TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia de alimentos

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 7

Microbiologia de Alimentos

Laboratório :

Quando se trabalha em um laboratório de microbiologia é importante saber que aja uma descontaminação e porque disso, pois se propicia um crescimento de bactérias em um ambiente rico em nutrientes, que é um meio de cultura, esse meio que é rico em nutrientes vai fazer com que essa bactéria se multiplique, não basta simplesmente chegar e derramar meios de cultura na pia, assim a contamina todo ambiente e, além disso, as bancadas estão sendo todas contaminadas a partir dessa grande quantidade de bactérias que estão espalhadas. Então são utilizados métodos de esterilização desinfecção e esterilização é diferente de desinfecção.

Esterilização: é a morta de 100% de microrganismo.

Desinfecção: é limpar alguma coisa física ( bancada, cadeira, mesa, vaso sanitário, cama e etc).

Então para eliminar 100% de microrganismo são utilizados métodos clássicos como agentes químicos que iram promover a morte de microrganismo ou então são utilizados equipamentos.

Um desses equipamentos é a Autoclave:

A  autoclave é uma grande panela de pressão, ela confere a bactéria, da condições para que a bactéria morra por um famoso trinômio, pois na verdade para que a bactéria sobreviva ela precisa de temperatura  e nutrientes, para matar a bactéria é preciso de temperatura elevada, um tempo de exposição elevado e além disso uma pressão interna elevada, por isso é utilizado como agente químico o álcool 70%.

O álcool 70% e mais eficiente que o álcool 99,9% ou mesmo 99,6%, pois o álcool 70% ele tem mais água que os demais e o seu pode de evaporação é reduzido, então ele fica mais tempo em contado com o tempo de exposição de determinado agente, produto químico. Na bactéria é importante que o álcool 70% fique ali por um tempo, não basta eu passar o álcool e evaporar rapidamente e algumas bactérias são mais resistentes, as bactérias mais resistentes demoram mais de 20minutos para morrerem em bancada e preciso deixar esse microrganismo ali por um tempo, além de agentes químicos, se usa a lâmpada ultravioleta que ela promove alteração e material genético que promovem ligação de timinas e ai essas timinas ligadinhas não conseguem fazer replicação e a bactéria morre.

A autoclave trabalha com um processo com um tempo especifico, uma temperatura especifica e uma pressão especifica então o tempo de exposição do microrganismo nesse equipamento e de no mínimo 15 minutos. Tem laboratórios que esse tempo é de 30 a 45 minutos, mas isso vai depender do material.  A ANVISA preconiza no mínimo 15 minutos de exposição que e ideal para eliminação de qualquer microrganismo. Agora em ambientes potencialmente contaminados ou severamente contaminados com centros cirúrgicos esse tempo de exposição pode ser aumentado de acordo com a carga microbiana que esteja presente naquele material, mas 15 minutos no laboratório microbiológico essencial não precisa mais que isso. Então nos temos 15 minutos de exposição uma temperatura elevada 121°C e ai uma pressão dentro da autoclave de uma atmosfera.

Autoclave dentro tem vapor quente, nunca se deve abrir a autoclave de frente, pois ao abrir de frente o favor pode ir direto para o seu rosto e causar uma queimadura. Sempre abrir a autoclave sempre lateral a ela, para que o favor sai para o lado oposto. Autoclave trabalha com cestas furadas para que o favor circule dentro de forma eficiente. Ela e constituída dentro por uma resistência que é responsável pelo aquecimento da água, esta água fica até uma determinada marcação no caso desta um x ficam apoiados nos cestos. Após o material esterilizado este e lavado.  Fecha a autoclave sempre fechando as travas em cruz para que elas se tornem hermeticamente fechadas.  Após fechado verificar se a água esta no nível certo e assim liga a autoclave que é nada mais ligar a resistência ai esta resistência vai começar a aquecer a água, no caso dessa autoclave ela tem um nanômetro que é a onde conseguira aferir a sua pressão, a temperatura e ela tem uma válvula de escape. Então se sabe e a física diz isso, que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, então para que tudo seja lavado e devidamente esterilizado e preciso que o ar frio saia de dentro da autoclave. Porque se fechar a autoclave e fecho a válvula dentro fica o ar frio e se o ar frio não sair se cria bolsas de ar frio lá dentro que nessa balsa que se estiver, por exemplo, um meio de cultura ele não vai atingir o nível de temperatura ideal que é de 121°C, então e preciso inicialmente que esta válvula de escape esteja aberta e quando ela esta aberta se promove a ação de vapores lá dentro até que sai de forma continua o vapor, após esse vapor sair a seguir se facha a válvula, pois após esse vapor sair significa que lá dentro não consta mais ar frio e sim só ar quente, então esse quente lá dentro começa como se fosse à panela de pressão, então quando não saída de vapor isso gera uma pressão e essa pressão começa a ser marcado pelo nanômetro que vai começar a subir até atingir 121°C com uma atmosfera, esse processo demoram em media 15 minutos. A partir do momento que atingiu a temperatura ideal, a pressão ideal se começa a contar o tempo de exposição porque a bactéria só morre quando o tempo de exposição atingir a sua temperatura ideal que neste caso é 121°C.  Atingiu 121°C com uma atmosfera se conta 15 minutos, após esses 15 minutos pode desligar a autoclave. Não abrir após desligar, pois a pressão é muito alta, se deve esperar essa pressão baixar, assim quando se chegar à zero ainda não pode abrir, terá que abrir a válvula e espera que toda pressão saia lá de dentro, após essa pressão sair toda lá de dentro ai sim pode abrir a autoclave.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com