TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDICAMENTOS, QUAISQUER ÁREAS NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Projeto de pesquisa: MEDICAMENTOS, QUAISQUER ÁREAS NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

1- Analgésicos

Medicamentos com atividade supressora ou de diminuição da dor. Causam também queda da temperatura em pacientes febris. Dividem-se em:

• Narcóticos – São os mais potentes, atuam nas dores profundas, como cólicas renais e biliares. Causam euforia e podem levar a dependência. Ex: morfina e petidina (dolantina).

• Não-narcóticos – são menos potentes, suprimem a dor superficial, como cefaléia, mialgias e artralgias. Ex: ASS, dipirona e paracetamol.

2 - Sedativos

Reduzem a atividade, moderam a excitação e acalmam o paciente. Ex: A levomepromazina ( Neozine), presta-se ao tratamento da insônia sem provocar muitos efeitos colaterais. Alguns anti-histamínicos, que tem o efeito colateral a sonolência, podem ser utilizados como sedativos, ex: Muricalm (pimetixeno xarope).

3 – Hipnóticos

Produzem torpor, facilitando a instalação e a manutenção do sono, como o sono é produzido artificialmente teremos dificuldade em acordar o paciente, são também chamados de soníferos, dependendo da dose, podem ter efeito hipnótico, sedativo ou anestésico geral, ou ainda de efeito anticonvulsivante.

Ex: fenobarbital (Gardenal), flurazepam (Dalmadorm), midazolam (Dorminid).

4 – Psicotrópicos

Capazes de atuar seletivamente sobre as células nervosas que regulam os processos psíquicos do homem, interferem com os processos mentais, por exemplo, sedando, estimulando ou alterando o humor, o pensamento e o comortamento. Os psicotrópicos dividem-se em:

• Neurolépticos (tranqüilizantes maiores): têm atividade psicotrópica intensa e são indicados em todas as formas de psicose, delírios e alucinações. Ex: haloperidol (Haldol), clorpromazina (Amplictil), flufenazina (Anatensol) e levomepromazina (Neozine).

• Ansiolíticos (tranqüilizantes menores): atuam na ansiedade e tensão dos pacientes neurológicos, sem provocar o sono quando usados em pequenas doses (facilitam o sono).Ex: clordiazepóxido (Psicosedin), diazepam(Valium), bromazepam (Lexotan), lorazepam (Lorax).

• Antidepressivos - diminuem a depressão, deve ser recomendado concomitantemente a psicoterapia. Os inibidores da monoaminoxidase (IMAO) são antidepressivos. A MAO é uma enzima que diminui a atividade das células nutrientes, resultando de sua inibição melhores condições de funcionamento cerebral. Ex: tranilcipromina (Parnate), imipramina (Trofanil) e amitriptilina (Tryptanol).

5 – Antiparkinsonianos

Drogas que agem sobre os sintomas da doença de Parkinson. Devem ser administrados às refeições ou na hora de dormir, para atenuar os efeitos colaterais, como secura na boca, nariz e olhos e a tontura. Ex: biperideno (Akineton) e levodopa com benzerazida (Prolopa).

6 – Antiepiléticos

Medicamentos que atuam na prevenção da crise epilética e o tratamento da epilepsia. Ex: difenilhidantoína ou fenitoína (Hidantal), carbamazepina (Tegretol), fenobarbital (Garenal).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com