TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDICINA BASEADA EM EVIDENCIAS E HIPERTENÇÃO ARTERIAL ESTUDOS DE FAMACOENCONIA E ANALISES ECONÔMICAS: CONCEITOS BASICOS

Por:   •  3/6/2015  •  Artigo  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE

MEDICINA BASEADA EM EVIDENCIAS E HIPERTENÇÃO ARTERIAL


ESTUDOS DE FAMACOENCONIA E ANALISES ECONÔMICAS: CONCEITOS BASICOS

AUTORES

SÃO PAULO - SP
2015

MEDICINA BASEADA EM EVIDENCIAS E HIPERTENÇÃO ARTERIAL


ESTUDOS DE FAMACOENCONIA E ANALISES ECONÔMICAS: CONCEITOS BASICOS

AUTORES

Trabalho de APS do Curso de  
Turma:   CAMPUS:                                 TURNO: NOTURNO

Professor:

SÃO PAULO - SP
2015

Resumo

Estudos da farmacoeconomia e análises econômicas: conceitos básicos

Na incessante busca para progresso na redução da morbidade e da mortalidade chegou-se a importante discussão acerca dos recursos financeiros que são despendidos. A viabilidade financeira para os tratamentos referente aos produtos e serviços de saúde é um tema de economia social. Incitando à ética dos lucros comerciais tenta-se estabelecer a relação de custos, sua viabilidade e os benefícios reais de ações em saúde.

A farmacoeconomia, como o próprio nome sugere, estuda os medicamentos e sua repercussão no que tange aos custos e qualidade do tratamento médico. Dividido em custos diretos - retirada financeira real e imediata - e custos indiretos - ganhos não realizados.

A) Análise de minimização de custo: verifica-se somente os custos.

B) Análise de custo-benefício: avaliam-se custos e consequências unicamente no aspecto monetário, analisam opções de tratamento com redução de custos;

C) Análise custo-efetividade: a mais utilizada, buscando igualar efetividade clínica e/ou custos. Nesta análise destacam-se três conceitos: 1. Eficácia; 2. Efetividade; 3. Eficiência.

D) Análise de custo-utilidade: destaca-se por levar em consideração não somente a mortalidade, como também a qualidade de vida (como dor, desconforto). Nesta evolvem-se diferentes personagens: médico, paciente e dados. Assim, faz-se uma avaliação da qualidade de vida associada à saúde, feita por meio de questionários ou escalas de percepção de estado de saúde, analisando valores quantitativos que representam escores de qualidade de vida (comumente chamados valores QOL - Quality Of Life).

Limiares de custo-efetividade ou custo-utilidade

Análise de quanto custa cada ano de vida extra ou ano de vida extra ajustado por qualidade de vida com determinado procedimento de saúde.

Aplicação

A análise econômica aplicada à saúde nada mais é do que a aplicação dos princípios da economia ao estudo dos medicamentos e às práticas de saúde, levando em conta a otimização na utilização de recursos financeiros sem prejuízo à qualidade e aos desfechos de tratamento.

Tratando se de saúde publica o custo efetividade é o mais utilizado, pois visa atingir um maior numero de pessoas com o mesmo diagnostico de determinada doença, tendo como objetivo tratar essas pessoas mesmo que seja necessário um tempo maior para obter os resultados buscados oferecendo mais tempo de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com