TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia dos alimentos

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
DEPARTAMENTO DE
TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS[pic 1][pic 2]

DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA ALIMENTAR

             PROFESSORA:  LEADIR LUCY MARTINS FRIES

Relatório da aula prática:

CONTAGEM DE BOLORES E LEVEDURAS

Diulia Dias

Letícia Cauzzo

Patrícia Rodrigues

Patrícia de Jesus

Santa Maria 02 de setembro de 2015


  1. INTRODUÇÃO:

As frutas são fontes de vitaminas e minerais e carboidratos, sendo fundamental para a nutrição do ser humano. Entretanto são consideradas produtos perecíveis, pois apresentam alta atividade metabólica que leva a rápida deterioração (VILAS BOAS, 2000).

A Geleia é preparada com frutas e/ou sucos ou extratos aquosos das frutas, podendo apresentar frutas inteiras, partes e/ou pedaços de variadas formas. Os ingredientes devem ser misturados com açúcares, com ou sem adição de água, pectina, ácidos e outros ingredientes até atingir consistência semissólida adequada (Brasil, 1978).

Este método é utilizado para a conservação das frutas pela adição de açúcar, no qual ocorre pela concentração das frutas que resulta na diminuição da atividade de água para o desenvolvimento de microrganismos, aumentando a estabilidade do alimento. O açúcar quando aliado ao aquecimento, é um bom agente de conservação dos produtos alimentícios (GAVA,1985).

Esse irá aumentar a pressão osmótica do meio, criando assim condições desfavoráveis para o crescimento e reprodução da maioria das espécies de bactérias, leveduras e mofos, levando a uma diminuição no valor da atividade aquosa. Porém existem alguns microrganismos que conseguem viver mesmo com baixo teor de umidade (1).


  1. MATERIAIS E MÉTODOS.

  1. Diluições:

Para realizar as diluições utilizamos 25g de amostra de geleia de morango dissolvidas em 225 mL de diluente. Partindo dessa solução inicial (10−1) iniciamos a diluição pipetando 1 mL da amostra diluída para o tubo de ensaio número dois (10−2) onde esse volume será diluído juntamente com 9 mL de água. E por último pipetamos novamente 1 mL, agora do tubo dois, para um terceiro tubo de ensaio (10−3).

2.2. Técnica:

Esta técnica foi realizada conforme previsto no poligrafo escrito pela professora Leadir L.M Fries para as aulas práticas de microbiologia alimentar. 


  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES:

Após a encubação das placas de Petri a uma temperatura de 24 a 26°C por 5 a 7 dias pode-se avaliar o crescimento dos microrganismos.

Na segunda placa de diluição 10−2 obteve-se o crescimento de apenas duas colônias que não favorecia a contagem pois deve-se utilizar placas com no mínimo 15 e no máximo 150 colônias. Na placa de diluição 10−3 não se teve crescimento de colônias, por isso utilizamos a placa de 10−1 diluição para a contagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (54.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com