TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova medicina baseada em evidencias

Por:   •  27/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIA DA SAÚDE

MEDICINA

CCS 579: OFICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS I

Docente: Guilherme Valença

Discente: Raoní dos Santos Andrade

Respostas da Avaliação

  1. E
  2. C
  3. A
  4. E
  5. FVVV  C
  6. A resposta correta é FVFF, mas a mesma não existe a que mais se aproxima é a opção FVFV  B
  7. B
  8. C

  1. A) Sim. No que tange ao sexo os grupos estudados possuem valores absolutos e percentuais próximos nessa variável. No que tange a idade, os dois grupos, também, apresentaram uma proporção semelhante para as faixas de idade assumidas.

 B) Para evitar o chamado viés do observador, impedindo, assim, qualquer interferência consciente ou não nos resultados do experimento tanto pelos pacientes quanto pelo pesquisador

C) Sim. Pois todos apresentaram valores de RR diferentes de 1, contudo se for considerada a relevância estatística, apenas para a tranquilização em até 90 minutos existiu tal relevância, mostrando que o grupo Benzodiapínicos é 60% mais eficaz que o grupo Haloperidol-prometazina.

D) Viés de classificação, viés de seleção, viés do observador, Viés de memória.

E) Os riscos relativos encontrados indicam que: O grupo Benzodiapínicos é 60% mais eficaz que o grupo Haloperidol-prometazina na tranquilização em até 90 minutos; O grupo Benzodiapínicos é 10% mais eficaz que o grupo Haloperidol-prometazina na tranquilização até 180 minutos; O grupo Haloperidol-prometazina possui duas vezes mais risco de causar efeitos adversos que o grupo Benzodiapínicos. Contudo, como já foi dito na questão 9C, apenas para tranquilização em até 90 minutos existiu relevância estatística, para tranquilização em até 180 minutos e efeitos adversos não existiu tal significância.

  1. D
  2. A

  1.  A) A prevalência de hipertensão arterial é 15%

B) O valor da razão de prevalência é igual a 2. Isso significa que o risco de tabagistas terem hipertensão arterial é 2 vezes maior que os não-tabagistas. Logo o tabagismo está associado a um risco de 2 vezes maior de  hipertensão arterial.

C) Sim.

D) Não.

E) Como vantagens observa-se: Rapidez, baixo custo e menor complexidade operacional; consegue estudar variáveis permanentes; Adequado para descrever situação de saúde.

Dentre as desvantagens destacam-se: Dificuldade de separar causa e efeito; Pouco eficaz em casos que são raros; viés de memória.

  1. A) Trata-se de um estudo de Coorte

B) O valor do odds ratio encontrado indica que pacientes hipertensos possuem 5,32 vezes mais chance de desenvolver retinopatia hipertensiva do que pacientes normotensos e suspeitos de HAS.

C) Entre as vantagens pode-se citar: É o único meio de estabelecer relação temporal entre exposição e efeito, quando prospectivo; calcula incidência, risco relativo e permite o conhecimento da história natural da doença; único meio de avaliar fatores associados a doenças de evolução rápida e fatal; muito bom para avaliar exposição rara; permite avaliar múltiplos efeitos de uma exposição (estudar várias doenças); não é negado tratamento a pacientes; não expõe os pacientes deliberadamente a nenhum risco potencial; com relação à coorte prospectiva: menos chances de se sujeitar a informações incorretas; com relação à coorte retrospectiva: pode ser relativamente barato e rápido (estudos ocupacionais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com