TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAMUSCULAR

Por:   •  30/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO DE FARMÁCIA

ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAMUSCULAR

 Aracaju – SE

02 de Abril de 2019

ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAMUSCULAR

Trabalho apresentado como quesito parcial de aprovação á disciplina de Anatomia Humana do curso de Farmácia, ministrada pela Prof.ª

Aracaju – SE

02 de Abril de 2019

  1. ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAMUSCULAR

A administração de medicamentos por via intramuscular e de maior implicação clínica são nas regiões deltóidea, dorso glútea, ventro-glútea e face lateral da coxa. Ao ser realizada a aplicação no ventre muscular, deve-se observar os fatores gerais de variação anatômica, como por exemplo, biótipo, idade, sexo e raça, bem como nas condições locais das regiões de implicação clínica-terapêutica, como a forma, o comprimento, a largura, a espessura e a disposição das fibras musculares (SILVA; VIDAL, 2013).

  1. Região deltóidea

A região deltóide é uma das localidades envolvidas na administração de medicamentos por via intramuscular, entretanto, ela tem sido evitada como primeira opção por possuir uma maior série de complicações resultantes de punções musculares, em comparação das demais regiões.

 Silva e Vidal  (2013) destaca algumas desvantagens na aplicação nessa  localidade como o pequeno reservatório tecidual, intolerância a substancias irritáveis e possibilidades de lesões em ramos vasculares e nervosos, podendo comprometer a função motora do braço.

As estruturas anatômicas envolvidas no destacadas que são as estruturas da cintura escapular, as nervosas existentes no plexo braquial, vasos arteriais responsáveis pelos movimentos do membro torácico, a musculatura toracoapendicular e o espinoapendiculares. A inervação reside no nervo axilar, que segue sob a cobertura do músculo e se curva em torno do úmero (idem).

1.2  Região ventro-glútea

A região ventro-glútea encontra-se localizada no profundo glúteo máximo na face externa do ílio, possuindo a função de auxílio durante a locomoção, impedindo que a pelve caia no lado que não se encontra em sustentação no movimento de caminhar.

As vantagens apresentadas por Silva e Vidal (2013) é que existe uma profundidade para que o osso seja alcançado, ausência de vasos e nervos importantes, existindo assim uma impossibilidade de vasos e nervos significativos serem lesionados.

As estruturas anatômicas envolvidas na aplicação dos medicamentos são a crista ilíaca ântero-superior, a margem posterior do tubérculo ilíaco e o trocânter maior do fêmur (idem).

  1. Região dorso glútea

De acordo com Silva e Vidal (2013) essa região é bastante conhecida e utilizada pelos profissionais de saúde, que consiste em punções musculares no quadrante superior lateral do glúteo, na região dorsoglútea, composta pelo glúteo máximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com