TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia materia prima

Por:   •  5/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

        

        

CCS- Centro de ciências da saúde

Curso: Farmácia

Aluna: Emanoela Cardoso Balica Feitosa

Matricula: 1211723/0

Disciplina: Estágio em Manipulação

Professor (a): Andrea Maria

Fortaleza-CE

Setembro de 2015

  1. NOME da matéria prima escolhida: HIDROQUINONA
  2. SINÔNIMO: benzeno-1,4-diol, 1-4 dihidroxibenzeno ou ainda quinol
  3. PROPRIEDADES FÍSICAS
  1. Descrição:

Hidroquinona é um composto 1,4-benzenodiol, pertencendo aos Difenóis (substâncias com capacidade redutora) e classificada como um agente despigmentante da pele. Utilizada topicamente no tratamento de hiperpigmentação cutânea. Age atuando como um substrato da tirosinase, competindo com a tirosina e inibindo a formação de melanina. É um dos despigmentantes mais utilizados na terapêutica dermatológica veiculada como monodroga ou em associação com outros ativos (como ácido retinóico, ácido glicólico, corticóides, etc) nas mais diversas formas farmacêuticas de uso tópico tais como loções, cremes e géis. É um pó cristalino branco ou incolor, inodora, de sabor adocicado e que escurece quando exposta ao ar e a luz.

  1. Solubilidade:

São solúveis em água, álcool, éter, clorofórmio e glicerina.

  1. Densidade/Ponto de fusão/Ponto de ebulição/Ponto de inflamação:

Sua densidade é de 1,33g/ml, seu ponto de fusão é entre 170-171 °C, seu ponto de ebulição é 285 °C e ponto de fulgor é 165 °C.

  1. Incompatibilidades:

Apresenta incompatibilidades com ácido fítico, ácido kójico, antipollon, agentes oxidantes, emulsões não iônicas, álcalis e sais férricos, em concentrações maiores do que 3% deverão ser usadas emulsões iônicas para sua formulação. Incompatível também com pH alcalinos (acima de 7,0), Arbutin, Benzofenona 3, peróxido de benzoila , VCPMG, entre outras substâncias. Utilizam-se como antioxidantes 0,5% de vitamina C e 0,05% de vitamina E; 0,1% de metabissulfito (conserva em temperatura ambiente) ou 0,4% de ditionito de sódio.

  1. Fórmula molecular:

C6H6O2

  1. Peso molecular:

110,11g/mol.

  1. Condição de Armazenamento:

Escurece quando exposta ao ar e a luz, deve ser armazenado em vidros âmbar.

  1. USOS TERAPÊUTICOS (FUNÇÃO)

É administrada por via tópica, devendo ser passado nas manchas uma fina camada do produto conforme orientação médica. Seu mecanismo de ação é interferir principalmente na produção de melanina nova, inibindo a atividade da tirosinase. Em segundo lugar, mais lentamente, a hidroquinona provoca mudanças estruturais nas membranas das organelas dos melanócitos, acelerando a degradação dos melanossomas. O seu tratamento não deve ultrapassar três meses. As formulações podem ser associadas a outros fármacos para potencialização de resultados. Podem também ser usada em diferentes concentrações de acordo com a necessidade do paciente, as mais realizadas usam de 2 a 10% em cremes, pomadas, loções cremosas e alcoólicas com ação diesmelanizante, podendo ser associada com ácido retinóico a 0,05% ou o ácido glicólico entre 4 – 6%.

  1. EFEITOS SECUNDÁRIOS (REAÇÃO ADVERSA)

Pode causar reações, como eritema, sensação leve de queimação e hipersensibilidade ocasional, como dermatite de contato localizada. Outras reações menos frequentes, como ocronose exógena e manchas marrons reversíveis nas unhas, também estão relacionadas ao uso de Hidroquinona. No caso da ocronose exógena, esta relaciona-se ao uso desse fármaco por períodos prolongados, principalmente em indivíduos de pele parda. Não foram relatadas reações adversas sistêmicas advindas do uso deste fármaco na forma tópica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com