canais iônicos se abrem e ocorre um rápido influxo do Na+ extracelular, tornando o interior positivo em relação ao meio extracelular, originando o potencial de ação. O potencial de ação se propaga ao longo do axônio. Quando o potencial de membrana chega na terminação do axônio, promove a extrusão de neurotransmissores, que irão estimular ou inibir outros neurônios ou células não neuronais.

Comunicação Sináptica:

É responsável pela transmissão unidirecional dos impulsos nervosos.  A função da sinapse é transformar um sinal elétrico (impulso nervoso) do neurônio pré-sináptico em um sinal químico que atua sobre a célula pós-sináptica. A maioria das sinapses transmitem informação por meio da liberação de neurotransmissores. A sinapse se constitui por um terminal axônico (terminal pré-sináptico) que traz o sinal; uma região na superfície da outra célula, onde gera um novo sinal (região pós-sináptica); e um espaço muito delgado entre os dois terminais, a fenda pós-sináptica.

As sinapses podem ser químicas ou elétricas (são raras nos mamíferos). A sinapse química é mediada pela liberação de certas substâncias. Para ocorrer a sinapse química, primeiramente ocorre a despolarização da membrana, que abrem os canais de cálcio na região pré-sinptica, promovendo o influxo de cálcio que dispara a exocitose das vesículas sinápticas. Os neurotransmissores liberados por exocitose reagem com os receptores da membrana pós-sinápticas, provocando a despolarização da membrana pós-sináptica (isso para sinapses excitatórias, lembrando que elas podem ser inibitórias). Uma vez usados, os neutransmissores são removidos por degradação enzimática, difusão ou endocitose, por intermédio de receptores específicos.

As Células da Glia e a Atividade Neuronal:

De uma forma geral as células da glia, são vários tipos celulares presentes no SNC ao lado dos neurônios.

- Oligodendrócitos e Células de Schwann: Ambos produzem a bainha de mielina (que serve como isolante térmico para os neurônios). No SNC a bainha de mielina é formada por Oligodendrócitos e no SNP é formada por Células de Schwann.

- Astrócitos: são células de forma estrelada com múltiplos processos irradiando do corpo celular. Apresentam feixes de filamentos intermediários constituídos pela proteína fibrilar ácida da glia, que reforçam a estrutura celular. Os astrócitos lugam os neurônios aos capilares sanguíneo e à pia-máter. Além da função de sustentação os astrócitos participam do controle da composição iônica e molecular do ambiente extracelular dos neurônios. Comunicam-se uns com os outros por meio de uma junção comunicante, formando uma rede de informações, atingindo grandes distâncias do SNC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com