TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histologia que compõem o sistema nervoso central (SNC)

Por:   •  15/12/2018  •  Resenha  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O tecido nervoso encontra-se distribuído pelo organismo, mas está interligado, resultando no sistema nervoso. Forma órgãos como o encéfalo e a medula espinal, que compõem o sistema nervoso central (SNC). O tecido nervoso localizado além do sistema nervoso central é denominado sistema nervoso periférico (SNP) e é constituído por aglomerados de neurônios, os gânglios nervosos, e por feixes de prolongamentos dos neurônios, os nervos. Sobre as funções, basicamente o tecido nervoso recebe informações do meio ambiente através dos sentidos (visão, audição, olfato, gosto e tato) e do meio interno, como temperatura, estiramento e níveis de substâncias. Processa essas informações e elabora uma resposta que pode resultar em ações, como a contração muscular e a secreção de glândulas, em sensações, como dor e prazer, ou em informações cognitivas, como o pensamento, o aprendizado e a criatividade. Ele é ainda capaz de armazenar essas informações para uso posterior: é a memória.

O tecido nervoso apresenta abundância e variedade de células, mas é pobre em matriz extracelular. Os neurônios são responsáveis pela transmissão da informação através da diferença de potencial elétrico na sua membrana, enquanto as demais células, as células da neuróglia (ou glia), sustentam-nos e podem participar da atividade neuronal ou da defesa. No SNC, essas células são os astrócitos, os oligodendrócitos, as células da micróglia e as células ependimárias. No SNP, são as células-satélites e as células de Schwann. A matriz extracelular deve constituir 10 a 20% do volume do encéfalo. Não há fibras, mas há glicosaminoglicanos (ácido hialurônico, sulfato de condroitina e sulfato de heparana), que conferem uma estrutura de gel ao líquido tissular, permitindo a difusão entre capilares e células.

Neurônios

São células responsáveis pela recepção, transmissão e processamento de estímulos. Além disso, influenciam em diversas atividades do organismo e liberam neurotransmissores e outras moléculas informacionais. São formados por corpo celular ou pericário, que contem o núcleo e do qual partem os prolongamentos , em geral o volume total dos prolongamentos de um neurônio é maior que o volume do corpo celular.

Os neurônios apresentam morfologia complexa, porem quase todos apresentam esses três componentes.

  • Dendritos: São prolongamentos nervosos, especializados na função de receber os estímulos do meio ambiente, de células epiteliais sensoriais, ou de outros neurônios.
  • Corpo Celular ou Pericário: É o centro trófico da célula e também capaz de receber estímulos.
  • Axônio: Prolongamento único, especializado na condução de impulsos que transmitem informações para outras células (musculares, nervosas, glandulares)

De acordo com a morfologia, os neurônios podem ser classificados com os seguintes tipos: 

  • Neurônios multipolares: possuem mais de dois prolongamentos celulares, ou seja, presença de um axônio e vários dendritos. A maioria dos neurônios se enquadram nesse tipo, e são encontrados no encéfalo e medula espinhal.
  • Neurônios bipolares: possuem um dendrito e um axônio. Função principal: transmissão de informações que foram captadas por órgãos sensoriais como o olfato, visão e audição, ao SNC.
  • Neurônios pseudo-unipolares: esse tipo de célula possuem um corpo celular que logo divide-se em dois correspondendo ao dendrito e ao axônio. Nesse tipo de neurônio os impulsos nervosos originados nos dendritos podem ser transportados para o axônio sem a necessidade de passar pelo corpo celular.[pic 1]

Os neurônios ainda podem ser classificados quanto a sua função, Os neurônios motores, controlam órgãos efetores, tais como glândulas exócrinas e endócrinas, além de fibras musculares. Os sensoriais, recebem estímulos sensoriais do meio ambiente para o próprio organismo. E por fim, os interneurônios estabelecem conexões mais complexas com outros neurônios, formando circuitos mais enigmáticos.

Corpo Calular

O corpo celular, ou pericário é a parte do neurônio que contem o núcleo e o citoplasma envolvente do núcleo. É, principalmente, um centro trófico, mas também tem função receptora e integradora de estímulos, recebendo estímulos excitatórios ou inibitórios gerados em outras células nervosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (321.8 Kb)   docx (376.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com