TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De estudo para análise de relatórios financeiros

Projeto de pesquisa: De estudo para análise de relatórios financeiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A contabilidade surgiu da necessidade do homem acompanhar e controlar a evolução de seu patrimônio. Dessa forma, a contabilidade faz parte da evolução e do desenvolvimento do próprio ser humano e da sociedade.

Percebe-se que desde as épocas mais antigas os homens buscam se organizar para controlar seus pertences. Nesse sentido, praticavam atos de comércio através da troca de bens e mercadorias, onde até hoje existe a preocupação em controlar o patrimônio das pessoas e das empresas.

A origem da contabilidade está relacionada à necessidade de registros do comércio, pois à medida que o homem começava a possuir maior quantidade de seus bens e valores, precisava saber quanto isso poderia render e quais as formas para aumentar a sua situação patrimonial. Como tais informações eram cada vez mais numerosas e de difícil memorização,surgiu a necessidade dos registros, gerando os primeiros esboços para os estudos voltados para a contabilidade.

2- Da contabilidade à análise das demonstrações

A análise das demonstrações contábeis consiste em uma técnica que realiza a decomposição, comparação e interpretação dos demonstrativos financeiros da empresa.

A finalidade da análise é transformar os dados extraídos das demonstrações em informações úteis para a tomada de decisões por parte dos contadores, administradores e usuários da empresa.

3- Relatórios Contábeis

Balanço Patrimonial: é uma demonstração contábil que apresenta de forma qualitativa e quantitativa a posição patrimonial e financeira da empresa em um determinado período

de tempo

Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE: é um balanço que a empresa pode montar de acordo com um período de tempo ( trimestral, semestral, anual). Nesse balanço ela apresenta os resultados obtidos, ou seja, o lucro ou prejuízo da empresa

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL: Demonstra de forma analítica, as variações de todas as contas do Patrimônio Líquido. Todo acréscimo e diminuição do Patrimônio Líquido é evidenciado através desta demonstração, bem como da formação e utilização das reservas (inclusive aquelas não originadas por lucro)

Demonstração das origens e aplicações de recursos – DOAR: Procura evidenciar as origens de recursos que ampliam a folga financeira de curto prazo (ou o capital circulante líquido) e as aplicações de recursos que consomem essa folga.

4- Técnicas de Análise das Demonstrações Contábeis

Algumas das técnicas mais utilizadas são as seguintes:

a) Análise Vertical e Horizontal: demonstram, em percentual, o valor de cada item se comparados ao total do demonstrativo, ou a um valor específico, e sua variação no decorrer do tempo.

b) Análise Através de Índices: traduzem os demonstrativos em índices de estrutura, liquidez e rentabilidade, de maneira a entender como o patrimônio da entidade está estruturado, sua capacidade de pagamento, bem como o retorno do investimento.

c) Prazos Médios: representam a velocidade com que elementos patrimoniais de relevo se renovam durante um determinado período de tempo.

d) Método Fleuriet: reclassifica os demonstrativos em operacional e

financeiro (não operacional) e, a partir daí, analisa índices de capital de giro, tesouraria, longo prazo, os quais darão dimensão da situação operacional e financeira da entidade.

e) Alavancagem Financeira: indica o grau de lucratividade, positiva ou negativa, gerada pela utilização de capitais de terceiros.

f) Fator de Insolvência de Kanitz: modelo que permite determinar previamente, com razoável grau de segurança, o grau de insolvência, o qual tem por objetivo descobrir, nos demonstrativos das empresas, sinais de insolvência.

g) Valor Econômico Adicional (EVA): O EVA é a medida do lucro econômico de uma empresa depois de descontado o custo de todo o capital empregado. Baseado na diferença entre a taxa de retorno sobre o capital investido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com